O estado ficou atrás apenas do Espírito Santo, que lidera o país com pontuação de -0,2. Foto: captada
O Acre conquistou a segunda posição no ranking nacional de Equilíbrio de Gênero no Emprego Público Estadual 2025, ficando atrás apenas do Espírito Santo. O estudo, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avaliou a presença feminina em cargos da administração pública estadual – excluindo saúde e educação – em comparação com o cenário ideal de paridade.
Com pontuação de -1,0 em uma escala que varia de -100 a 100, o estado demonstra estar muito próximo do equilíbrio entre homens e mulheres no serviço público. A metodologia do indicador considera que quanto mais próxima de zero for a pontuação, maior é o equilíbrio de gênero, com valores negativos indicando desvantagem para mulheres e positivos para homens.
O levantamento integra o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, produzido com base em dados do IBGE, e revela o avanço do Acre na promoção da igualdade de gênero no setor público
O Ranking de Competitividade dos Estados é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) anualmente para analisar a capacidade competitiva dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, considerando os seguintes indicadores, divididos em 10 pilares temáticos, citados por ordem de maior peso: Segurança Pública; Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Sustentabilidade Ambiental; Capital Humano e Potencial de Mercado e Inovação.
O objetivo é desenvolver a competitividade entre os estados a fim de incentivar melhorias nos serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social.