Acre e Rondônia alinham agenda conjunta para o fortalecimento de parceria econômica

Os estados do Acre e de Rondônia vão compartilhar informações de forma colaborativa para fortalecer parceria econômica com interesses na exportação e importação de produtos do Peru. Essa foi a pauta principal da agenda entre o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do governo do Acre, Assurbanípal Mesquita, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), Avenilson Trindade, e a coordenadora de atração de investimentos do Invest Rondônia, Kivia Vilarim. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 8, em Porto Velho.

Agenda de planejamento foi realizada no Centro Administrativo de Rondônia, em Porto Velho. Foto: Jairo Carioca/Seict

Mesquita destacou a importância da união entre os estados como estratégia de fortalecimento do corredor interoceânico e do comércio exterior. Lembrou a agenda com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em Rio Branco, afirmando que, para alcançar resultados positivos diante dos desafios apresentados pelo governo federal, são necessários esforços conjuntos, com ações multissetoriais.

“Além da pauta do comércio exterior, que segue bastante avançada, existem temas como a zona de desenvolvimento sustentável e a implantação de voos regionais, que interferem no desenvolvimento das duas unidades federativas. A proposta é de avançarmos nas estratégias prioritárias para colaborar com o planejamento e dinamização dos esforços de articulação nacional e regional”, analisou Mesquita.

O titular da Seict reforçou a inserção, nessa força-tarefa, de representantes da região de Madre de Dios (pelo Peru) e das províncias de Pando e Beni (pela Bolívia), com quem têm sido realizadas, nos últimos anos, diversas reuniões de intenções e protocolos para reforçar parcerias econômicas bilaterais. O Estado de Rondônia encerra nesta quinta-feira, 9, o Encontro de Negócios Peru-Brasil, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e Turismo do governo peruano, por meio da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo, a Promperu.

“Precisamos estimular a cooperação dos países vizinhos, Há que se dizer que não se trata somente do planejamento de obras estruturantes; nessas regiões vivem pessoas, temos nossa Amazônia. A bandeira de sustentabilidade deve nortear essa agenda trinacional”, destacou Mesquita.

Estados devem assinar um protocolo conjunto e criar um grupo de trabalho para organizar cronograma de ações. Foto: Jairo Carioca/Seict

O secretário adjunto Avenilson Trindade lembrou que a parceria entre Acre e Rondônia tem se intensificado para viabilizar o comércio exterior para as empresas e a economia. Para ele, o investimento do Porto de Chancay, previsto para inaugurar sua primeira etapa em novembro, apresenta grandes desafios aos estados. “Nossas empresas precisam estar preparadas para utilizar essa rota, fazer com que sejam gerados benefícios econômicos, mais emprego e renda para as populações de Rondônia e Acre”.

Agenda de trabalho

Com apoio dos governadores do Acre, Gladson Cameli, e de Rondônia, Marcos Rocha, as secretarias pretendem inserir as propostas de investimentos e projetos no PPA. “Quando sonhamos juntos, planejamos para poder executar juntos. Os recursos necessários para esse salto econômico precisam estar garantidos nos orçamentos. Isso vai gerar resultados conjuntos”, acrescentou Trindade.

A assinatura de um protocolo conjunto e a criação de um grupo de trabalho com técnicos dos dois estados ficaram previstas para a primeira semana do mês de junho. Durante o encontro, também foram formalizados mútuos convites para a participação dos estados na Rondônia Rural Show e na Expoacre 2024.

Fonte: Governo AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta