Acisa repudia multa aplicada a empresário ruralista no Acre


O presidente da Associação Comercial do Acre, Celestino Bento, repudiou veementemente a decisão do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) em penalizar o empresário e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, aplicando multa no valor de R$ 1 mil. A justificativa do órgão, foi que o plantio de 200 hectares de soja não possuía o licenciamento exigido pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente do Acre.

“Estando a frente da Acisa, sempre que tenho oportunidade, reforço o pedido para que órgãos ambientais e os demais, façam  primeiramente a fiscalização de maneira educativa, em caráter de orientação. O alerta serve para que o empresário ou agricultor se adeque, regularizando sua situação. Caso providências não sejam tomadas, aí sim, cabe multa”, disse o presidente.

De acordo com a legislação, a resolução de 2008 obriga o produtor a elaborar um projeto e pedir uma licença ambiental para o plantio de grãos (soja, milho,arroz) em áreas acima de 30 hectares no Estado. Veronez se posicionou dizendo que sua plantação não oferece risco ambiental, e que não sabia que a resolução ainda estava vigente no Estado, pois não se ouvia mais falar sobre o assunto.

O presidente da Acisa falou ainda que esta é uma das razões que desmotiva o empresário a realizar determinados investimentos no nosso estado. “Nossa região precisa de investimentos nessa área. O mundo inteiro pede socorro, enquanto nós temos grande riqueza natural. Esse tipo atitude, ao invés de incentivar, acaba reprimindo os poucos que ainda pretendem investir nesta área”, finalizou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima