Cotidiano

Acidentes de trânsito crescem 8% em Rio Branco no 1º quadrimestre em comparação a 2024; mortes já somam 11 casos

Em todo o estado, casos fatais já são 20% do registrado nos 12 meses de 2024. Enlutadas por perdas devido à imprudência, famílias ressaltam a dor causada por mortes no trânsito

O número equivale a 25,5% do total registrado em todo o ano de 2024, ainda segundo o Detran, que foi de 43 vítimas. Foto: internet 

O número de acidentes de trânsito nos primeiros quatro meses deste ano foi quase 8% maior em comparação com o mesmo período do ano passado em Rio Branco, segundo dados da Superintendência Municipal de Trânsito de Rio Branco (RBTrans).

Enquanto em 2024 foram contabilizados 1.284 casos no período entre janeiro em abril, neste ano o total chegou a 1.354. De acordo com o órgão, o aumento no desrespeito às sinalizações tem sido a principal causa de colisões e demais ocorrências.

Além da pressa, o uso de celular também é um dos fatores que agravam os números.

Casos fatais

Segundo dados mensais publicados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), no primeiro quadrimestre do ano as ocorrências de trânsito tiveram 11 vítimas fatais em Rio Branco.

O número equivale a 25,5% do total registrado em todo o ano de 2024, ainda segundo o Detran, que foi de 43 vítimas.

Em todo o Acre, o ano passado finalizou com 120 mortes no trânsito, segundo o mesmo levantamento. Este ano, em quatro meses, já foram 24 casos fatais – 20% do total do ano anterior.

Com a chegada de mais uma edição da campanha Maio Amarelo, de conscientização no trânsito, as instituições ressaltam a necessidade de prudência e respeito às normas de trânsito.

“Infelizmente, as pessoas transformaram o celular em um componente essencial para a vida. E até aí tudo bem. Mas durante a condução, não mudando de condução, não é viável o uso do aparelho celular, porque isso tira a atenção e pode gerar fatalidades, inclusive”, alertou o educador de trânsito da RBTrans Thiago Silva.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre