Ação de limpeza pós-alagação é intensificada em bairros de Brasiléia

A prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Transporte, continua o trabalho de limpeza dos bairros que foram atingidos pela enchente histórica do rio Acre na fronteira da amizade. A ação é intensificada no centro histórico e localidades. Esta semana, a prioridade está sendo dada aos bairros em torno do centro.

As equipes da secretaria municipal de obras intensificam as ações nos bairros do município que, devido à proximidade com o rio Acre foram os mais afetados pela alagação, cuja cota máxima de 15,45 metros foi registrada na maior enchente na cidade de Brasiléia em fevereiro de 2015.

Além do bairro Centro, se junta o Eldorado, Leonardo Barbosa, 28 de Maio, Raimundo Chaar, Samaúma, Marcus Galvão, Zé Braúna, Santa Rosa, São João e na Baixada do Bairro Três Botequins, que foram bastante afetados, e que estão passando por uma intervenção de limpeza, através da Secretaria Municipal de Obras para que as famílias possam voltar o mais rápido possível a normalidade.

Além da limpeza nesses bairros que vem acontecendo a mais de 41 dias, a prefeitura de Brasiléia realiza o programação da manutenção viária, que é feita através da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, garantindo assim o acesso dos moradores e o tráfego de ônibus escolar e veículos nas principais ruas do município, nesta semana engenheiros da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, realizaram vistorias nas praças e ruas da cidade que foram atingidas pela enchente ocorrida em fevereiro passado.

A visita dos engenheiros, acontece após os senadores Jorge Viana e Gladson Cameli entre outros parlamentares se mostrarem preocupados com os munícipes da fronteira. Os políticos também disponibilizaram suas equipes (gabinetes), para ajudar na reforma e restauração principalmente, do centro da cidade.

Além da ação de limpeza, onde já foram tirados mais de 40 toneladas de entulhos após alagação de Brasiléia, desencadeada em parceria com os empenhos dos deputados federais e senadores acrianos, principalmente atenção do governo federal, onde já foram disponibilizados R$1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil), após a visita do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e R$ 701 mil disponibilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC, no âmbito do Ministério da Integração Nacional, que é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional.

Prefeito Everaldo Gomes disponibilizou mais de 80 trabalhadores nas ações pós-alagação, onde a Secretaria de Obras continua com equipes trabalhando dentro do cronograma, que iniciou no começo de março e tem como um dos principais focos, além da limpeza, o combate à dengue e a febre chikungunya.

Brasiléia teve cerca de 70% de suas praças e ruas destruídas e o cidades vem tentando reestruturar paulatinamente dentro do orçamento disponibilizado.

Segundo foi dito, o organograma de reformas e conclusão de projetos que estão em pauta, dependem da chegada do verão nos próximos dias. “Estamos trabalhando dentro do nosso limite, pois estamos com pouco recursos em caixa. O que foi disponibilizado teremos que aplicar devidamente para possamos reestruturar nossa cidade”, disse o prefeito na presença dos engenheiros da Amac.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima