fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Academia Acreana de Letras (AAL) empossa novos imortais neste fim de semana

Publicado

em

A cerimônia de posse dos novos imortais que foram eleitos pela Academia Acreana de Letras (AAL) em 2022 ocorrerá neste sábado, 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura Brasileira, às 18 horas, no Theatro da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Os 10 novos imortais são:

Adelino Cézar F. Oliveira (Cadeira 37) – Jornalista e escritor

Geórgia Pereira Lima (Cadeira 36) – Professora e escritora

José Barbosa de Morais (Cadeira 40) – Advogado e escritor

Kelen Gleysse Maia Andrade (Cadeira 16) – Historiadora e escritora

Lucicléia Barreto Queiroz (Cadeira 08) – Professora e escritora

Milton Menezes Júnior (Cadeira 09) – Poeta

Manoel Coracy Saboia Dias (Cadeira 14) – Professor e escritor

Pedro Ranzi (Cadeira 21) -Jurista e escritor

Rubicleis Gomes da Silva (Cadeira 05) – Economista e pesquisador

Ueliton Santana dos Santos (Cadeira 28) – Doutor em Arte Contemporânea

A instituição, que completará no dia 17 de novembro 85 anos de existência, é a mais antiga entidade cultural do estado, cuja prioridade sempre foi resguardar a cultura do povo acreano como também a principal defensora da manutenção dos traços regionais como a linguagem e a identidade do povo acreano.

Segundo a professora Luísa Galvão Lessa Karlberg, presidente da AAL, o sodalício acreano é composto pelas mentes mais brilhantes da cultura local, tanto nas artes como nas letras.

“O sodalício da AAL dá as boas-vindas ao grupo de intelectuais que chegam para enriquecer, sempre mais, a consagrada instituição literária, criada para bem servir as Letras, expressando a multiplicidades de vozes e linguagens. Importante, para nós, é que desse diversificado colegiado tenhamos produções literárias que deem voz ao Estado do Acre, a exemplo de outras unidades da Federação. O culto ao idioma pátrio é dever de todos, porque escrever é doar ao mundo aquilo que existe dentro do nosso mundo”, disse Luísa Galvão, doutora em Letras e em Lexicografia e a primeira mulher a presidir a entidade nos seus 85 anos de existência.

Sobre a Academia Acreana de Letras (AAL)

Fundada em 17 de novembro de 1937, filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil, entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 117 de 19 de setembro de 1967, registrada no Conselho Nacional do Serviço Social sob o nº 30854/30, nasceu no Palácio Rio Branco, em 17 de novembro de 1937, por Amanajós de Araújo e um grupo de intelectuais da época.

Composta por 40 cadeiras de membros efetivos, a AAL tem o mesmo modelo da Academia Brasileira de Letras (ABL) que consequentemente segue o trilho da Academia Francesa de Letras. A única diferença é que, a Academia Francesa de Letras aceita membros de outros países enquanto a ABL e a AAL só aceitam escritores brasileiros. Durante estes 85 anos a instituição teve 6 presidentes:

1 – Amanajós de Alcântara Vilhena de Araújo – 1937 -1938;

2 – Paulo de Menezes Bentes – 1938 -1967;

3 – Omar Sabino de Paula – 1967 – 1988;

4 – Mauro D’ Ávila Modesto – 1988 – 1996;

5 – Clodomir Monteiro da Silva – 1996 – 2015;

6 – Luísa Galvão Lessa Karlberg – 2015-2022

Comentários

Acre

Fernanda Hassem mobiliza equipe para ações de auxílio às comunidades rurais isoladas após enxurrada

Publicado

em

A Prefeita Fernanda Hassem convocou uma reunião urgente com sua equipe do Comitê de Crise, com o objetivo foi planejar e executar ações imediatas para intervir nas comunidades isoladas pela enchente na zona rural da cidade.

A preocupação aumentou diante do cenário de chuvas diárias, que vêm causando danos em pontes e ramais, deixando 06 comunidades em estado de isolamento.

Fernanda Hassem destacou a preocupação com a necessidade de uma logística maior para atender a zona rural e a cidade. “Nunca na história de Brasiléia aconteceu dificuldades tão grandes na zona rural de Brasiléia, com seis comunidades isoladas e pontes que caíram. Precisamos mobilizar uma logística gigantesca para atender zona rural e a cidade e só com o corpo efetivo da prefeitura não conseguimos”, destacou.

Comunidades atingidas na zona Rural

Km 59, aproximadamente 300 famílias atingidas, 04 pontes caídas, comunidade totalmente isolada.

Comunidade Aurora, Km 75, cerca de 50 famílias atingidas, 07 pontes caídas, comunidade parcialmente isolada.

Ramal do km 84, Arraial dos Burros, em torno de 20 famílias atingidas, 01 ponte de principal acesso, caída, parcialmente isolada.

Ramal do Picadão, Km 69, média de 30 famílias atingidas, 01 ponte caída e 05 linhas de bueiros danificadas, parcialmente isolada.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (24) chuvoso no Norte

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 15ºC e 41ºC

O sábado (24) começa com muitas nuvens em todo Norte. Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas são esperadas no Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Tocantins, sul e sudeste amazonense, atingindo cidades como Bragança (PA), Tartarugalzinho (AP), Cerejeiras (RO), Epitaciolândia (AC), Gurupi (TO) e Humaitá (AM). Possibilidade de chuva no sul de Roraima e demais regiões do Amazonas.

Durante a tarde e à noite, a previsão continua a mesma em todo o Norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas fortes e ventos intensos em toda Rondônia, Acre, Tocantins, Nordeste, sudeste e sudoeste paraense, Marajó, Baixo Amazonas, metropolitana de Belém, norte e sul do Amapá, sul, centro e sudoeste amazonense, atingindo cidades como Vilhena (RO), Tarauacá (AC), Dianópolis (TO), Marabá (PA), Macapá (AP) e Boca do Acre (AM).

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, no município de Uiramutã, em Roraima, e a máxima prevista é de 41ºC, na cidade de Barcelos, no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia recebe nova Pá Carregadeira que irá beneficiar infraestrutura do município

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu nesta sexta-feira, 23, a Deputada Federal Antônia Lúcia na sede da Secretaria de Obras para a entrega de uma Pá Carregadeira.

A máquina no valor de R$ 576 mil é fruto de emenda da parlamentar que é uma grande parceira da gestão. E na ocasião garantiu mais emendas para o município como, a emenda especial para aquisição de um caminhão coletor, motocicletas para associações rurais e um ônibus para a assistência social.

Participaram da solenidade a Secretária de Obras Hiamar Pinheiro, o vereador Nego, secretários municipais e equipe da obras e autoridades eclesiásticas representadas pelo Pastor Lázaro Humberto Lemes.

Para o prefeito Sérgio Lopes, a pá carregadeira vai ajudar não somente na renovação da frota de máquinas pesadas, mas também irá auxiliar na manutenção e reparo de ramais do município.

“Com essa nova aquisição, a gestão municipal pretende reforçar as manutenções periódicas de ramais dentre outros serviços na zona urbana, favorecendo ainda mais o deslocamento da população, e em contrapartida atender as demandas de escoamento da produção dos produtores rurais do município, em nome da população quero agradecer a Deputada Federal Antônia Lúcia que é uma grande parceira de Epitaciolândia e tem nos ajudado muito com destinação de emendas. ”

Em sua fala a Deputada Federal Antônia Lúcia parabenizou o prefeito pelo serviço que vem prestando para toda população, e, reafirmou o seu compromisso de continuar destinando emendas para melhorar a infraestrutura do município.

“Estou muito feliz em poder estar aqui hoje entregando essa máquina, é sempre bom ver os frutos do nosso trabalho, essa máquina sem dúvida vai ajudar muito a toda a população, quero reafirmar o meu compromisso de continuar usando o mandado a que me foi dado pelo povo para trazer benfeitorias como essa para Epitaciolândia. ” Disse a Deputada.

A Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos Hiamar de Paiva Pinheiro agradeceu a todos em especial ao prefeito Sérgio Lopes por buscar recursos junto as bancadas federais para a compra dessa máquina.

“É motivo de gratidão, nosso município tem muito trabalho a ser feito e novos equipamentos como esse vai no ajudar a melhorar a infraestrutura tanto na zona urbana quanto na zona rural. ” Destacou

Já o vereador Nego aproveito para agradecer a Deputada e pedir que a parlamentar destine mais emendas para a compra de caçambas e um caminhão coletor de lixo para resolver de vez a questão da limpeza das ruas.

 

 

 

Comentários

Continue lendo






Em alta