As consultas do 4° lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) 2022 deverão ser disponibilizadas no dia 24 de agosto. Apenas em 2022, a Receita Federal recebeu mais de 36,3 milhões de declarações, mais de 2 milhões a mais do que o esperado.
Contribuintes que enviam as suas declarações ficam na expectativa de ter algum valor a ser restituído. Porém, eles só são liberados para verificar se serão contemplados em algum lote de restituição uma semana antes da data de pagamento.
Agora, só faltam os pagamentos de dois lotes da restituição do IR. Veja as datas definidas:
O contribuinte que pretende consultar a restituição do IR deverá acessar o site Meu Imposto de Renda, ir até a lista de serviços e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Para fazer a consulta de forma simples, basta acessar este site e informar os dados solicitados.
Para as pessoas que preferem ter acesso a informações mais detalhadas, é necessário acessar o portal e-Cac. Nele é possível saber o status da declaração, descobrir se restou alguma pendência ou divergência e se a sua declaração ficou retida. Caso tenha alguma pendência, você poderá fazer a correção diretamente no portal.
Se o status da sua declaração aparecer com a mensagem “Em fila para restituição”, você só precisará aguardar os próximos lotes para saber quando irá receber.
Receberão a restituição os contribuintes que pagaram mais impostos do que deveriam no ano de 2021.
Terão prioridade: