Após Bocalom, Henrique Afonso busca diálogo com PSB e Rede

A “união “ entre os dois pegou todo mundo de surpresa

Da redação, com Fábio Pontes

Em busca de viabilizar um palanque para 2014, o deputado federal Henrique Afonso (PV) iniciou na semana passada uma rodada de conversas com partidos e líderes dos mais diversos segmentos da política acreana. O fator surpresa foi o diálogo com o candidato derrotado à prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom (DEM), adversário de Henrique até semanas atrás.

A “união “ entre os dois pegou de surpresa tanto setores da oposição quanto da base de sustentação do governo. A “parceria” é vista como uma questão de sobrevivência por os dois serem hoje os candidatos ao Palácio Rio Branco menos competitivos. Ambos estão com bases enfraquecidas e sem muito apoio na capital e interior.

De acordo com informações, um dos principais articuladores entre Bocalom e o deputado é o senador Sérgio Petecao (PSD). O parlamentar tenta de todas as formas vitaminar a candidatura de Bocalom após seu grupo ficar isolado com o “blocão” de partidos em torno de Márcio Bittar (PSDB).

Como principal aliado Bocalom tem o PSD e o PSC de Antônia Lúcia. As duas legendas, porém, são insuficientes para tornar a candidatura competitiva. Nos bastidores há a informação de composição de chapa para a disputa do governo e do Senado.

Depois da conversa com parte da oposição, Henrique Afonso buscará reunião com dirigentes do PSB e PCdoB. O deputado tem interesse maior pelo PSB por vê-lo como o mais fácil por conta da  candidatura presidenciável de Eduardo Campos ou Marina Silva.

O parlamentar se articula para oferecer aos pesebistas  palanque único em 2014 já que a Frente Popular estará voltada para Dilma Rousseff.  A Rede Sustentabilidade também está entre os alvos de Henrique Afonso para apoiá-lo na disputa ao governo do Estado.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima