Em comemoração ao dia do geógrafo a coordenação do Curso de Geografia da Universidade Federal do Acre, realizará nos dias 29 e 30 de maio o I Encontro Acreano de Geografia-I EAGEO. O mesmo versará sobre o tema Os desafios para a formação e exercício profissional da Geografia na atualidade.
O I EAGEO se propõe a ser um espaço de debate e reflexão sobre a ação do profissional de geografia (licenciados e bacharéis), destacando os seus compromissos sociais e políticos na sociedade em que está inserido.
Nos dias 29 e 30 teremos: palestras, mesas redondas e lançamentos de livros, vejamos a programação:
No dia 29/05 às 09 horas: Palestra – Desafios atuais ao exercício da Geografia na atualidade.
11 horas – Lançamento dos livros:
“Acreanidade: Invenção e Reinvenção da Identidade Acreana”, autoria Maria de Jesus Morais (https://issuu.com/edufac/docs/acreanidade).
A publicação na forma de livro da Tese da Professora Maria de Jesus ocorre em momento mais que oportuno. No intervalo entre 2008 (ano de conclusão da referida Tese) e 2017, a propaganda do Acre como “modelo de desenvolvimento sustentável” foi largamente intensificada. Não por mero acaso, mas sim porque exatamente nesse período marcado por mais uma crise cíclica do capitalismo, acelerou-se monumentalmente o processo de mercantilização e financeirização da natureza. As adaptações promovidas no capitalismo no sentido de “esverdeá-lo” demandaram e demandam, para além do uso recorrente da força, formas consensuais de legitimação.
“Seringueiros e Sindicatos: Um Povo de Floresta em Busca de Liberdade”, autoria Elder Andrade de Paula. (https://drive.google.com/file/d/0B6Mwwo5mr7YbekJWYU9NOGljQVk/view).
O livro ora lançado foi escrito sob o impacto do assassinato de Chico Mendes. O mesmo nos proporciona um importante debate sobre o sentido da luta dos seringueiros no Acre, no momento que esta acontecia, como a luta pela permanência nas estradas de seringas e como seringueiros. Revela também o Chico Mendes sindicalista e não o ambientalista que o governo da frente popular no Acre tenta transformá-lo. Apresenta-o no contexto da luta, como liderança dos seringueiros, líder sindical e militante partidário.
Local: Anfiteatro Garibaldi Brasil
14 ás 17:30 horas, no Auditório Tadeu Mello – Centro de Convenções
Mesa redonda: Os campos de atuação do profissional de Geografia e mercado de trabalho na atualidade
Dia 30/05, das 08:00 às 11:30 horas
Mesa redonda: Experiência e possibilidades de Pesquisas Geográficas na Amazônia.
14:00 as 16:00 horas
Mesa redonda: A organização profissional e atuação política e social do profissional da Geografia na atualidade
16:30 a 17:30 – Espaço APROGEO.