fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Violência estão tomando conta das escolas no Estado do Acre

Publicado

em

Violência nas escolas estão sendo registradas de várias formas - Foto: Alexandre Lima

Violência nas escolas estão sendo registradas de várias formas – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Casos de violência gratuita entre alunos da rede pública do Acre estão se tornando comum em todo o Estado. Professores estão praticamente reféns de jovens que não tem qualquer respeito por pessoas que estão ali para lhe oferecer conhecimento.

Muitos desses jovens estão com a própria estrutura familiar destruída, levando seus problemas para dentro da sala de aula. Brigas, ofensas, ‘bullying, ameaças e até mesmo casos de consumo de drogas e portes de armas e outros tipos de objetos, estão sendo registrados com frequência.

Essa violência crescente não é mais um privilégio (se é que que se pode chamar assim) de escolas de grande centros urbanos, pois, chegou ao interior do Estado e zona rural. Em Brasiléia e Epitaciolândia já foram registrados e divulgados em rede sociais, vídeos de brigas e agressões entre os estudantes.

Casos de jovens que marcam por páginas de relacionamentos, local e hora para brigarem dentro ou fora das escolas. Estudantes estão andando armados dentro das salas de aulas com canivetes e ‘socos inglês’, facilmente comprados na cidade de Cobija sem qualquer tipo de restrição.

Fato esse registrado recentemente numa escola da zona rural, onde jovens foram detidos com esses objetos, após ameaças e partir para vias de fato (briga). O governo do Acre, através do Secretário de Educação, Daniel Zen, disse em entrevista que estaria aplicando reformas no ensino do Estado, mas parece que ainda não surtiu efeito.

Isso se pode ver dentro das salas pichadas com ofensas, onde alguns alunos preferem ignorar ao professor e diretrizes das escolas, para se drogarem nos pátios e quadras esportivas. As suspensões antigamente temidas, não mete medo e se resume em ameaças aos gestores.

Muitos dos professores já não podem reagir, pois as leis existente dentro do Estatuto do Menor, impede qualquer ação que possa prejudicar o aluno infrator que já sabe que nada poderá lhe afetar, mas pode voltar para a sala e fazer tudo de novo. Restando apenas ao mestre, esperar pelo pior.

Matérias relacionadas:

Estudantes voltam a marcar brigas em frente das escolas em Epitaciolândia

Menores com ‘soco inglês’ formam grupos para espancar e ameaçar alunos de escola

Meninas brigam ao sair de escola em Epitaciolândia e cenas são divulgadas em rede social

Alunos menores marcam local e hora para brigar dentro de escola

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo