Extra
VÍDEO; Recomposição do PCCR da Educação domina debate na Aleac

Deputados defendem recomposição do PCCR da Educação em sessão na Aleac
A sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira (13) foi marcada por intensos debates sobre a situação da Educação no estado, com foco na recomposição da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). O tema foi levantado inicialmente pelo deputado Emerson Jarude (Novo), que criticou a redução do interstício do PCCR de 10% para 7%, ocorrida em dezembro de 2021, após aprovação de uma lei encaminhada pelo governador Gladson Cameli (PP).
Jarude destacou o contraste entre os cortes sofridos pela Educação e os gastos do governo com contratos de jatinho e jantares luxuosos. “E, cadê a restruturação adequada para os nossos servidores da Educação, senhor presidente? O nosso papel é fazer com que cada um deles seja respeitado. Sugiro que a gente marque mais uma audiência, mas não para ficar com lorota, mas para fazer valer o que foi prometido a cada um deles,” afirmou, destacando seu apoio à causa como filho de professor.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) também saiu em defesa dos professores, considerando a recomposição da tabela uma questão vital. Ele criticou duramente a decisão tomada em 2021, classificando-a como um golpe contra os trabalhadores da Educação. “Nós conquistamos um PCCR, nós conquistamos a ‘puladinha’. Nem um governo tinha ousado golpear a espinha dorsal do PCCR,” destacou.
Michelle Melo (PDT) reforçou o sentimento de frustração dos trabalhadores com o governo e enfatizou a necessidade de fortalecer a Educação para um Acre mais robusto. “Os trabalhadores do Acre estão cansados de conversa fiada. Não há um Acre forte sem a nossa Educação fortalecida,” declarou.

Em meio às críticas, o líder do governo, deputado Manoel Moraes (PP), se comprometeu a mediar o diálogo entre os servidores e o governo, mas destacou as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Estamos aqui para buscar soluções. Eu me comprometo com vocês de mediar com responsabilidade,” afirmou, ressaltando os desafios legais que dificultam a concessão de direitos aos servidores.
Comentários
Extra
Suspeito de matar adolescente e tentar assassinar duas pessoas é preso na fronteira do Acre

Homem suspeito de integrar facção criminosa é preso após cometer homicídio e duas tentativas de execução. Foto: cedida
Crime teria ligação com disputa entre facções; prisão encerra sequência de ataques que geraram temor na região de fronteira
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Epitaciolândia, prendeu nesta sexta-feira (7) um jovem de 21 anos, identificado como Charles Junior de Oliveira Silva., apontado como autor de um homicídio e duas tentativas de assassinato ocorridos em Brasiléia.
Segundo as investigações, o suspeito é acusado de matar um adolescente no dia 5 de outubro, na Rua Franklin Rocha de Andrade, bairro Samaúma I. A motivação, conforme a polícia, estaria ligada à disputa territorial entre organizações criminosas que atuam na região de fronteira.

O jovem também é investigado por outras duas tentativas de homicídio. A primeira foi registrada em 17 de setembro, no bairro Leonardo Barbosa, contra outro adolescente, em um episódio relacionado a rivalidades entre facções. A segunda tentativa ocorreu em 19 de setembro, na Rua João Jovino, bairro Eldorado, quando um cabeleireiro foi atacado e ferido, mas sobreviveu.
Após trabalho de inteligência e cruzamento de informações, os investigadores localizaram o suspeito em Epitaciolândia e deram cumprimento ao mandado de prisão, interrompendo uma sequência de crimes que vinha causando insegurança na população local.

O detido foi encaminhado à delegacia, onde passou pelos procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.
Matérias relacionadas:
Jovem de 17 anos é baleado em Brasiléia e transferido em estado grave para Rio Branco
Homem é baleado dentro de salão de cabeleireiro em Brasiléia e passa por cirurgia
Adolescente de 15 anos é morto a tiros em frente à casa do pai em Brasiléia
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico nº 22/2025
1. OBJETO
Fornecimento de solução de infraestrutura para implementação do novo ambiente DATACENTER, sustentação e atualização do ambiente conforme especificações constantes neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 14 de novembro de 2025 às 10h45min;
Início da sessão de disputa de preço: 14 de novembro de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da
data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 07 de novembro de 2025.

Comentários
Extra
Detentos furam parede de presídio Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, mas tentativa de fuga é contida pela polícia
Detentos abriram buraco no Pavilhão “Chapão” durante a madrugada; Secretaria de Justiça deve se pronunciar sobre o caso

Um grupo de detentos tentou fugir do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, na madrugada desta sexta-feira (7). A ação, porém, foi frustrada pela intervenção rápida dos policiais penais.
Segundo informações, por volta das 2h15, internos das celas 5 e 9 do Pavilhão L, conhecido como “Chapão”, conseguiram abrir um buraco que deu acesso ao parlatório. Após passarem pela abertura, os detentos tentaram sair pela frente do pavilhão, mas foram prontamente interceptados pela equipe de plantão.

Detentos das celas 5 e 9 conseguiram abrir um buraco que lhes deu acesso ao parlatório.
O número exato de envolvidos na tentativa de fuga ainda não foi divulgado. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que deve emitir uma nota oficial nas próximas horas com mais detalhes sobre o ocorrido e as medidas que serão adotadas.

O número exato de detentos envolvidos e a situação atual deles ainda não foram divulgados. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deve emitir uma nota oficial nas próximas horas.






















Você precisa fazer login para comentar.