fbpx
Conecte-se conosco

Extra 1

Vereadores de Brasileia debatem sobre DNIT, usina de asfalto, ramais, ruas e Creche Municipal

Publicado

em

Edis também realizaram homenagens ao Dia Internacional da Mulher

Por Fernando Oliveira/Ascom

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes(PROS), a 6° Sessão Ordinária do ano Aconteceu no Plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal nesta terça-feira,10.

Participaram o Vereador Antônio Francisco(PT), Vereador Charbel Saady(PSL), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Mário Jorge(PROS), Vereador Reinaldo Gadelha(MDB), Vereador José Gabriele(PSB), e o Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT), Vereador e Segundo Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vereador Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio (Sem Partido).

No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usaram a ‘Tribuna da Casa do Povo’, para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

As Sessões da Câmara Municipal acontecem às terças-feiras a partir das 8:00 h. Participe e fique informado das ações do nossos Vereadores no Parlamento do nosso município.

Veja o que disseram:

Vereador Antônio Francisco (PT)

Vereador Antônio Francisco (PT), destacou a necessidade do município em construir uma nova creche para a atender a demanda do município.

“Durante essa semana tive visitando famílias e conversei com a gestora da Creche Roma Emilse e vi o tamanho da necessidade de acelerar a busca da construção de uma nova creche, peço ao poder executivo e conhecendo o compromisso da equipe da prefeita Fernanda, principalmente do planejamento com relação a apresentação de projetos, estou colocando meu mandato a disposição em nome da comunidade para ajudar no que for necessário para ter uma nova creche em Brasiléia. A nossa preocupação maior é quanto cuidar das pessoas, para que tenham maior sustentabilidade da sua família, e a Creche faz parte disso. Os trabalhadores urbanos tanto as mulheres quanto os homens dependem muito de uma creche. Quero destacar a realização do Brasiléia + Saúde, onde mais de mil pessoas foram atendidas evitando deslocamento de Brasiléia até Rio Branco. Destaco também a atenção do município com os idosos, da criança e do adolescente através dos programas, e a semana alusiva ao dia Internacional da Mulher, que fechou com uma brilhante festa, Mulheres que Brilham”, enfatizou o Vereador.

Vereador e Líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz(PT)

Vereador e Líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz(PT), solicitou uma moção de aplausos para as mulheres que participaram do Mulheres que Brilham, e reivindica a ativação da usina de asfalto de Brasiléia.

“Solicitei um expediente para a prefeitura para que a prefeita Fernanda possa articulando junto com o governo do estado a reativação da usina de asfalto que tem em Brasiléia, entendemos que os insumos vem de muito longe, é necessário que reative essa usina de asfalto, acho que vai até diminuir o custo, pode até atender a regional. Em comemoração ao dia Internacional das mulheres foi realizado o Mulheres que Brilham, estou sugerindo que a Câmara ofereça uma moção de aplausos para as mulheres que se apresentaram no centro cultural, as mulheres vem conquistando muitos espaços merecidamente pelo o que elas são, merecem nosso carinho e nosso respeito”, salientou o parlamentar.

Vereador Joelson Pontes(PP)

Vereador Joelson Pontes(PP), fez pedido de providências para Energiza e prefeitura de Brasiléia e o DENIT.

Mas uma sessão muito produtiva, um ano eleitoral, caminhando para as filiações partidárias. Trouxe demanda do 84, Resevinha, do Banbuzal, e Ramal Pega Fogo.  Estou pedindo para Energiza, que entregue os talões de luz dos moradores do km 59, pois não estão sendo entregue”, destacou.

Falou de sua preocupação com o ramal do 59, disse que se chover, do Psica até o Rio ninguém consegue passar. Ressaltou que o DENIT está na cidade, cobrou serviço de qualidade do órgão federal no município. Fez um apelo para que possam contemplar a ponte que liga Brasiléia a Epitaciolândia. Fez ainda pedido de providências para o ramais do 84, do Nabal, e reiterou um ofício para saber quais as ruas que já estão empenhadas para serem feitas pela gestão municipal.

Vereador Mário Jorge (PROS)

Vereador Mário Jorge (PROS), destacou os serviços de mal qualidade feito na Manoel Marinho Monte pelo DENIT e solicitou ronda policial no bairro Leonardo Barbosa.

Sugeriu a bancada de vereadores visitar o DENIT para saber sobre a qualidade do trabalho realizado no município e cobrou melhorias para a ponte do ramal do 17. Solicitou ainda melhorias para linha 12 e km 19. Cobrou para a Secretaria de Obras a instalação de uma lixeira na Unidade de Saúde Raimundo Carneiro.

Peço que seja encaminhado um ofício para Polícia Militar para que seja intensificado a ronda no bairro Leonardo Barbosa. Solicito o recapeamento na rua Maria de Souza Santos.

Informou que mudou de partido, saiu do MDB e foi para o PROS, disse que não se sentia mais confortável no MDB.

Presidente da Câmara Rogério Pontes(PROS)

Presidente da Câmara Rogério Pontes(PROS), destacou agendas na zona rural no final de semana e sua mudança de partido.

“No final de semana participei de um bingo beneficente, onde foi muito produtivo, as famílias se reuniram em prol de um casal que se encontra doente no hospital de Barretos, seu Manoel Silva. Quero deixar uma mensagem de gratidão a comunidade pela organização do bingo, no domingo participei da final de um campeonato no Valdomiro Rego de Oliveira, onde participou mais de 300 pessoas, a prefeita Fernanda e o Secretário Tadeu Hassem, os vereadores Antônio Francisco e Mário Jorge, também participaram, aproveitamos e fizemos visitas nos ramais para solicitarmos da nossa gestora um paliativo, a vida do parlamentar é cobrar as necessidades da população. Quero informar que deixei o MDB, um partido que eu militei por muitos anos, fui o mais votado. Tive que sair para o PROS, uma decisão minha e da minha família, não deixei miguem magoado do MDB, só tenho gratidão”, disse o Vereador Presidente.

Vereador e 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB)

Vereador e 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB) Parabenizou o vereadores Mário Jorge e Edu por suas atuações sincera no parlamento. Agradeceu os partidos aliados que participaram da festa do PSB e fez pedido de providências para prefeitura.

“Estou apresentando pedido de melhorais para a Rua Pedro Alexandrino Neto, no Bairro Samauma, está precisando de um tapa buraco urgente por ser a rua principal do bairro”.

Disse que os produtores do ramal Wilson Pinheiro 3 estão reivindicando melhorias.

Reivindicou ao Governo do Estado e a prefeitura de Brasiléia que em parceria façam uma melhoria na entrada do bairro Francisco Peixoto. Cobrou da prefeitura e da Energiza, que coloque uma rede baixa tensão no bairro Nazaré.

Parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e cumprimentou a gestão pela a realização do Mulheres que Brilham, show de talentos.

Disse que visitou a obra da nova escola Socorro Frota, está bem avançada. Sobre PCCR da Saúde e Administração, disse que provavelmente será votado na próxima terça-feira.

Vereador José Gabrielle(PSB)

Vereador José Gabrielle(PSB), destacou que a prefeitura vem realizando vários trabalhos nos ramais de Brasiléia e destacou a festa do seu partido PSB.

“O PSB realizou um grande ato, é o terceiro maior partido de Brasiléia, mostramos a nossa força, e falamos a boca de muitos que dizia que não iríamos montar chapa. O PSB continua firme na luta e vai dar o tom em Brasiléia, a prefeita Fernanda Hassem esteve no evento”

Registrou o trabalho feito pela Secretaria de Obras nos ramais, e disse que no km 26, o ramal está muito ruim e não dar pro caminhão de alunos passar.

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (Sem partido)

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (Sem partido) cobrou melhorias no atendimento à população pelo INSS.

“Faço uma indicação aqui na Tribuna da Casa do Povo, para ponte sobre o Riozinho, ramal da Electra. Solicitou a construção de uma ponte no ramal do 18. A nossa população está sendo tratado de forma desrespeitosa, o INSS está distribuindo só 10 fichas diárias, pessoas estão dormindo na beira da rua esperando o atendimento, e não conseguem ser atendido. Tem pessoas que já estão há 3 meses tentando pegar uma ficha e não consegue, na parede do INSS está escrito que a população não pode falar nada, e esse órgão federal pode humilhar a nossa população?”.

Vereador Marquinho também registrou sua saída do PSDB, está ainda sem partido. Esse mês estará escolhendo um outro partido para se filiar.

 

Comentários

Continue lendo

Extra 1

Tentativa de fazer “gato” para a vizinha homem quase morre em descarga elétrica

Publicado

em

Um homem identificado apenas como Erivan, de aproximadamente 40 anos, ficou ferido ao receber uma descarga elétrica e cair de um poste na tarde desta terça-feira (26), na rua Surubim, no bairro Panorama, em Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, Erivan é pedreiro, mas uma vizinha dele solicitou que o trabalhador fizesse um “gato” para ela. O homem subiu no poste e tentou ligar o cabo de energia elétrica da casa em um poste de energia de alta tensão. Ao subir no poste com ajuda de uma escada, ele acabou recebendo uma descarga elétrica e caiu de costas no chão, já desacordado.

Ao ouvir os gritos de pedidos de ajuda de moradores, famíliares da vítima acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou a ambulância de suporte avançado 01. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Erivam em estado de saúde estável ao pronto-socorro de Rio Branco.

Segundo uma médica do Samu, o paciente deu entrada no hospital com dores na lombar, porém estava com todos os seus movimentos nos membros superiores e inferiores.

Comentários

Continue lendo

Extra 1

Isolada: Brasileia que faz fronteira com a Bolívia e Peru com ponte interditada pede socorro

Publicado

em

Com o agravamento da situação crítica que vive Brasiléia desde quarta-feira, 14, com a enxurrada de chuvas que segundo a Defesa Civil Municipal deixou em condições de isolamento quase mil pessoas em comunidades rurais, com destruição de pontes, estourando redes de bueiros e ramais principalmente na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Levantamentos da Secretaria de obras dão conta de 22 pontes nessas localidades por não suportarem o volume de chuvas e ficar totalmente ou parcialmente destruída.

A população do município sofre ainda com a 4° alagação em 11 anos e com isolamento da única ponte de acesso ao restante do Brasil e por onde chega mercadoria, suplementos, medicamentos e combustível. A Ponte Metálica José Augusto é uma ponte de mão única que liga também ao município vizinho Epitaciolândia.

Diante do cenário de destruição em Brasiléia, a Prefeita Fernanda Hassem decretou no sábado 14, Situação de Emergência e ainda aguarda reconhecimento da Defesa Civil Nacional e do Governo Federal para conseguir levar ações de socorro e auxílio para vítimas desse desastre natural.

Com quase quatro mil pessoas atingidas na zona rural e na cidade, destas 1500 estão em 10 abrigos montados pela prefeitura de Brasileia, além de abrigo para mais de 138 indígenas em situação urbana.

Até às 22h deste domingo, o manancial que alagou a cidade ultrapassou 13 metros, sendo que a cota de alerta é de 9,80 metros e de transbordamento de 11, 40 metros.

Com uma receita com aproximadamente 28 mil habitantes, Brasiléia vive praticamente de repasses do governo federal.

Diante desse cenário estarrecedor, a Defesa civil municipal recorre à Bancada Federal acreana, ao governo do estado, governo federal, empresários e a quem possa ajudar, que faça sua parte em prol de Brasiléia.

E na iminência de uma crise humanitária, a cidade de Brasiléia se vê à beira do isolamento completo devido à elevação do Rio. Com a previsão de atingir a cota de 13.85 metros até amanhã, a ponte José Augusto é o único acesso terrestre ao município e poderá ficar comprometido, deixando milhares de residentes em situação delicada.

A prefeita Fernanda Hassem, clamou por ajuda aos representantes políticos, governos federal e estadual, e às instituições responsáveis. Ela expressou gratidão às forças armadas e às autoridades locais por seus esforços, mas destacou a urgência de mais apoio diante da situação crítica.

Veja vídeo institucional feito na noite deste domingo pela prefeita de Brasiléia, Fernana Hassem.

 

“Agora são 23 horas e nós estamos aqui na ponte José Augusto. Esse é único acesso de Brasiléia por via terrestre. A previsão de elevação do Rio até amanhã é de chegar a cota de 13.85 metros e isso isola Brasiléia por via terrestre. Através desse vídeo queremos fazer um pedido de ajuda aos nossos representantes, aos nossos parlamentares, aos senadores, ao governo federal e estadual.Todas as medidas estão sendo tomadas pela Defesa Civil, pela Prefeitura em parceria com todas as instituições. Aqui eu quero agradecer as forças armadas, ao governo através da Defesa Estadual, mas precisamos de ajuda. em nome da população de Brasiléia, porque a previsão de que se continuar enchendo da forma como está , o município ficará totalmente isolado por via terrestre “, lamentou prefeita Fernanda Hassem.

Comentários

Continue lendo

Extra 1

Fernanda Hassem recebe Governador Gladson Cameli e decreta Estado de Emergência

Publicado

em

Neste sábado 24, a prefeita Fernanda Hassem recebeu a visita do governador Gladson Cameli, que veio trazer solidariedade e apoio às famílias atingidas pela enchente do Rio Acre.

Os gestores do estado e do município, visitaram o abrigo localizado na escola Kairala José Kairala.

Participaram também do encontro Dep. Tadeu Hassem, membros do comitê de crise, vereadores, secretário municipais, secretário estaduais, representantes do TJAC, MPAC e outras instiruições.

Durante a visita, o governador conversou com famílias desabrigadas e reiterou o compromisso do Estado em auxiliar os municípios nesse momento desafiador. “É um momento de estarmos unidos. Fui informado sobre a situação da enchente na zona rural e urbana. Estamos aqui com a equipe do governo nos antecipando para dar atenção a todas as famílias que estão desabrigadas. Eu disse à prefeita Fernanda que não vamos medir esforços para não deixar a zona rural isolada”, afirmou o governador Cameli.

Na ocasião, a prefeita Fernanda Hassem, decretou no município de Brasiléia, Estado de Emergência e ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasiléia para o enfrentamento das dificuldades ocasionada pela alagação com mais de quatro mil pessoas atingidas na cidade e na zona rural, principalmente as pessoas e as comunidades rurais isoladas e a situação que estamos passando é de emergência, socorro e parceria.

Com o nível do Rio Acre medindo mais de 12 metros em Brasileia e de acordo com os dados atualizados pela Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social, temos quatro mil pessoas atingidas , sendo dessas mil pessoas na zona rural que estão isoladas em seis comunidades rurais e três mil pessoas em casas de parentes e abrigos , entre eles para a comunidade indígena em situação urbana montados pela Prefeitura de Brasileia.

Deputado Tadeu Hassem agradeceu o governador por atender demandas da população do Alto Acre . “O governador, mais uma vez, demonstra seu compromisso e cuidado com a população do Alto Acre, ao atender prontamente o pedido da prefeita Fernanda e da comunidade. A situação na zona rural, com quase mil pessoas isoladas nos ramais, é algo sem precedentes”.

Comentários

Continue lendo