fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vereadores cobram agilidade e transparência em reforma da escola Getúlio Vargas de Brasiléia

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, dia 3 de abril, os vereadores Arlete Amaral, do PP, e Elenilson Cruz (sem partido) visitaram a Escola Kairala José Kairala, onde atualmente está temporariamente sediado o Núcleo de Educação do Estado. O motivo da visita foi verificar o andamento da reforma da sede da escola Getúlio Vargas, que está em processo devido a uma alegação ocorrida em Brasileia.

Durante o encontro, os vereadores expressaram preocupação com o funcionamento da Escola Getúlio Vargas, afetada pela inundação, e questionaram sobre a situação dos funcionários terceirizados. Maria Cecília, coordenadora do núcleo, esclareceu que houve uma reunião com os pais para explicar as responsabilidades da escola e do núcleo, destacando que as aulas estão suspensas temporariamente devido à reforma em andamento.

A comunidade presente na reunião manifestou críticas à gestão governamental pela demora na reforma da escola. Muitos pediram por mais mão de obra para acelerar o processo.

Maria Cecília se comprometeu a fornecer aos vereadores as planilhas que acompanham o progresso da reforma, enfatizando os esforços do núcleo para agilizar o processo junto ao governo estadual.

A espera pela conclusão da reforma da Escola Getúlio Vargas tem gerado preocupação e críticas por parte da comunidade local, que espera por uma solução rápida e eficaz por parte das autoridades competentes, de acordo com os vereadores, os país chegaram a dizer que iriam até a Câmara Municipal na próxima sessão ordinária para se manifestar sobre o descontentamento com a situação, a reunião chegou ao conhecimento dos vereadores que tomaram as providências.

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA realiza curso de atualização em atendimento ao público para servidores da Defensoria Pública do Estado

Publicado

em

Por

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), em resposta à solicitação da Defensoria Pública do Acre (DPE), realizou entre terça-feira, 9, e quinta, 11, em Rio Branco, um curso sobre atualização em atendimento ao público, voltado a atendentes e assistentes jurídicos da instituição.

Iniciativa proporcionou aos servidores importantes ferramentas para lidar com situações cotidianas. Foto: Ludymila Maia/OCA

No primeiro dia do curso, a programação foi composta pela palestra ministrada pela diretora da OCA, Fran Brito, abordando a “Política de atendimento e inclusão e equidade no atendimento público”. A palestra ilustrou a relevância de diretrizes inclusivas e equitativas na interação com o cidadão.

Fran Brito abordou a política de atendimento para inclusão e equidade. Foto: Ludymila Maia/OCA

A gestora destacou a importância da parceria estabelecida com a DPE. “Ficamos honrados com o convite de parceria da Defensoria Pública do nosso estado, uma instituição já conhecida pelo bom atendimento e pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A capacitação com o time da DPE foi muito proveitosa, porque já são servidores interessados em aprender e prestar um bom serviço à população”, salientou.

A seguir, a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas e Capacitações da OCA, Janaína Marques, abordou a temática “Postura e comportamento nos diálogos com o cidadão”, e Júnior Rodrigues, chefe da Divisão de Informação e Comunicação Social, apresentou o tema “Linguagem simplificada no atendimento público”.

Ação visou aprimorar habilidades e conhecimentos relacionados ao atendimento ao público. Ludymila Maia/OCA

A defensora pública Juliana Caobianco frisou a importância da realização dessas atividades: “Nossa intenção foi trazer, para os nossos atendentes, um pouco dessa experiência que a OCA tem, por ser referência em atendimento ao cidadão”.

Dentre as atividades abordadas, inclui-se desde a ética no atendimento até técnicas eficazes de comunicação. Ludymila Maia/OCA

Para a assistente jurídica Abigail Cristina Rodrigues, participar do curso trouxe novos conhecimentos para sua vida profissional. “Vou levar muitos conhecimentos que foram passados durante o curso para minha vida”, enfatizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota de pesar – Francisco Lopes de Souza

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do senhor Francisco Lopes de Souza, pai da servidora do Gabinete do prefeito, Daniela Paiva de Oliveira.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.
Rio Branco, 12 de abril de 2024.

Tião Bocalom
Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara Temática da Educação reúne representantes de estados amazônicos no 27º Fórum de Governadores

Publicado

em

Por

O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, presidiu a reunião da Câmara Temática da Educação no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 11, em Rio Branco, recebendo representantes de diversos estados. O encontro foi iniciado com uma breve apresentação sobre o estado, destacando suas belezas, conquistas e legado histórico.

Câmara Temática da Educação foi realizada no 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. Foto: José Caminha/Secom

Entre os participantes estavam os secretários de Educação do Amapá, Sandra Casimiro; de Roraima, Raimundo Nonato de Mesquita; de Rondônia, Ana Lúcia Pacini; bem como do secretário adjunto de Educação do Maranhão, Delmar Moreira Júnior; e os representantes do Amazonas, Mailson Rafael Ferreira; e do Pará, Marcelo França; além de outras autoridades e representantes de povos indígenas.

A Câmara discutiu ações que serão desenvolvidas em 2024. Foto: José Caminha/SEE

Durante a sessão, foram discutidas diversas pautas e prestados informes gerais da Secretaria Executiva do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), a parceria de gestão escolar com o Instituto Unibanco e o programa Custo Amazônia, que abrange iniciativas do governo federal como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Houve também uma ênfase especial no fortalecimento da Educação Indígena, com discussões entre os secretários dos povos indígenas.

A coordenadoria do consórcio ficou a cargo de Sandra Casimiro. Também foram delineadas as ações a serem desenvolvidas ao longo de 2024, visando fortalecer a educação na região amazônica e promover avanços no setor.

O encontro resultou na consolidação de um relatório que será entregue aos governadores da Amazônia Legal. Foto: José Caminha/Secom

O gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco, João Marcelo Borges, apresentou a proposta do oferecimento de oportunidades formativas para as equipes gestoras das escolas e as metas do acordo de cooperação técnica.

O secretário Aberson Carvalho destacou a importância do trabalho desenvolvido na reunião e ressaltou a urgência das pautas discutidas, além de enfatizar a parceria com o Instituto Unibanco e os custos amazônicos relacionados aos programas do governo federal.

A secretária Sandra Casemiro, considerou positivas as discussões da câmara e prometeu reforçar as pautas nos próximos encontros do consórcio.

A secretária de Educação do Amapá, Sandra Casemiro, foi a escolhida para a coordenadoria do consórcio. Foto: José Caminha/Secom

O encontro resultou na consolidação de um relatório sobre a estrutura das escolas indígenas, a formação dos professores indígenas, o concurso para os professores indígenas e sobre o Pnate, que será entregue na sexta-feira, 12, aos governadores da Amazônia Legal.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo