Geral
Vereador de Epitáciolandia entra com pedido de afastamento do prefeito Sérgio Lopes junto ao MP
Documento foi protocolado nesta sexta-feira (17) por um vereador de oposição à atual gestão.
O vereadores Rubens Rodrigues protocolou nesta manhã o pedido de afastamento do prefeito eleito, Sérgio Lopes, o mesmo diz que o prefeito fere a legislação municipal ao não prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo.
O vereador acusa a gestão do prefeito por não prestar esclarecimentos sobre a folha de pagamento na íntegra que foi mandado em forma de requerimento ao poder executivo (prefeitura) no dia 06 de Julho de 2022. E diz que previsto no regimento interno, é obrigado o executivo responder o legislativo em seus requerimentos cujo o objetivo é fiscalizar os processos executados. O vereador quer saber o motivo da não resposta de seus documentos solicitando dados da folha.
O vereador Messias Lopes também fez solicitação de documentos da prefeitura, o último enviado dia 18 de novembro de 2022 não obteve resposta até a data atual, o vereador ressalta que os documentos por eles solicitados tem um tempo de 30 dias úteis para ser respondido, mas que não foi respondido a mais de quatro meses. Ao contrário do vereador Rubens, ele não solicitou o afastamento do prefeito, apenas a prestação de contas por ele solicitado
O pedido de afastamento é de 180 dias protocolado junto ao Ministério Público, o documento deve ser lido na próxima sessão ordinária e exige 1/3 dos votos dos vereadores.
Comentários
Geral
Operação combate garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão no AM
A Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Polícia Militar Ambiental deflagram, entre os dias 10 e 13 últimos, a Operação Xapiri para combater organizações criminosas que atuam no garimpo ilegal, no leito do Rio Madeira, nas proximidades do município de Borba/AM.
A investigação se deu por meio de denúncias de conflitos entre garimpeiros e indígenas, o que levou a indícios de que a população local estaria sendo cooptada por facções para atuar no garimpo ilegal na região.
Durante a operação, foi realizada a identificação de 25 trabalhadores em situação análoga à escravidão, sendo 2 menores de idade. A Auditoria Fiscal do Trabalho e o MPT irão apurar as responsabilidades daqueles que exploram a mão-de-obra nas condições degradantes constatadas.
Comentários
Geral
Acusado de levar vítima do Acre para exploração sexual na Europa é preso
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 14, a Operação Insídia, com o objetivo de combater o tráfico de pessoas para exploração sexual, com foco em vítimas enviadas para a Europa. A ação ocorreu em Rio Branco, onde foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, emitidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Acre.
Durante a operação, foram apreendidos celulares e outros materiais considerados relevantes para as investigações. O caso teve início após uma denúncia feita por uma vítima na Superintendência Regional da PF em Mato Grosso.
A vítima relatou que foi levada para a Europa com a promessa de melhores condições de vida, mas acabou sendo explorada sexualmente.
Com informações da ASCOM PFAC
Comentários
Geral
Com mergulhador e trator, equipes tentam recuperar motores da ETA I no Rio Acre

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Equipes do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB e do Corpo de Bombeiros trabalham desde a quinta-feira (14) à noite no bairro da Base, em Rio Branco, para recuperar dois motores de bombas de captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) número I, que soltaram-se das bombas durante a recuperação do flutuante onde estavam.
Um mergulhador do Corpo de Bombeiros amarrou canos de aço nas peças e um trator do tipo PC tenta puxá-las até a beira da água, para que sejam levadas a um local onde serão reparadas. Antônio Lima, diretor do SAERB, disse ao ac24horas que após manutenção, os motores serão colocados como reserva. “É uma peça fácil de ser reparada, basicamente lavamos e deixamos secar. Como estas peças, além das que estão em funcionamento, temos outras 10 que usamos para reserva”, explicou.
Ainda segundo Lima, a plataforma com duas bombas foi levada da região da Sobral flutuando, guiada por um barco, na quinta-feira (13), depois de tombar. Como o flutuante estava emborcado, as bombas ficaram expostas ao chão de terra no momento em que a estrutura foi arrastada pela margem, o que ocasionou o descolamento dos motores do restante das peças da bomba.
Você precisa fazer login para comentar.