fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Vereador apresenta anteprojeto de Lei que pode beneficiar produtores rurais durante 16ª Sessão em Brasiléia

Publicado

em

Presidida pelo presidente da casa legislativa municipal, Rogério Pontes, a décima sexta sessão ordinária do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã terça-feira, 04, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.

Participaram da sessão os vereadores, Antônio Francisco (PT), Edu Queiroz (PT), Rosildo Rodrigues(PT), Jurandir Queiroz (PROS),Charbel Saady(PP), Mario Jorge(MDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB),e o Presidente Rogério Pontes(MDB).

Durante o pequeno expediente, os parlamentares aprovaram o encaminhamento da proposta de um Anteprojeto de Lei, para análise da Prefeita Fernanda Hassem. A proposta deste Anteprojeto de Lei proposto pelo vereador Mário Jorge Fiesca(MDB), a Chefe do Poder Executivo Municipal, dispõe sobre beneficiamento dos acessos aos Aviários, e ás futuras instalações de suinocultura, nas adjacências do Ramal do Polo Agroflorestal BR 317 Estrado do Pacifico, Km 04, e no Ramal Km 13 que pertence o município de Brasileia.

O Anteprojeto é voltado à garantia de acesso aos aviários e suinocultura em referência, visando melhorar a trafegabilidade, para transporte de rações e produções tanto no período de verão quanto no inverno. Uma vez que os produtores dessas comunidades não tem condições para realizar este tipo de beneficiamento que pode ser feio pelo poder público municipal. Com isso vai melhorar a quantidade e qualidade da produção e de Vida desses produtores.

O Vereador presidente Rogério Pontes, falou do seu contentamento e da Câmara em ver o município de Brasileia em desenvolvimento “Estamos muito contentes com os passos positivos que o município de Brasileia está dando, a questão dos ramais é a principal pauta que chega aqui na Câmara, a prefeitura não tem como fazer sozinha. O convênio assinado pelo governo

do estado e a prefeitura, com a chegada do verão é o primeiro passo para melhorar as condições dos nossos produtores”. Disse.

No grande expediente os VEREADORES, usaram a tribuna da câmara municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

Veja o que disseram

Vereador Antônio Francisco(PT)

Vereador Antônio Francisco(PT),

Falou que assinatura do convênio dos ramais no valor de 500 mil alegra muito a população. Mais que não alcança a demanda, mais ajuda muito.

Disse ainda que os ramais do Polo e ramal do 13 precisam ser contemplados com melhoramento, ambos agregam muitos produtores.

Citou que o ramal do 59 é grande sua extensão. Disse que presenciou uma senhora trazendo 30 galinha e 12 morreram por causa do transporte. Que haja um olhar da prefeitura e do governo do estado. A lei que regulamenta os imóveis rural e de 1964, Quem sustenta a produção são os pequenos e eles não estão sendo contemplados com as políticas públicas por não estarem regular. Pediu encaminhamento de documentos para o ICRA.

Vereador Charbel Reis(PP)

Vereador Charbel Reis(PP),        

Pediu providências para que cortes de energia elétricas de moradores do município, feita pela empresa prestadora do fornecimento, não fosse feito mais a noite como segundo lhe narram alguns munícipes. E disse esperar que já esteja em vigor o quanto antes o convênio assinado entre o governo do estado e a Prefeitura de Brasileia, para recuperação de ramais no município.

Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT)

Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT), 

Destacou a vinda do governo Gladson Cameli em Brasileia, para assinatura de convênio com a Prefeitura para recuperação de Ramais, no município.

O Centro de Brasileia precisa permanecer vivo. Sugeriu ele através de pedido que a prefeitura faça reforma do prédio antigo do Banco da Amazônia,  e a prefeitura possa  funcionar neste local.

Sugeriu ainda a Construção de uma casa de apoio para produtores rurais, com médicos e psicólogos.

Vereador Jurandir Queiroz Queiroz(Pros)

Vereador Jurandir Queiroz Queiroz(Pros),

Parabenizou o governo do estado pela assinatura do convênio dos ramais com a prefeitura de Brasileia.

Sobre a imprensa, disse que a informação precisa ser de forma respeitosa, parabenizou toda a imprensa. E solicitou da casa o envio moção de aplausos ao site Notícias da Fronteira, na pessoa do Jornalista Almir Andrade.

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (PSDB)

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (PSDB),    

Parabenizou o governo do Estado pelo pela parceria com Brasiléia.

Destacou o encontro com a Coordenadora do Núcleo de Brasiléia. E que foi buscar pessoalmente informações. Que segundo ele, a mesma informou que ainda há 5 comunidades sem transporte escolar.

Solicitou melhoria para o Bairro 8 de março, iluminação e melhoria de ruas.

Bairro José Rabelo foi entregue para a prefeitura, que possa fazer melhorias na rua e iluminação pública, disse ele.

E Pediu Moção de aplausos ao Sr Chico Jerônimo, que tanta ajuda as crianças através da escolinha de futebol.

Vereador Rosildo Rodrigues(PT)

Vereador Rosildo Rodrigues(PT),

Pediu que a Secretaria de obras possa fazer serviços de drenagem na rua Jorge Paulo, bairro José Moreira.

Sugeriu ainda que a prefeitura faça a extensão da agricultura no km 26.

Solicitou que a prefeitura faça levantamento dos produtores que não usam agrotóxicos, para que possam fazer uma feira de produtos orgânicos.

 Solicitou articulação para construção da ponte do Riozinho.

Fez novo pedido para a Secretaria de obras, fazer melhoria para a ponte da comunidade do Torjal .

Falou da preocupação com o preço da energia, que segundo ele castiga os produtores de frangos e suínos na região. “O que produz no aviário não dar pra cobrir a energia, a população não está mais aguentando”. Enfatizou.

Destacou a visita que fez no ramal do km 84 e disse que viu, os moradores muitos esperançosos, porque o ramal feito no ano passado foi de boa qualidade e por isso parabenizou o secretário de obras Carlinhos do Pelado.

E que o Deracre possa trabalhar nos ramais que faz integração dos municípios, como do km 84 ao km 52…

E por último, solicitou da Câmara Municipal, Nota de pesar a família da Professora IVONE Vasconcelos.

Vereador Rozevete Honorato(PSB)

Vereador Rozevete Honorato(PSB),    

Solicitou, que Governo do Estado através da Ageacre, pense na proposta de instalar um escritório no município.

“Que a Secretaria de Segurança coloque mais atendente para fazer identidade, a lentidão está grande por falta de pessoal”. Enfatizou

E fez indicações para a prefeitura de Brasileia. Inclua o ramal da Electra, ponte do ramal km 52 na Programação de Ramal 2019.

E que a Secretaria de Obras veja possibilidade de colocar, iluminarias nas ruas dos bairros onde ainda não tem, ou que façam manutenção das mesmas.

Por Fernando Oliveira/ASCOM

Comentários

Continue lendo

Extra

Valorizando o Servidor – Prefeito Sérgio Lopes garante pagamento do Cálculo de Insalubridade de acordo com Salário Base da Categoria de ACS`s e Agentes de Endemias

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Saúde Sergio Mesquita, Secretária de Administração Regiane Moreira e servidores e colaboradores das classes, anunciou para todos os Servidores de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s o pagamento do cálculo de Insalubridade dos servidores de acordo com o salário base da categoria.

Isso significa dizer que todos terão um aumento real com a correção, essa garantia faz parte do Plano de Cargo Carreira e Remuneração, tendo em vista que todos esses agentes já recebem o piso nacional estipulado pelo Governo Federal.

Ao longo da gestão os Agentes de Combate e Endemias e ACS`s vem acumulando conquistas significativa em suas carreiras.

Epitaciolândia foi um dos primeiros a pagar o piso nacional, e além disso, o Prefeito Sérgio Lopes com base na emenda constitucional n° 51 de 14 de fevereiro de 2006, a gestão conseguiu desburocratizar, e foram possíveis/ legal efetivados, a gestão ainda garantiu o direito de progressão e o salário retroativo a diferença salarial dos últimos 5 anos.

A Agente de Comunitária de Saúde Nubia Aquino, resumiu bem a importância desse momento para vida profissional de toda a categoria.

“O momento é gratidão mesmo, quero agradecer a Deus por esse momento, e agradecer de coração ao nosso Gestor, desde que que ele assumiu a prefeitura nós estamos tendo muitas vitórias, ele tem um olhar carinhoso e com ele a Saúde de Nosso município avançou muito, e nós passamos a ter nossos direitos respeitados e garantidos, o nosso muito obrigado e pode contar com a categoria para o que der e vier. ” Destacou a ACS.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse momento demostra mais uma vez o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais.

“Sempre buscamos valorizar os servidores públicos de um modo geral, desde o início da gestão inclusive esse mês de março nós demos um reajuste de 10% a todos os servidores que não tem piso estabelecido pelo governo federal, desde o início da gestão já são 37% de aumento, um aumento superior a correção do salário mínimo ao longo desses três anos; ”

“…Então nós estamos muito felizes em poder proporcionar isso aos nossos servidores, e, hoje eu recebi os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, porque havia uma interpretação em relação ao cálculo da insalubridade e nós passamos a pedido deles, com orientação jurídico tivemos um novo entendimento sobre o cálculo da Insalubridade que vai resultar em aumento salarial para os ACS`s e Agentes de Endemias, então é com muita alegria que anunciamos essa melhoria e valorização dos servidores públicos dessa categoria da saúde.” Disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia e Sebrae estimam a venda de mais de 20 toneladas de peixe durante a feira na fronteira

Publicado

em

Mesmo após a maior alagação do Rio Acre em Brasiléia com enormes prejuízos causados também aos produtores rurais que perderam suas lavouras de, arroz, milho, banana, mandioca, peixe e outros, visando fortalecer a economia local gerando renda ao produtor rural da agricultura familiar.

A Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Agricultura em parceria, junto com Sebrae-Acre, realizam a “Feira do Peixe” na fronteira nos dias, 27, 28 e 29 ( quarta, quinta e sexta-feira santa), com expectativa de vender até mais de 20 toneladas de peixe nos três dias de feira.

O Secretário Municipal de Agricultura Careca Gadelha durante abertura do evento, destacou a importância da feira para os produtos rurais e apoio da secretaria e do Sebrae.

“Agradecemos o Sebrae pela parceria e presença do público e dos expositores pela participação em nossa feira do peixe, hortaliças e artesanato. Mesmo após alagação essa ação é um incentivo também da Prefeita Fernanda Hassem desde o início do seu mandado há 8 anos aos piscicultores da região que trazem as mais variadas espécies de peixes para comercialização na feira Municipal Maria Florêncio e contam ainda com apoio da Secretaria de Agricultura para escoamento da produção”, enfatizou.

A atividade conta ainda com a venda de horticultura, artesanatos, café da manhã e almoço na pracinha de alimentação, além de outros serviços ofertados.

Participaram ainda da abertura do peixe em Brasileia o Secretário Adjunto de Agricultura – Mário Jorge, a Coordenadora Regional do SEBRAE Rina Soares, Vereadores e Elenilson Cruz, Arlete Amaral, Rogério Pontes, Presidente da Câmara – Marquinhos Tibúrcio, Representante dos Piscicultores – Francisca Vó Rosa (Lili), Coordenadora da Feira Municipal – Maria Coimbra, Secretários municipais, expositores e população em geral.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação na fronteira do Acre resulta na prisão de suspeitos envolvidos em sequestros e tráfico de drogas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (27), as Delegacias de Epitaciolândia e Brasiléia, em colaboração com a Polícia Penal, Militar e CP Cães, conduziram uma operação coordenada para executar mandados de busca e prisão na regional do Alto Acre. O objetivo principal era desmantelar atividades criminosas e reprimir o tráfico de drogas na área.

Durante a operação, as autoridades conseguiram apreender um revólver, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes. Dois indivíduos foram presos em flagrante, enquanto outros quatro tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos. Esse resultado demonstra a eficácia da ação policial e o compromisso das autoridades em proteger a segurança pública e combater o crime na região.

As investigações que levaram a essa operação foram iniciadas após o registro de um crime de sequestro e cárcere privado envolvendo duas adolescentes. O Delegado de Polícia Civil Eustáquio Nomerg Ferreira reiterou o compromisso da polícia com a ordem pública e a justiça, enfatizando a importância da participação da comunidade na prevenção e no combate ao crime, por meio de denúncias e informações relevantes.

Detalhes adicionais sobre a operação e os desdobramentos das investigações serão divulgados pelas autoridades competentes à medida que os trabalhos avançarem.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

 

Comentários

Continue lendo