Brasil
Venezuela: senadora colombiana que iria acompanhar eleição diz ter sido deportada
Angélica Lozano diz que foi impedida de ligar ao embaixador da Colômbia; ‘sem argumentos, nem informações’
A senadora colombiana Angélica Lozano gravou vídeo em que se diz expulsa da Venezuela na sexta-feira (26). “Nunca havia vivido isso. Acabam de tirar nossos passaportes por mais de uma hora em Caracas. Expulsam duas mulheres equatorianas e outros dois jovens colombianos, não nos deram nenhuma informação, não nos permitiram ligar para a embaixada. Nos ameaçaram que se ligássemos para eles, tirariam nossos celulares. Estão nos expulsando sem nenhuma razão”, narrou a política.
Na postagem publicada nas redes sociais, Lozano mencionou a oposicionista María Corina Machado e disse que não poderia comparecer a um compromisso marcado entre as duas porque foi deportada do país. “Pobre país, não há argumentos, não há informações, não há direitos. Os coitados estão presos, minha solidariedade com esse país sofrido”, disse.
A colombiana pretendia acompanhar as eleições presidenciais deste domingo (28), em que concorrem o atual presidente Nicolás Maduro e o oposicionista Edmundo González Urrutia. Após ser impedida de presenciar as votações, ela classificou os acontecimentos como “abuso” e declarou apoio aos oposicionistas “pelo bem da Venezuela”.
Em outra publicação, a mulher diz que chegou à Venezuela no mesmo avião em que estavam as também senadoras colombianas Clara Lopez Obre e Gloria Flores. “Estou feliz por terem deixado elas entrarem. O critério para me deportar é que não tenho relações com o regime de Nicolás Maduro?”, comentou.
Noite de sexta teve acusações parecidas de comitiva do Panamá
Na mesma noite, o presidente do Panamá, José Raul Mulino, informou que um comercial transportando ex-presidentes de ao menos cinco países da América Latina foi impedido de decolar do Panamá com destino à Venezuela. Mulino também disse que entre os passageiros estava a ex-presidente do Panamá, Mireya Moscoso.
A Aeronáutica da Venezuela negou que tenha fechado o espaço aéreo do país e impedido a chegada de ex-presidentes de pelo menos cinco países a Caracas. De acordo com o governo venezuelano, as operações aéreas no país estão funcionando com “total normalidade”. Além disso, o governo afirmou que o grupo de ex-presidentes que não conseguiu embarcar do Panamá para a Venezuela não havia sido convidado para observar as eleições no país.
Comentários
Brasil
Após ser agredido por Datena em debate, equipe de Pablo Marçal informa estado de saúde do candidato
Marçal deixou o local em uma ambulância, segundo informou e nota sua assessoria de imprensa, e lamentou que o debate tenha continuado sem a presença da vítima. O agressor foi expulso do programa.
Com assessoria
A equipe de campanha de Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, informou que ele sofreu uma fratura na costela e uma lesão na mão após ser atacado por José Luiz Datena, candidato do PSDB, durante um debate promovido pela TV Cultura neste último domingo (15).
Marçal foi levado ao hospital Sírio-Libanês, onde recebeu cuidados médicos e passou por exames. O advogado do PRTB registrou um boletim de ocorrência contra Datena.
Nas redes sociais, Marçal comentou o incidente, afirmando que não revidou devido ao seu autocontrole e ressaltou que jamais agrediria um idoso.
Sobre a briga
O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, deu uma cadeirada em Pablo Marçal, candidato do PRTB, ao vivo, durante o debate dos candidatos na TV Cultura.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), um dos debatedores, tentou em vão conter Datena, que quase acertou a candidata Maria Helena (Novo) quando passou por trás dela já levantando o banco.
Durante seu tempo de fala, Marçal chamou Datena de “arregão” e perguntou quando o tucano iria desistir da corrida a prefeito. O candidato do PRTB é interrompido por Datena, que o agride com uma cadeirada.
Marçal deixou o local em uma ambulância, segundo informou e nota sua assessoria de imprensa, e lamentou que o debate tenha continuado sem a presença da vítima. O agressor foi expulso do programa.
“Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro.
Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido.
Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar.
Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo.”
Comentários
Brasil
Bicho-preguiça carbonizado no RJ retrata as consequências catastróficas das queimadas; saiba como denunciar
Animal estava em área devastada pelo fogo na Reserva Biológica do Tinguá. A espécie, de metabolismo lento, está entre as que possuem menores chances de fuga
O incêndio começou na sexta (13) e só foi extinto no dia seguinte. Segundo o ICMbio, foi criminoso, mas até o momento não foi possível identificar a autoria. Ao longo da semana, o instituto vai tentar dimensionar o tamanho da área afetada.
Segundo o corpo de bombeiros, só neste sábado (14) foram registrados sete focos de incêndio florestal em Petrópolis. Os casos mais críticos são em Cascatinha, no Monumento Natural da Serra da Maria Comprida, Na Vila de Secretário e no Caxambu, região que fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Ao todo, o corpo de bombeiros informou que extinguiu mais de 1 mil incêndios florestais, no Estado do Rio desde a criação do gabinete de gestão de crise, na última quinta-feira (12). Até o momento, em números absolutos, já foram eliminados 1.162 dos 1.199 focos registrados nos últimos três dias. Neste domingo (15), 29 focos de incêndio em vegetação ainda estão ativos e estão sendo combatidos pelos militares.
Como o tempo está muito seco, o ICMBio reforça que a população não deve usar o fogo para queima de lixo ou limpeza de terreno. O cenário tem sido considerado catastrófico para as reservas florestais e qualquer fagulha pode provocar um grande incêndio.
Como a população pode denunciar queimadas
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reforçam que provocar incêndios florestais é crime e orientam a população sobre como agir para evitar queimadas durante o período de estiagem. O alerta é importante tendo em vista dados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro que apontam que mais de 95% destas ocorrências tem causa humana – acidental ou proposital.
A população deve estar atenta, evitar descartar guimbas de cigarro acesas próximo a áreas verdes e beiras de estradas; não fazer queima de lixo ou para limpeza de terreno, assim como também evitar acender fogueiras e soltar fogos de artifício. Também importante lembrar que soltar balões é crime.
Quem quiser denunciar de forma anônima pode entrar em contato com o Linha Verde pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). No aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, os usuários com sistema operacional Android ou iOS, podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia de anonimato.
Comentários
Brasil
Tabela do Brasileirão 2024 Série A
Os jogos deste segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido.
A Série A de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido.
A tabela do Brasileirão 2024 promete não apenas continuar a tradição de excelência no futebol brasileiro, mas também entusiasmar os torcedores com jogos memoráveis e histórias inspiradoras de triunfo e superação. Prepare-se para marcar no seu calendário as partidas imperdíveis desta temporada!
Você precisa fazer login para comentar.