Flash
VENDE-SE UMA CASA
Flash
Deputado Tadeu Hassem acompanha ações de ajuda na regional do Alto Acre

Presidente da Câmara de Brasiléia, Marquinho Tiburcio, prefeita Fernanda Hassem e o deputado Tadeu Hassem, estiveram visitando locais afetados pela enchente do rio Acre.
O deputado estadual Tadeu Hassem, juntamente com sua equipe, se deslocou para sua cidade natal – Brasiléia, para acompanhar de perto os trabalhos realizados em prol das famílias que foram afetadas pela cheia do rio Acre.
Apesar da boa notícia que a vazante já está acontecendo no município de Assis Brasil, localizado a 110km na fronteira com o Peru, Brasiléia e Epitaciolândia ainda está recebendo o grande volume, podendo ainda afetar mais famílias nas duas cidades.
Brasiléia que está localizada na parte mais baixa em relação à Epitaciolândia, já tem grande parte do centro antigo afetado. Acompanhado pela prefeita Fernanda Hassem, presidente da Câmara Municipal, Marcos Tibúrcio, o parlamentar fez visitas aos moradores levando mensagens de solidariedade.
Ao mesmo tempo, Tadeu Hassem está buscando informações junto à sala de crise montada ao lado do Centro Cultural, onde equipe do Exercito, Defesa Civil, Bombeiros e demais setores do Município, vem monitorando e levando ajuda para os moradores das áreas afetadas.
“Estamos visitando nossa Brasiléia que vem sofrendo com mais uma cheia do Rio Acre. Meus pais e familiares estão aqui, além de amigos e estamos levando essa mensagem que o Município e o governo do Estado estão solidários com a situação. Já está enviando ajuda e estaremos levando ao governo, o que nossa população da regional do Alto Acre está passando”, destacou o parlamentar.
No último informe, foi destacado pelo Município, que mais de 200 famílias já foram retiradas de suas casas afetadas pela cheia do rio. Toda a estrutura da Prefeitura está sendo disponibilizada para acolher famílias que necessitam de um abrigo que foram improvisado em escolas da cidade.
Comentários
Flash
Ministros da Integração e do Meio Ambiente vêm ao Acre e confirmam ajuda do governo federal às vítimas das inundações
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, estiveram neste domingo, 26, em Rio Branco, para acompanhar os transtornos causados pelo transbordamento dos principais igarapés da capital e do Rio Acre.

Ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, estiveram em Rio Branco neste domingo, 26, para acompanhar a situação das inundações. Foto: Diego Gurgel/Secom
No aeroporto da cidade, os ministros foram recebidos pelo governador Gladson Cameli e pelo prefeito Tião Bocalom. Após entrevista coletiva à imprensa, as autoridades fizeram um sobrevoo de helicóptero nas áreas afetadas pela enxurrada.
A comitiva também percorreu ruas do bairro Conquista, uma das comunidades mais impactadas pela cheia repentina do Igarapé São Francisco. Na localidade, centenas de famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas.

Governador Gladson Cameli visitou moradores afetados pela enchente no bairro Conquista. Foto: Diego Gurgel/Secom
O ministro Waldez Góes solidarizou-se com os acreanos e confirmou a disponibilidade de profissionais da Defesa Civil nacional para auxiliar na elaboração de planos de trabalho para solicitação de recursos federais.
“Para agilizar a assistência do governo federal aos municípios atingidos, nós trouxemos para Rio Branco técnicos da Defesa Civil Nacional. Eles vão auxiliar os gestores municipais a preencherem os formulários para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. E também a realizarem os planos de trabalho para a solicitação de recursos federais para assistência humanitária, restabelecimento de vias públicas, pontes e até mesmo reconstrução das casas das pessoas atingidas pelo desastre”, pontuou.

Ministro Waldez Góes anunciou medidas em apoio a enxurrada que atingiu a capital acreana. Foto: Diego Gurgel/Secom
Marina Silva alertou para a intensificação de eventos climáticos extremos devido às mudanças climáticas. “Temos mapeados 1.058 municípios brasileiros que sofrerão com mais frequência a incidência de grandes volumes de chuva ou estiagens severas. Vamos apresentar um projeto para que estas cidades possam estar permanentemente em situação de emergência para a ajuda do governo federal seja feita com rapidez”, declarou.
O governador Gladson Cameli reforçou a importância da união de esforços para ajudar a população. O gestor agradeceu ainda ao governo federal pelo apoio dado ao Estado neste período crítico.

Ministra Marina Silva lembrou que fenômenos extremos serão mais frequentes por conta das mudanças climáticas. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Estamos todos de mãos dadas em prol do nosso povo que está precisando de socorro. O governo federal é um grande parceiro e tenho certeza que vamos conseguir passar por esse momento difícil e encontrar soluções para superarmos esta situação”, afirmou.
A intensa chuva da última quinta-feira, 24, prejudicou mais de 32 mil pessoas de 48 bairros de Rio Branco. Cerca de 1.050 pessoas estão desabrigadas e 2.180 desalojados. Governo do Estado e prefeitura mantêm abrigos em escolas públicas e prestam toda assistência às famílias.
“Rio Branco nunca tinha enfrentado um aumento tão grande no nível de seus igarapés como aconteceu nos últimos dias. Além disso, estamos passando pela enchente do Rio Acre. A agilidade do governo federal em nos ajudar será muito importante para termos o suporte financeiro necessário para amenizar o sofrimento da população”, destacou o prefeito Tião Bocalom.
Comentários
Flash
Tribunal do crime: Bandido atira na mão como forma de ‘disciplinar’ homem que ajudava cadeirante na Capital
Cleberson Oliveira Portela, 34 anos, foi ferido com um tiro na mão, na noite deste sábado (25), após ser condenado pelo “tribunal do crime”. O crime aconteceu em uma residência localizado no km 3 do Ramal da Zezé, no bairro Belo Jardim 2, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo informações da própria vítima, Cleberson estava na casa de um vizinho que é cadeirante ajudando o homem a lavar roupa, quando outro homem, ainda não identificado e que estava armado, obrigou a vítima a estender a mão esquerda e efetuou um tiro. Após a ação, o autor do crime fugiu do local.
O disparo transfixou a mão da vítima, que recebeu ajuda de vizinho que acionaram a polícia e a ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros atendimentos a Cleberson e, depois que a vítima foi estabilizada, foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.
A Polícia Militar esteve no local do crime, colheu as características do bandido e em seguida fez patrulhamento na região busca de prender o autor do crime, mas ninguém foi encontrado.
Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo informações da polícia, Cleberson foi “disciplinado” pelo “tribunal do crime”, apesar de não haver informações sobre o que a vítima fez para o crime organizado, mas como punição ele recebeu o tiro na mão.
Comentários
-
Extra22 horas atrás
Populares e Bombeiros registram vazante do Rio Acre acima de Assis Brasil
-
Geral2 dias atrás
Bebê de 4 meses morre em casa e pais são presos em flagrante no interior do AC
-
Geral2 dias atrás
Idoso tenta passar com carro em alagação e é amarrado para não ser levado pela correnteza
-
Flash2 dias atrás
Sem desabrigados por enquanto: Prefeito Jerry Correia destaca que Assis Brasil está em alerta
-
Extra21 horas atrás
Epitaciolândia declara situação de Emergência após rio acre invadir bairros e desalojar quase 200 famílias
-
Extra22 horas atrás
Transtornos e lucro marcam segundo dia de enchente na fronteira
-
Extra4 horas atrás
Boas novas: Rio Acre recua em cerca de 2 metros em Assis Brasil
-
Acre2 dias atrás
Estado reconhece situação de emergência em Rio Branco