fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Veja como fica lista de medicamentos ofertados pelo Farmácia Popular

Publicado

em

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Segundo a pasta, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada.

O Farmácia Popular, segundo dados do governo federal, está presente em 85% dos municípios brasileiros

A partir desta semana, mais dez medicamentos passam a ser distribuídos de forma gratuita pelo programa Farmácia Popular. A lista inclui remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Até então, somente medicações contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, podiam ser retiradas de graça em unidades credenciadas.

Com a atualização anunciada esta semana, 39 dos 41 itens ofertados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente. Para os demais medicamentos e insumos disponibilizados pelo programa, o Ministério da Saúde já arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Confira a lista completa abaixo, conforme indicação médica:

Asma
– brometo de ipratrópio 0,02mg
– brometo de ipratrópio 0,25mg
– dipropionato de beclometasona 200mcg
– dipropionato de beclometasona 250mcg
– dipropionato de beclometasona 50mcg
– sulfato de salbutamol 100mcg
– sulfato de salbutamol 5mg

Diabetes
– cloridrato de metformina 500mg
– cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
– cloridrato de metformina 850mg
– glibenclamida 5mg
– insulina humana regular 100ui/ml
– insulina humana 100ui/ml

Hipertensão
– atenolol 25mg
– besilato de anlodipino 5 mg
– captopril 25mg
– cloridrato de propranolol 40mg
– hidroclorotiazida 25mg
– losartana potássica 50mg
– maleato de enalapril 10mg
– espironolactona 25 mg
– furosemida 40 mg
– succinato de metoprolol 25 mg

Anticoncepcionais
– acetato de medroxiprogesterona 150mg
– etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
– noretisterona 0,35mg
– valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg

Osteoporose
– alendronato de sódio 70mg

Dislipidemia
– sinvastatina 10mg
– sinvastatina 20mg
– sinvastatina 40mg

Doença de Parkinson
– carbidopa 25mg + levodopa 250mg
– cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

Glaucoma
– maleato de timolol 2,5mg
– maleato de timolol 5mg

Rinite
– budesonida 32mcg
– budesonida 50mcg
– dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

Dignidade menstrual
– absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública)

Copagamento
De acordo com a lista atualizada do programa, os seguintes itens do Farmácia Popular permanecem na modalidade de copagamento, onde o ministério arca com até 90% do valor de referência e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia:

– dapagliflozina 10 mg (indicado para o tratamento de diabetes associada a doença cardiovascular)

– fralda geriátrica (quadros de incontinência)

O programa

Criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde, o Farmácia Popular, segundo dados do governo federal, está presente em 85% dos municípios brasileiros – cerca de 4,7 mil cidades – e conta com uma lista de mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira.

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Segundo a pasta, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada.

“Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais”, informou o ministério.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policiais apreendem arsenal escondido em residência em construção na Cidade do Povo

Publicado

em

Armas, munições e colete balístico eram armazenados para possíveis confrontos entre facções criminosas; suspeito fugiu após deixar material no local

Um arsenal composto por quatro armas de fogo, munições e equipamentos de proteção foi apreendido por policiais militares do 2º Batalhão na noite desta terça-feira, 18, em uma residência em construção na Quadra 20B do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. O material, que incluía duas pistolas, um revólver calibre 38, uma carabina adaptada, 65 munições, uma capa de colete balístico e duas balaclavas, estava escondido no local e seria utilizado em confrontos entre facções criminosas que disputam território na região.

A descoberta ocorreu durante um patrulhamento de rotina, após um morador relatar a movimentação suspeita de um veículo Onix prata. Segundo testemunhas, um homem desceu do carro carregando um volume, entrou na construção e saiu de mãos vazias, fugindo em seguida para local desconhecido. Ao investigarem o endereço, os policiais encontraram o arsenal escondido.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Segunda Regional de Polícia Civil, que investigará a origem das armas e os responsáveis pelo armazenamento. A operação reforça a atuação das forças de segurança no combate ao crime organizado na região.

Comentários

Continue lendo

Geral

Tio é preso por estuprar sobrinho de 7 anos em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigação da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima (Decav), efetuou nesta quarta-feira, 19, a prisão de M.M.M.L., de 45 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A captura ocorreu no bairro Triângulo Velho, em Rio Branco.

O crime ocorreu quando a vítima, sobrinho do autor, tinha apenas sete anos de idade. Durante um ano, enquanto residia com a criança, M.M.M.L. aproveitava-se dos momentos em que a mãe da vítima saía para trabalhar para cometer os abusos. Ele tocava nas partes íntimas da criança e a obrigava a fazer o mesmo com ele. Além disso, o criminoso ameaçava agredir fisicamente a vítima caso revelasse os abusos.

A situação só foi descoberta quando a criança relatou os fatos a uma tia, que imediatamente denunciou o caso às autoridades. Após investigação e processo judicial, M.M.M.L. foi condenado a 15 anos de reclusão.

A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate aos crimes contra crianças e adolescentes, garantindo que os responsáveis por tais atos sejam devidamente punidos. A instituição também incentiva a população a denunciar qualquer situação de violência ou abuso por meio dos canais oficiais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é esfaqueado ao tentar separar briga de casal no bairro Airton Senna, em Rio Branco

Publicado

em

Wendel de Jesus, de 19 anos, sofreu ferimento grave no abdômen após intervir em agressão; agressor fugiu e caso é investigado pela Polícia Civil.

Um ato de coragem quase custou a vida de Wendel de Jesus Fernandes, de 19 anos, na tarde desta terça-feira (18), no bairro Airton Senna, em Rio Branco. Ao tentar separar uma briga entre um casal na Travessa do Livramento, ele foi golpeado com uma faca tipo peixeira pelo agressor, que desferiu o golpe em seu abdômen, causando a exposição de vísceras.

Segundo relatos da vítima, o homem agredia a esposa quando Wendel decidiu intervir. Após o ataque, o criminoso fugiu do local, e moradores acionaram a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Wendel recebeu os primeiros socorros de uma ambulância de suporte básico e, em seguida, foi atendido por uma equipe de suporte avançado. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado grave.

Policiais militares do 1° Batalhão realizaram patrulhamento na região, mas não localizaram o agressor. O caso está sendo investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, será repassado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo