fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Vanda Milani participa do início  da colheita de soja 2020,em Capixaba

Publicado

em

Grande incentivadora do agronegócio e integrante de família ligada ao meio rural e agroindústria,  deputada Vanda Milani(Solidariedade)-juntamente com o governador Gladson Cameli: do vice-governador ,Major Rocha, secretário de Agricultura dr. Edvam Azevedo, demais auxiliares de Governo  e parlamentares-participou da abertura oficial ,esta sexta-feira(14), da colheita da soja da safra de  2020 que teve lugar na fazenda Campo  Esperança, de propriedade do empresário Jorge Moura e localizada às margens da BR-317,no município da Capixaba. “É uma grande satisfação prestigiar um evento que simboliza   o marco de um novo tempo para o Acre, marcado pelo empreendedorismo, desenvolvimento e geração de emprego e renda”, disse a deputada.

O empresário, lembrou a deputada , plantou 1.350 ha de soja e mais de 250 ha de milho  demonstrando acreditar no desenvolvimento do meio rural. “Jorge Moura vem de  uma família talhada para o trabalho e como ele tantos outros acreanos -agricultores e  pecuaristas- que com certeza estão agora à frente para ajudar nosso Governo a abrir o agronegócio para o nosso Estado. Basta olhar para esta fazenda e ver que Jorge Moura só vem reaproveitando o que já estava aberto e este é um exemplo de sustentabilidade para todo nosso Estado”.

A parlamentar salientou ainda que a Secretaria do Meio Ambiente e o Imac estão em franco trabalho. ”Não há uma licença ambiental empacada e a orientação é que todos tenham o mesmo tratamento. Estão sendo realizados mutirões ambientais  no Alto Acre e futuramente  em Cruzeiro do Sul e demais regiões para resolver as licenças ambientais ao agronegócio  em nosso Estado. O ser humano não caminha sozinho e o meio ambiente não caminha sozinho: um tem que respeitar o outro”.

Tudo isto, de acordo com a parlamentar, demonstra a seriedade no trabalho que está sendo feito. Segundo Vanda Milani, a pujança do setor rural acreano “e nossa vocação agrícola num Estado cujo potencial agropecuário só tende a crescer, criando prosperidade econômica  num circulo virtuoso que faz gerar e girar riqueza, beneficiando os demais setores como comércio, indústria e serviços”. Para a deputada, o desenvolvimento econômico e progresso social acreano passam necessariamente e tem como um de seus pilares o agronegócio, “cujo o estímulo e incentivo é um dos compromissos do Governo Gladson Cameli”.

Trabalho

Vanda Milani lembrou que , como deputada em Brasília, vem participando deste esforço conjunto em assegurar ao meio rural, através das emendas parlamentares e estímulo ao fomento , os meios necessários e a segurança  ao produtor agrícola. Segundo a parlamentar, o trabalho no Congresso Nacional  tem como foco garantir recursos para  a abertura de ramais, a trafegabilidade das estradas para escoamento da produção e aquisição de insumos e  equipamentos agrícolas para todas as culturas (desde a agricultura, pecuária ,agroflorestal ,piscicultura e afins) que vão proporcionar riqueza, renda e sobretudo aumento  e diversificação de produção ,”fazendo com que os  produtos abasteçam não apenas os mercados de fora mas também cheguem aos consumidores locais a preços muito mais justos e acessíveis à população”

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo