fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Vacina da Pfizer contra covid-19 é a 1ª a obter registro definitivo no Brasil

Publicado

em

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu o registro definitivo para uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19  no Brasil. Segundo a agência, os estudos e testes clínicos mostraram a “segurança, qualidade e eficácia” do imunizante.

© Marco Verch (via Flickr) A vacina contra a covid-19 da farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech recebeu o registro definitivo da Anvisa

A decisão foi divulgada nesta 3ª feira (23.fev.2021) em uma reunião com os diretores da Anvisa. Essa é a 1ª vacina a obter o registro definitivo no país. No entanto ela não está em uso no Brasil porque o governo federal ainda não tem um acordo para a compra de doses com a Pfizer.

O governo Jair Bolsonaro recusou, em janeiro, a compra de 2 milhões de doses do imunizante. No mesmo mês, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reclamou das condições de compra do laboratório.

Todos já sabem das cláusulas da Pfizer. Eu acho que eu não preciso repetir, mas eu vou ser sucinto: isenção completa de responsabilidade por efeitos colaterais de hoje ao infinito. Simples assim”, disse o ministro em 11 de janeiro.

Nesta 2ª feira (22.fev) a Pfizer informou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) que não aceita as condições do governo brasileiro para a venda da vacina contra a covid-19 no país. A cláusula que gerou a disputa e travou as negociações foi a que repassa ao governo brasileiro a responsabilidade por eventuais disputas na Justiça por causa de efeitos adversos provocados pelo imunizante.

Atualmente, a vacina da Pfizer é aplicada em 69 países. O Brasil é o 3º a conceder o registro definitivo ao imunizante.

O laboratório pediu o registro definitivo no início de fevereiro. Segundo nota divulgada pela da Anvisa, as análises técnicas da agência foram feitas em 17 dias. O prazo era de 60 dias, mas a agência tem sido pressionada a realizar os procedimentos técnicos com mais rapidez durante a pandemia.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, comemorou a rapidez e a liberação para uso da vacina da Pfizer. O imunizante da Oxford/AstraZeneca também está sendo analisado pela agência para uso emergencial. “Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas. Esse é o nosso compromisso”, afirmou Torres, em nota.

A campanha de vacinação brasileira utiliza a vacina da AstraZeneca e a CoronaVac. Mas vem enfrentando a escassez de doses e o desabastecimento do imunizante nas capitais do Brasil. A vacina da Pfizer poderia ajudar na solução deste problema, já que estudos preliminares mostraram que a 2ª dose deste imunizante pode ser atrasada sem prejuízo na segurança e eficácia.

A continuidade das negociações entre o Brasil e a Pfizer aguardam a avaliação do Palácio do Planalto para prosseguir. Congressistas também se envolveram na questão e estão dialogando com o laboratório. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), presente na reunião de Pacheco com a empresa nesta 2ª (22.fev) já indicou que o Congresso Nacional está em busca de uma solução própria.

“Nós vamos abrir o diálogo necessário com a Câmara dos Deputados. Estará sendo preparado um projeto de lei com base em todos os condicionantes que são necessários para a entrada dessas empresas”, disse Randolfe.

Mais informações em instantes

Comentários

Continue lendo

Flash

Abrindo as atividades em comemoração aos 32 anos de Epitaciolândia, prefeitura leva Programa Saúde na Comunidade aos moradores do Mato Grosso

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria de Saúde realizou neste sábado, 20, a edição 87 do Programa Saúde na Comunidade, as ações e serviços foram levados para atender os moradores do Ramal do Mato Grosso e adjacentes.

A ação faz parte das programações em comemoração aos 32 anos de emancipação política e econômica do município, O Prefeito Sérgio Lopes acompanhado da Secretária de Saúde Jessica Morais, esteve dialogando com os moradores e os profissionais de saúde.

“Mais uma vez estamos aqui na comunidade do Mato Grosso trazendo a 87ª Edição do Programa Saúde na Comunidade, esse é um programa que consolida nossa gestão como uma que mais atende pessoas na área da saúde em todo estado do Acre, são 88.936 procedimentos, e isso demonstra o nosso carinho e nosso compromisso com nossa gente. ” Destacou Sérgio Lopes.

Foram realizados um total de 1.779 procedimentos sendo:

Atendimento médico: 161

Procedimento odontológico: 294

Procedimento de enfermagem: 325

Atendimento Psicólogo: 20

Vacina de rotina: 62

Dispensação de medicamentos: 168

Teste rápido ISTs: 12

Teste rápido COVID: 3

Auxílio Brasil: 30

PCCU: 22

Cortes de cabelo: 68

Ultrassonografia: 47

Vacina Antirabica: 59

Eletrocardiograma: 9

Atendimentos especializados: 499

Consulta Nutricionista: 32

Bioimpedância: 33

Consulta Ginecologista: 40

Colposcopia: 29

Consulta Oftalmologista: 92

Tonometria: 88

Ultrassom ocular: 81

Mapeamento de retina: 88

Ortopedista: 16

Em 87 edições do Programa Saúde na Comunidade, a prefeitura na gestão dom prefeito Sérgio Lopes já realizou o total de: 88.936 procedimentos com diversas especialidades em saúde.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Companhia Especial de Fronteira presta homenagem aos veteranos do Exército

Publicado

em

Momento de confraternização entre amigos que puderam relembrar de muitas histórias.

Com apoio de Emerson Frazão – 

Em uma emocionante celebração dedicada ao Dia do Exército, a CEF Companhia Especial de Fronteira, localizada no município de Epitaciolândia, realizou uma comovente homenagem aos veteranos. O evento, que contou com um café da manhã e reencontro entre antigos camaradas de farda, convidou a todos a reviverem os momentos de formatura em um desfile conjunto.

A atmosfera de camaradagem e nostalgia preencheu o espaço da CEF, situado na companhia de Fronteira do município de Epitaciolândia, durante todo o dia 19 de abril, data especial em homenagem ao Dia do Exército. O encontro proporcionou aos veteranos a oportunidade única de relembrar histórias, aventuras, serviços prestados durante suas jornadas militares.

Veteranos receberam a homenagem e participaram da abertura do desfile, além dos momentos de emoção em poder encontrar amigos que não viam a muito tempo.

O desfile, momento emblemático do evento, evocou lembranças do passado, transportando os presentes de volta aos dias de formatura, quando marchavam orgulhosamente em união com seus companheiros de armas. A iniciativa da CEF Companhia Especial de Fronteira não apenas honrou os veteranos, mas também fortaleceu os laços de camaradagem e gratidão que permeiam a comunidade militar.

 

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Caminhão de coleta de lixo tomba e deixa motorista e garis feridos em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde deste sábado (20), um acidente envolvendo um caminhão de coleta de lixo deixou quatro pessoas feridas no bairro da Paz, em Rio Branco. O motorista identificado como Josiel da Silva Muniz, de 25 anos, e os garis Paulo Sérgio Rodrigues Feitosa, de 28 anos, Cairo Alexandre Vanderlei Nascimento, de 19 anos, e Wesley Leite de Souza, de 29 anos, foram os envolvidos no incidente.

De acordo com relatos de testemunhas, Josiel conduzia um caminhão da Empresa Limpebrás, responsável pela coleta de lixo na cidade, quando, em alta velocidade, perdeu o controle em uma curva na Estrada Alberto Torres, invadindo a pista contrária e tombando o veículo.

O impacto foi significativo, resultando na ejeção do motorista da cabine, que chegou a quebrar o para-brisa com o próprio corpo. Paulo Sérgio, um dos garis que realizava a coleta na parte traseira do caminhão, caiu do veículo, sofrendo perda de consciência, cortes na cabeça, escoriações e desorientação. Cairo e Wesley também sofreram escoriações pelo corpo.

Motoristas que passavam pelo local e moradores da área prestaram socorro às vítimas, acionando imediatamente a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias foram enviadas ao local, uma de suporte avançado e outra de suporte básico, para prestar os primeiros socorros e transportar os feridos ao pronto-socorro de Rio Branco. Paulo Sérgio, Wesley e Cairo deram entrada no hospital em estado estável.

Josiel permaneceu no local do acidente e, após breve resistência, foi necessária a intervenção de uma ambulância de suporte básico. Testemunhas relataram que o motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez. A polícia tentou realizar o teste do bafômetro, porém Josiel encontrava-se tão alcoolizado que mal conseguia manter-se em pé. Ao tentar soprar o bafômetro, o condutor acabou desmaiando e foi levado para dentro da ambulância do Samu, sendo também encaminhado ao pronto-socorro.

Para garantir a segurança e a realização da perícia, policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área. Após os procedimentos necessários, o caminhão foi removido do local por guinchos especializados, que tiveram que realizar manobras para desvirá-lo.

Comentários

Continue lendo