Conecte-se conosco

Geral

Um dia após completar 26 anos, homem é preso pela PM por receptação

Publicado

em

Guarnição do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM) recuperou na manhã desta terça-feira, 21, uma motocicleta com restrição de furto. O fato ocorreu na Via Chico Mendes, onde um homem de 26 anos foi preso.

Informados via Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) que um cidadão estaria transitando em uma motocicleta furtada na área do 2° distrito, a equipe policial redobrou a atenção.

Durante patrulhamento nas imediações da Controladoria Geral da União (CGU) conseguiu visualizar o condutor e proceder a abordagem. Na consulta veicular foi constatada a restrição de furto do veículo.

O condutor que havia completado 26 anos nesta segunda-feira, 20, recebeu voz de prisão por receptação e foi conduzido a Delegacia de Flagrantes (Defla). A motocicleta, Fan 125 de cor amarela, será restituída posteriormente ao proprietário.

Comentários

Geral

Idoso tenta passar com carro em alagação e é amarrado para não ser levado pela correnteza

Publicado

em

O representante comercial Jair Silva, de 35 anos, levou um susto hoje pela manhã ao receber uma ligação avisando que seu pai estava agarrado a um poste de energia na tentativa de não ser arrastado pela forte correnteza do Igarapé São Francisco, que transbordou inundando a Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco.

Segundo informações de Jair, o idoso achou que conseguiria trafegar pela avenida, que está alagada, e acabou boiando na correnteza. Não restando outra alternativa, o homem pulou do interior do veículo e se agarrou ao único ponto que não flutuava no local; um poste de energia.

Funcionários do Instituto de Educação Lourenço Filho flagraram o desespero do homem que, mesmo agarrado ao poste, tinha dificuldade para se segurar diante da correnteza. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas diante da demora, uma mulher que a reportagem não conseguiu identificar pulou na água e amarrou a vítima ao poste até que ele fosse retirado de lá. Mais tarde, com o pai já em segurança, Joel diz ter levado 40 minutos para conseguir amarrar o carro também ao poste.

Já durante a tarde, voluntários com cordas, e carros altos ajudaram na retirada do veículo.

Veja o vídeo:

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Bebê de 4 meses morre em casa e pais são presos em flagrante no interior do AC

Publicado

em

Caso ocorreu nessa sexta-feira (24) em Cruzeiro do Sul. Pais acionaram o Samu dizendo que filho estava desacordado e equipe atestou óbito.

Bebê de 4 meses morre em casa e pais são presos em flagrante no interior do AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, investiga a morte do bebê Paulo Miguel de Oliveira Silva, de 4 meses, dentro de casa no bairro Remanso. Os pais dele, Osório Prudêncio da Silva e Fernanda de Oliveira Silva, foram presos em flagrante.

O tenente-coronel Edvan Rogério, comandante da PM na cidade, informou que os pais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dizendo que o bebê estava desacordado. Quando a equipe de socorro chegou ao local, a criança já estava sem vida.

Como a criança estava com sangramento no nariz e os pais deram versões diferentes para o motivo, os paramédicos do Samu decidiram acionar a Polícia Militar.

“Quando o médico percebeu a estranheza do fato, porque eles alegaram ter sido uma queda e depois a possibilidade de a mãe ter dormido por cima do bebê, ele solicitou nossa presença. Fizemos o atendimento e eles dois foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos”, afirmou o comandante.

A informação que a polícia recebeu é que a mulher já teve um segundo filho que morreu nas mesmas condições, com poucos dias de nascido.

O delegado Everton Carvalho informou que os pais ainda vão ser ouvidos nesta sexta e, depois, devem passar por audiência de custódia. O corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade e o laudo deve apontar a causa da morte.

Comentários

Continue lendo

Geral

Lula assina decreto com regras de apoio ao setor cultural

Publicado

em

Segundo ministra da Cultura, texto harmoniza os regramentos vigentes

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, apresentaram na noite desta quinta-feira (23), no Theatro Municipal do Rio, o novo decreto que regulamenta o fomento cultural no país. O texto, a ser publicado nesta sexta-feira (24), estabelece regras e procedimentos para as leis de fomento cultural direto (Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Cultura Viva), fomento indireto (Lei Rouanet) e outras políticas públicas culturais, definindo objetivos e beneficiários.

Em seu discurso, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que o decreto “harmoniza” regramentos sobre cultura vigentes no país. “O decreto harmoniza as regras que antes eram uma colcha de retalhos, juntando o que de melhor tinha no projeto da lei Procultura, no projeto da lei do Marco do Fomento à Cultura, no programa Cultura Viva e nas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc”.

As leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc tratam da liberação de recursos para ajudar o setor cultural após a área ter sido fortemente atingido pela pandemia de covid-19. A Lei Aldir Blanc previa repasses anuais de verba a estados e municípios para ações no setor cultural.

Já a Lei Paulo Gustavo ajuda, também com repasse de verbas, estados e municípios a implementarem ações emergenciais para socorrer trabalhadores do setor cultural prejudicados pela pandemia. A Lei Rouanet, por sua vez, permite a empresas e cidadãos que apoiem financeiramente ações culturais e, em contrapartida, deduzam parte do Imposto de Renda.

Os conceitos para o fomento apresentados no decreto servirão de base para a padronização dos mecanismos de transferência de recursos, acompanhamento e prestação de contas de ações culturais financiadas com recursos do ministério. O decreto também define diferentes formas de apoio de premiação a bolsas, de incentivo fiscal ao financiamento reembolsável, do projeto a ações continuadas.

“O novo decreto confere clareza às responsabilidades da administração pública e do agente cultural, com simplificação de instrumentos para que todos os envolvidos possam focar no que é essencial na promoção da cultura, dando segurança processual para todos”, acrescentou a ministra. Margareth Menezes destacou ainda que o Sistema Nacional de Cultura será fortalecido como a instância fundamental das políticas culturais do país.

Lula falou pouco no evento. Explicou que não estava bem da garganta e precisava preservá-la para os compromissos na China, para onde embarcará nos próximos dias. Mas acrescentou: “Eu vim aqui para dizer a vocês que a cultura voltou de verdade no nosso país e que ninguém mais ouse desmontar a experiência cultural e a prática cultural do povo brasileiro”.

Decreto

Após a publicação do decreto, o Ministério da Cultura (MinC) terá até 30 dias para editar a Instrução Normativa necessária para o cumprimento das novas regras, trazendo os procedimentos detalhados para apresentação, recebimento, análise, homologação, execução, acompanhamento e avaliação de resultados dos projetos financiados.

Colaborou Douglas Corrêa, repórter da Agência Brasil

Edição: Marcelo Brandão

Comentários

Continue lendo

Em alta