fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Tucanos afirmam que Sebastião Viana não tem humildade para aceitar a lucidez de Jorge Viana

Publicado

em

Do ac24horas.com

O que deveria ser apenas mais uma entrevista do senador Jorge Viana (PT), na condição de vice-presidente do Senado e uma das maiores autoridades do PT nacional, a respeito da crise que se instalou no país e no próprio partido,  a partir do segundo mandato da presidente Dilma Roussef (PT), acabou por revelar uma briga intestina e fratricida entre ele e o seu irmão, o governador do Acre, Sebastião Viana (PT). A rusga entre os poderosos irmãos foi revelada após Jorge Viana criticar a falta de comunicação de secretários da atual administração.

Sebastião Viana teria autorizado seus gestores da área de comunicação a emitir uma nota, que deixou nas entrelinhas uma suspeita de possíveis irregularidades na área de comunicação da administração de Jorge Viana à frente do governo do Acre. O que talvez o atual governador não contava é que até mesmo os adversários políticos da FPA sairiam em defesa de seu irmão. Os líderes do PSDB, Major Rocha e Márcio Bittar atuaram como advogados e defesa de Jorge Viana.

O governador Sebastião Viana perdeu mais uma oportunidade de fazer uma autocrítica de sua administração, após o do momento de lucidez do seu irmão, um político que tem experiência administrativa para questionar tudo que tem sido feito de forma equivocada no governo do Acre. Ao invés de mandar seus lacaios atacarem Jorge Viana, ele deveria reunir sua equipe e fazer uma autocrítica dos projetos que não deram certo até o momento”, diz Rocha.

O deputado federal Major Rocha foi irônico ao citar a Álcool Verde, a fabrica de tacos e a fabrica de camisinha, empreendimento do governo de Jorge Viana. “Sebastião Viana poderia ouvir o irmão e pegar os exemplos de projetos mal sucedidos como a Álcool Verde, a fábrica de tacos e a de camisinhas que faliram, talvez assim, ele não tivesse repetido o mesmo fracasso com o Ruas do Povo, a Zona de Processamento de Importações, conhecida como ZPE”.

Rocha destaca que, “mesmo não concordando com Jorge Viana em quase tudo, entendo que ele está certo quando faz as criticas pelo modo petista de governar o país e o Acre. O senador que fazer o PT voltar para os caminhos da ética e do combate à corrupção, pena que nem os dirigentes nacionais petista, nem os dirigentes do partido do Acre, não têm a capacidade de assumir seus erros e falhas, principalmente as administrativas”, finaliza o deputado.

O presidente do PSDB, Márcio Bittar também opinou sobre a questão. Ele relembra que nos debates e incisões de TV, chegou a fazer ponderações sobre a diferença do modo de fazer política dos irmãos Viana. Eu disse na TV, que Jorge Viana chegou ao governo pelo amor e pela confiança, enquanto Sebastião Viana se mantém pela ameaça e pela truculência. Jorge Viana é um líder nato, mas seu irmão não conseguiu absorver nada desta capacidade política”, enfatiza.

O tucano afirma que as demonstrações explicitas de que existe um grave problema de relacionamento entre os Viana, joga por terra a tese de que a oposição não se une e parece mais um balaio de gatos.  “A unidade propalada por eles, não corresponde a verdade. Eles alegam  que são unidos e aposição é um balaio da gatos, mas é apenas um jogo de cena. O que há na verdade, dentro do PT, é uma disputa por território sem fim”, ressalta Bittar.

Para Márcio Bittar, o projeto da FPA tem como suporte o legado político dos mandatos de Jorge Viana. “Eu e muitas pessoas da oposição não devemos nada ao Jorge, mas todos os que estão exercendo algum tipo de cargo, devem e muito a ele. Quando o governo de Sebastião Viana tenta falar alguma coisa é porque é mal-agradecido ao irmão. Quando ele mostra a diferença com Jorge, existe aí uma dose de ingratidão, porque quem construiu este projeto foi o Jorge Viana”.

A margem mínima de votos que decidiram as últimas disputas eleitorais do Acre, o tucano também atribui ao senador Jorge Viana, que estaria entrando apenas para decidir o placar final. “Ele (Jorge Viana) é o político que mais prejudica a oposição. É ele quem decide as disputas com o percentual mínimo de votos que o PT precisa para ganhar as eleições. Na última disputa ele foi panfletar nas ruas e clamou para a militância voltar a defender o projeto”, finaliza Bittar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Enfermeira de confiança da gestão assume Secretaria de Saúde em Epitaciolândia no lugar de Sérgio Mesquita

Publicado

em

Jessica Moraes da Silva, Enfermeira de confiança do Prefeito, assume o desafio de liderar a Saúde Municipal

No dia 1º de abril, Epitaciolândia recebeu uma nova líder para sua Secretaria de Saúde. Jessica Moraes da Silva, uma jovem enfermeira de 26 anos, assumiu o cargo, trazendo consigo não apenas sua experiência profissional, mas também a confiança do prefeito Sérgio Lopes.

Jessica não é uma estranha para os corredores da saúde municipal. Sua jornada começou em 2021, quando foi chamada pelo prefeito para coordenar o setor de imunização. Sua dedicação e competência logo se destacaram, levando-a a ser transferida para a área de atenção básica em 2022.

A transição para o cargo de secretária de saúde é um novo marco em sua trajetória profissional. Ela assume o posto deixado por Sérgio Mesquita, que agora busca uma vaga como vereador. A continuidade das atividades deixadas por seu antecessor é uma das prioridades de Jessica, que pretende manter o ritmo e a qualidade dos serviços prestados à população de Epitaciolândia.

Ao assumir essa responsabilidade, Jessica enfrenta diversos desafios, desde a gestão dos recursos disponíveis até o enfrentamento de eventuais crises de saúde pública. Sua juventude aliada à sua experiência e comprometimento são características que despertam esperança e confiança na comunidade local.

O prefeito Sérgio Lopes expressou sua confiança na nova secretária, destacando sua capacidade de liderança e sua dedicação à causa da saúde pública. Para ele, Jessica é a pessoa certa para conduzir a Secretaria de Saúde neste momento crucial.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC lança projeto ” Cidadania e Justiça na Escola” em Jordão

Publicado

em

Por

Inédita no município, ação educativa ocorre nesta sexta-feira, 26, na Escola Municipal Manoel Rodrigues

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), lança o projeto “Cidadania e Justiça na Escola” no município de Jordão. A iniciativa chega à cidade nesta sexta-feira, 26, às 10h, na Escola Municipal Manoel Rodrigues, localizada na Rua Tadeu Teixeira, bairro Centro.

No lançamento estarão presentes a desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, juízas e juízes das Varas da Infância e Juventude, representantes do Ministério Público do Acre (MPAC), da Secretaria de Esporte e Educação do Acre (SEE) e da Prefeitura de Jordão.

Pela primeira vez realizado  no município, o projeto busca oferecer noções básicas sobre o Poder Judiciário e suas atribuições, como também os direitos e deveres de toda cidadã e cidadão brasileiro. O objetivo é transformar os participantes, majoritariamente alunos do 5° ano do ensino fundamental,  em agentes multiplicadores de informação e paz.

Durante este ano, o projeto planeja desenvolver diversas ações, como palestras, visitas guiadas aos fóruns, distribuição de material educativo lúdico, concurso de redações e entrega de premiações. 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC promove reunião em Brasileia para discutir políticas públicas educacionais a indígenas em contexto urbano

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião para discutir os desafios enfrentados pela população indígena em contexto urbano do município no acesso à educação.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Juleandro Martins e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Francisca da Silva Oliveira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir da Silva, da liderança indígena Marilza Jaminawa, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o alto índice de evasão escolar, a distorção idade-série, adequação do ensino à cultura indígena e promoção da tolerância e respeito à diversidade entre os demais estudantes.

O promotor de Justiça destacou a importância do diálogo para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelos indígenas. “Nosso objetivo foi discutir sobre os desafios e caminhos para o acesso e permanência na escola dos indígenas em contexto urbano, bem como monitorar as pactuações que foram feitas nas edições anteriores em relação aos eixos saúde e assistência social”, afirmou.

Entre os encaminhamentos, destacam-se a realização de ações de conscientização com familiares sobre a importância da escolarização, mapeamento das crianças que estão fora da escola e envio da lista de evasões ao MPAC, além de levantamento de alunos que tenham perfil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sobre o Projeto TXAI – Atuação do MPAC na defesa dos povos indígenas

O Projeto Txai é uma iniciativa da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia e das Promotorias de Justiça de Manoel Urbano e Assis Brasil, em parceria com o Natera. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de execução das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos fundamentais da população indígena do Acre, por meio de um conjunto articulado de ações e iniciativas, dentro da atribuição do MP acreano, visando conferir maior resolutividade à ação ministerial na temática indígena.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo