Cruzeiro do Sul será a próxima a ter o registro civil online implementado.
Em 2013, outras 3 unidades interligadas foram ativadas.

G1/Ac

Mais três cidades do interior do Acre, Brasiléia, Plácido de Castro e Xapuri começaram a emitir certidões de nascimento online. A implementação do registro civil online faz parte do projeto do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e interliga cartórios e hospitais. A próxima Comarca a ser contemplada com o projeto será a de Cruzeiro do Sul. Os municípios de Tarauacá e Feijó também devem receber o registro civil online. A perspectiva do órgão é que, nos próximos meses, outras unidades de saúde do interior e da capital recebam o serviço.

A emissão do registro civil é feita online no local de nascimento, dentro da maternidade. A ideia é estender o serviço a todas as unidades hospitalares que realizem partos. Elas vão ficar interligadas por meio do sistema, denominado Portal de Serviço Eletrônico Compartilhado, estabelecido entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e os cartórios do Acre.

Segundo o TJ-AC, em 2013 foram ativadas três unidades interligadas diretamente das maternidades, sendo duas em Rio Branco e uma em Brasiléia. No Acre, existem 24 cartórios que realizam o registro civil, desses, apenas dois ainda não foram interligados ao sistema.

Comentários