fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

TRE-AC homenageia desembargadora Cezarinete Angelim com entrega de medalha à família

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou Sessão Solene de Outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral à desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim (in memoriam) na tarde desta terça-feira, 16, data em que ela comemoraria aniversário.

A medalha foi entregue à família da homenageada, representada pela mãe Francisca Chagas da Costa, pela irmã Maria Cesarineide de Souza Lima, pelo filho Stephane Quintiliano de Souza Angelim e pelos sobrinhos Paula Cezane, Poline Helena de Araújo Aguiar e Alex Silva de Souza.

Compuseram a mesa de honra os membros da Corte Eleitoral; o procurador do Estado, Luciano Fleming Leitão, representando o governador; a desembargadora Eva Evangelista, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e a irmã da homenageada, Maria Cesarineide de Souza Lima, que é desembargadora do TRT da 14ª Região, com sede em Porto Velho.

Além dessas autoridades, prestigiaram a solenidade os desembargadores do TJAC, Samoel Evangelista, Roberto Barros, Laudivon Nogueira, Júnior Alberto e Luís Camolez, e a defensora pública geral em exercício, Simone Santiago. Também estiveram presentes servidores do TRE-AC e do TJAC.

A condecoração é concedida aos membros da Corte Eleitoral pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A magistrada exercia o cargo de vice-presidente do TRE-AC desde agosto de 2017.

Em nome dos demais membros da Corte, a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro, ressaltou a importância da honraria concedida e as qualidades da homenageada: “Penso que Cezarinete não teve só mérito profissional, sua história de vida, desde criança, foi coroada com grandes méritos, entre eles, os de filha, irmã, esposa e mãe”, disse no início do discurso.  Em Seguida, disse que a magistrada era uma entusiasta da conciliação e mediação, pois acreditava que esses mecanismos além de aproximar o Judiciário das pessoas, conduziam à pacificação social.

A irmã da homenageada, desembargadora Cesarineide de Sousa Lima, agradeceu aos membros da Corte pela condecoração. “Quero externar a minha emoção de estar hoje aqui nesta casa, que é tão importante para o Brasil, principalmente neste momento de eleições que estamos vivendo. Agradeço à Corte Eleitoral do Acre por essa justa homenagem à minha irmã, que sempre buscou a justiça justa e fraterna”, enfatizou.

O ato solene foi marcado por comoção em diversos momentos. Um vídeo contendo fotos de toda a trajetória da homenageada, desde a infância, com acervo cedido pela família, à atuação dela como advogada, juíza e desembargadora foi apresentado com a trilha sonora cantada na voz de uma das filhas da magistrada, Giovanna Angelim.

Antes de encerrar a sessão solene, a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, convidou os membros da Corte, para que juntos, entregassem um buquê de flores à mãe da desembargadora Cezarinete, Francisca Chagas da Costa.

“A estimada desembargadora Cezarinete Angelim deixou uma marca indelével em nossos corações, com sua sabedoria e coragem, marcando para sempre esta corte com decisões insofismáveis, também nos presenteou com sua personalidade de mãe amorosa e dedicada, mulher guerreira e batalhadora, desembargadora atuante e comprometida com a justiça, cuja fé transbordava em ações. Que cada um dos presentes sinta o reconforto do consolo de saber que não há fim para aqueles que semearam a justiça”, destacou a presidente do Tribunal.

Renata Brasileiro

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo