fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Tchê sugere que parlamentares discutam temas de interesse da sociedade acreana

Publicado

em

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O terceiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado José Luís Tchê (PDT), falou na sessão desta terça-feira, 11, que os deputados estaduais precisam pautar temas importantes que resultem numa produção “satisfatória” dentro do Poder Legislativo. De acordo com o parlamentar, temas como a Operação G7 não precisam ser debatidos na tribuna uma vez que se trata de um caso judicial. Não é a primeira vez que o deputado pede a atenção dos demais parlamentares para assuntos como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Fundo de Participação dos Estados (FPE) e outros.

Na sessão de hoje o deputado pediu que os colegas, tanto da bancada de oposição quanto da bancada de situação, voltassem seus pronunciamentos para o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que já se encontra nas Comissões da Aleac para ser apreciado pelos deputados. “Já estamos há 31 dias discutindo a Operação G7 nesta Casa e, diga-se de passagem, esse caso, que se encontra na responsabilidade apenas da Justiça, está pautando os debates durante as sessões. O que esta Casa tem que fazer é discutir temas importantes como a ZPE, o FPE para que assim possamos ter uma produção satisfatória neste Parlamento. Nós vamos votar neste primeiro semestre a LDO que chegou a esta Casa em tempo hábil e merece nossa atenção, temos que parar de falar do G7 e começarmos a nos debruçar em temas que são de interesse da sociedade”, disse.

No Grande Expediente o parlamentar voltou à tribuna para repudiar a maneira como os agentes socioeducativos adentraram na galeria Marina Silva. O deputado não achou adequada a forma como o presidente da categoria, Betho Calixto, “aos gritos” apresentou a pauta de reivindicação o que acabou atrapalhando a sessão. O deputado lembrou que a Aleac é a única Assembleia Legislativa que sempre esteve de portas abertas para qualquer categoria trabalhista.

“Eu sou a favor do diálogo, acredito que não é na base do grito que resolvemos as coisas. Não é a primeira vez que o senhor Calixto vem a esta Casa e aos gritos nos deixa a par da situação da categoria, isso não ajuda apenas atrapalha o debate além de atrapalhar a sessão. Nós sempre recebemos as categorias que procuram este Poder e sempre tratamos na base do diálogo porque é assim que resolvemos as coisas, até porque a Aleac é a única Assembleia que abre as portas para todas as categorias trabalhistas”, finalizou.

Comentários

Acre

Prefeitura participa de análise do turismo elaborada pelo Programa DEL Turismo

Publicado

em

Capital acreana entra na segunda fase do projeto (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), participou, nesta segunda-feira (25), no auditório da Fieac, no Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, da apresentação da análise situacional do turismo da capital, elaborado pelo Programa DEL Turismo.

Por Rio Branco ser a primeira capital do país a trabalhar com o Programa, a capital acreana entra na segunda fase do projeto: a análise situacional.
Nesta etapa, a população é ouvida para saber como o turismo é visto no município e o que precisa ser trabalhado.

Segundo o secretário da SDTI, Cel. Ezequiel Bino, essa apresentação soma ao que a municipalidade já vem fazendo em relação ao turismo. Ele destacou que muito coisa boa ainda vem para essa área.

“Importantíssima para termos um cenário concreto da nossa realidade. A partir daqui, com todos que fazem parte do pleito turístico, por meio da posse dessas informações, começamos a trabalhar. Ver aquilo que precisamos melhorar, potencializar aquilo que já é bom, enfim, traçar
um bom caminho para o turismo local”.

O vereador Samir Bestene parabenizou a prefeitura por protagonizar ações como essa que vem para impulsionar a capital no cenário do turismo.

“O turismo é uma forma de gerar emprego de uma maneira mais rápida, espero que a partir daqui possamos ter outros Fóruns para que essa discussão se torne realidade e possamos fortalecer esse número de pessoas que frequentam nossa cidade, a fim de aumentar o número de turistas em Rio Branco”.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Thiago Higino, explicou que essa é uma etapa preparatória para uma nova página do desenvolvimento social, econômico e, principalmente, sustentável de Rio Branco, através do turismo.

“Hoje, com o DEL a Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da SDTI e Conselho, nós vencemos a primeira etapa que, na verdade, é através desse diagnóstico que será possível definirmos os próximos passos para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, da marca da cidade, construção do fundo, ou seja, tudo aquilo que vai apontar o nosso principal”.

De acordo com o consultor do DEL Turismo, Estácio Guimarães, a partir dessa análise é possível rever o que precisa ser mais potencializado no turismo local e através disso trabalhar em cima do mapa estratégico do município junto a SDTI e ao Comtur.

“A análise é feita em dois momentos, a gente faz um estudo de todos os dados disponibilizados pelo IBGE, Caged e outros, em cima disso, começamos a trabalhar uma entrevista guiada na qual conseguimos ver se sob seis perspectivas o turismo sendo desenvolvido, que vai desde a questão da gestão do destino, passando pela natureza, cultura e finalizamos pelos modelos de negócio existentes no município”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sessão solene marca encerramento da Semana Nacional de Trânsito no Acre

Publicado

em

O plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi o local escolhido para o encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre, nesta segunda-feira, 25. A sessão solene contou com a participação de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Segurança Pública, da Saúde e representantes de instituições parceiras.

Evento reuniu servidores do Detran, da Saúde, da Segurança Pública e instituições parceiras. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Com início simultâneo em todo o país no último dia 18 de setembro, a SNT é uma atividade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e reúne órgãos de trânsito de todas as esferas em um trabalho de conscientização de motoristas e pedestres para uma nova cultura de paz no trânsito.

“O trânsito funciona como uma cidade, onde cada casa tem sua responsabilidade. A tarefa de fazer das vias locais mais seguros é de todos nós, por isso precisamos sensibilizar todos os que as utilizam. No trânsito, nossa maior escolha precisa ser viver”, lembrou a presidente do Detran, Taynara Martins.

Taynara Martins, presidente do Detran, alertou para a responsabilidades de todos os usuários das vias. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Desde a semana passada, as equipes de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran intensificaram as ações educativas na capital e no interior, por meio das Circunscrições Regionais (Ciretrans). Palestras em escolas, unidades de saúde, empresas, espaços públicos e distribuição de material educativo foram algumas das atividades realizadas.

“O trabalho do Detran é realizado na capital e em todo o interior. Vemos as equipes nas ruas, muitas vezes embaixo de sol e chuva. É um trabalho árduo, mas tudo isso pelo bem maior, que é salvar vidas. O Detran precisa contar com o auxílio de todos nós”, destacou o deputado federal Gerlen Diniz.

Detran homenageou personalidades engajadas na causa do trânsito. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Os acidentes de trânsito ocupam a 8ª posição no ranking das principais causas de mortes no mundo e a 5ª no Brasil. Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), em 75% dos sinistros, há o envolvimento de pessoas do sexo masculino, realidade que precisa mudar o quanto antes, segundo o proponente da Sessão Solene na Aleac, deputado Pedro Longo.

“Nossa ideia em propor uma sessão solene aqui na Aleac é, de fato, chamar a atenção dos nossos condutores para os perigos da imprudência. O poder público tem papel fundamental nesse processo de mudança de comportamento dos motoristas e pedestres, mas cada envolvido no trânsito precisa fazer a sua parte”, afirmou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza serviços de melhorias de ruas com operação tapa buracos em Epitaciolândia

Publicado

em

A prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando uma operação tapa buracos em diversas ruas de Epitaciolândia, a priori as principais vias estão sendo atendidas.

Segundo informou o prefeito Sérgio Lopes esses serviços estão sendo possível por causa de uma emenda da então deputada federal Perpétua Almeida que destinou os recursos para a compra dos insumos para corrigir diversos pontos da cidade.

“Estamos realizando essa operação tapa buracos nas principais vias de Epitaciolândia, isso está sendo possível graças a parceria da ex-deputada federal Perpétua Almeida que destinou uma emenda para a compra de insumos para esse serviço”. Destacou o prefeito.

Veja a reportagem em vídeo:

Comentários

Continue lendo

Em alta