Públicos alvos: prefeitos, vereadores, secretários, contadores, controladores internos, assessores jurídicos, representantes dos conselhos gestores e interessados pelo tema

Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), o seminário “Gestão pública: problemas e soluções” estar sendo realizado neste dia 2 e 03/06/2015 (terça e quarta), com a participação dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia

O seminário será realizado em seis municípios do estado. O primeiro evento aconteceu na escola estadual João Ricardo de Freitas, em Plácido de Castro, nos dias 26 e 27 de maio, os temas abordados nos municípios serão os mesmos em todo o estado em 2015.

Presidente do TCE/Acre, Naluh Golveia, esteve presente no encontro realizado na Câmara de Epitaciolândia - Foto/captura
Presidente do TCE/Acre, Naluh Golveia, esteve presente no encontro realizado na Câmara de Epitaciolândia – Foto/captura

A programação traz conteúdos voltados a responsáveis técnicos pela operacionalização no poder executivo, câmaras municipais e entidades da administração indireta e a controladores internos e gestores municipais com os temas: Controle Social, Lei Complementar Nº 123/2006, Nova Formula de Comunicação Processuais do TCE-AC, Licitações e Contrato na Prática, Lei de Responsabilidade Fiscal: Portal Transparência e Lei de Acesso à Informática, A responsabilidade dos Municípios na Contratação de Terceirizados, Apresentação e Utilização do Sistema de prestação de Contas do TCE, Ouvidoria: Canal de Comunicação com a Sociedade, A Nova Contabilidade Pública: Aspectos Práticos e dinâmica de Aprendizagem – Pratica Contábil.

Os participantes do seminário do TCE/AC, públicos alvos: prefeitos, vereadores, secretários, contadores, controladores internos, assessores jurídicos, representantes dos conselhos gestores e interessados pelo tema.

O objetivo é exercer o papel pedagógico para o jurisdicionado. De acordo com Adriana Mendes, responsável pela Escola de Contas do TCE, esta é uma forma de propiciar um momento em que o jurisdicionado possa tirar suas dúvidas com a equipe técnica do Tribunal.

03

“É uma forma de propiciar um momento em que o jurisdicionado possa tirar suas dúvidas com a equipe técnica do Tribunal”, declara.

Neste ano, serão dois dias de seminário em cada local, com abertura de debates e ainda, uma dinâmica de aprendizagem para técnicos das áreas financeira e contábil das prefeituras e câmaras.

A escolha dos temas abordados foram de acordo com as solicitações dos gestores, dificuldades dos municípios e diretrizes com base em novas leis, entre estes: a lei de responsabilidade fiscal, a lei complementar 123/2006, a nova forma das comunicações processuais, controle social entre outros.

Em relação ao controle social. “Vamos informar como eles podem chegar a informação, como é feito essa fiscalização e eles retornam pra gente com as denuncias, com acompanhamento”, afirma Jeú Campelo, Inspetor da 2º IGCE e um dos palestrantes.

Nos anos anteriores os seminários eram realizados em três municípios Rio Branco, Cruzeiro do Sul, e Brasiléia substituído por Epitaciolândia. Em 2015, o evento também acontecerá em Sena Madureira e Feijó.

Prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes esteve presente no seminário - Foto: Lair Sabino
Prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes esteve presente no seminário – Foto: Lair Sabino

O evento é realizado pela Escola de Contas do TCE/AC. Para mais informações entrar em contato com as analistas Adriana Mendes e Nucineide de Lima através dos telefones (68) 3025-2091/2030.

SEMINÁRIO TCE – 2015 – EPITACIOLÂNDIA

Data: 02 e 03 de junho de 2015 (terça e quarta).
Local: Auditório da Câmara Municipal de Epitaciolândia
Avenida Santos Dumont, N.º 1230 – Centro. Epitaciolândia – Acre.
Horário: 8h às 17h30min.

REALIZAÇÃO: Tribunal de Contas do Estado do Acre. A programação com o tema “Prestações de contas municipais: problemas & soluções” encerrou às 17h30 do dia 3.

DSC_0878

Marcus José Lima, com assessoria TCE/AC – oaltoacre.com/2015

 

 

Comentários