fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Sintesac comprova falta total de segurança dos trabalhadores no hospital de Brasileia

Publicado

em

falta-de-seguranca-brasileia-03-11-2016-05

Depois da prisão de um paciente alterado e armado dentro do hospital, os familiares do agressor estão rondando a unidade de saúde para se vingarem

A Diretoria Provisória do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) esteve na cidade de Brasileia nesta quinta-feira (03) para checar a falta de segurança no Hospital Raimundo Chaar e ver como podem ser melhoradas as condições trabalho dos servidores.

No último fim de semana um paciente visivelmente alterado se desentendeu com a equipe de plantão, arrancou o equipo de soro do braço e saiu ameaçando. Momentos depois o paciente voltou com uma arma de fogo carregada e somente não houve um homicídio pela intervenção de um enfermeiro e outras pessoas.

falta-de-seguranca-brasileia-03-11-2016-03
O presidente da comissão provisória do Sintesac, João Batista Ferreira dos Santos, revelou que foi constatado no local que existe uma grande falha na segurança, o que tem deixado os servidores profundamente amedrontados.

“Por conta das agressões, os servidores não querem mais assumir o plantão de fim de semana por falta de segurança. Não tem porteiro, segurança armada ou policial. Isso tudo está deixando a equipe muito ansiosa”, informou.

Na noite de quarta-feira, um parente do agressor detido estava rondando o hospital e perguntando nome de quem estava de plantão, principalmente se o enfermeiro Ronaldo se encontrava. Por conta disso, João Batista e o enfermeiro foram até a delegacia e relataram o fato aos policiais de plantão.

PM admite não ter efetivo e equipamento para melhorar segurança

João Batista revelou ter ido ele, a advogada Kamila Kirly dos Santos Braga, a enfermeira Ana Cláudia Amorim e visitado o comandante da Polícia Militar (PMAC) na fronteira, Capitão Fredson. A ação dos membros do Sintesac foi no sentido de providenciar um plano de segurança para os servidores locais.

“Nós estivemos no hospital e vimos os servidores aflitos e assustados, por isso fomos buscar as informações com o comandante da PM para uma solução, que pode ser uma ronda periódica se não puder manter uma equipe de plantão”.

falta-de-seguranca-brasileia-03-11-2016-04

João Batista revelou que o comandante prometeu ampliar as rondas, mas também ressaltou ser o efetivo muito pequeno. O militar salientou que há três anos eram 125 homens, mas hoje são apenas 90 homens, dos quais só 60 em atividade plena para fazer o patrulhamento em Brasileia e Epitaciolandia e ainda apoiando as ações em Assis Brasil. O capitão Fredson revelou ainda estarem as viaturas danificadas e sem condições ideais de trabalho.

“Por conta disso, liguei para o secretário de Saúde e ele disse que haveria uma reunião com o secretário de Polícia Civil para melhorar a segurança. Vimos com os nossos próprios olhos a situação precária dos nossos companheiros”, destacou João Batista.

Enfermeira confirma ameaças e clima de insegurança

A enfermeira Ana Cláudia Amorim confirmou que os familiares do rapaz preso pela ameaça do final de semana passada estiveram no hospital perguntando se o enfermeiro Ronaldo estava de plantão e também onde ficava a escala de servidores de plantão.

“O Comandante da PM se sensibilizou com a situação, mas a situação é péssima para os policiais. A PM está com sobrecarga de serviço e tem mais problemas no fim de semana e eles estão sem policiais”.

A enfermeira revelou ainda que o delegado de Brasileia responde ainda pelas delegacias de Assis Brasil e Epitaciolândia.

falta-de-seguranca-brasileia-03-11-2016-05

Ana Cláudia afirmou ter muita gente apoiando o rapaz agressor, dando apoio para fazerem atos contra os servidores: “Eles estão culpando os servidores por um problema que é do Estado. As demoras no atendimento e a falta de medicamentos não depende dos servidores. A população se revolta com a figura errada. Tem reclamar do governo que não providencia”, salientou.

Mas, para Ana Cláudia, o delegado falhou quando não manteve o agressor preso. “O pessoal da unidade está em dúvida, pois não sabem se vão trabalhar no fim de semana. Se diminuir a equipe que já é pequena, principalmente quando a demanda de serviço aumenta com alcoolizados e drogados nos fins de semana, a situação vai ser caótica”, destacou.

O Sintesac está estudando agora como envolver o MPAC para tentar resolver a situação. Além disso, as facções ficam impondo o terror na cidade, causando medo nas pessoas e fazem ameaças.

Fonte: Asscom Sintesac

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo