fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Sicoob Acre entrega novas instalações à população de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Cooperativa de Crédito e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) presenteou à população de Cruzeiro do Sul com a entrega de novas instalações para cooperados, empresas e à população. O espaço, inaugurado no sábado, 10, está localizado na Avenida Coronel Mâncio Lima e triplica a capacidade de atendimento em relação ao antigo prédio alugado. Com isso, os cooperados terão mais comodidade e maior oferta de serviços na capital do Juruá.

Além dos servidores, diretores e associados, participaram do ato de abertura o governador Gladson Cameli, empresários da região e a sociedade em geral. Na ocasião, a Cooperativa homenageou os empreendedores locais e funcionários que mais apoiaram o Sicoob Acre na chegada a Cruzeiro do Sul, em 2015, colaboraram para o crescimento na região e contribuíram para a expansão no local, entre os agraciados estavam Francisco Cameli Messias, João Eudes Negreiros de Oliveira, Karem Rafaela da Costa Oliveira, Vanir Rodrigues da Silva e Antônio Tomé de Melo Júnior. A ação foi feita pelo diretor-presidente da instituição, José Generoso.

Ele afirmou que a abertura do espaço é a concretização de um sonho antigo, um local próprio, com mais conforto e qualidade para a sociedade cruzeirense. “Em menos de sete meses iniciamos e finalizamos este ponto de atendimento graças ao apoio dos cruzeirenses. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que colaboraram para que chegássemos até aqui, é uma obra de muitas mãos. Esta é a primeira agência construída genuinamente por nós e isso demonstra um avanço”.

Generoso afirmou ainda que Rio Branco também ganhará uma nova sede com espaço próprio, já que o projeto já está em andamento. Além disso, ele garantiu que serão abertos novos pontos de atendimento em Sena Madureira, em 2021, Taraucá, 2022, e mais seis agências móveis por todo estado. “Nosso projeto de interiorização não foi deixado de lado mesmo com a pandemia e continuará mais forte pelos próximos anos. O Sicoob trabalha cada vez mais pela nossa sociedade”.

Gladson Cameli, que é natural de Cruzeiro do Sul, lembrou que o município é o segundo maior do Acre e recebe moradores de cidades vizinhas e do Amazonas. Ele destacou que a cooperativa contribui de forma intensa para a geração de emprego e fortalecimento da economia. “É um ator muito importante para diversos setores do Acre. Parabenizo ao Generoso e demais integrantes do Sicoob por esta obra bonita e eficiente. Contem comigo sempre. Logo, logo virei aqui para virar um cooperado”.

O investimento no empreendimento, iniciado em março e finalizado este mês, é de mais de R$ 2 milhões. Entre os serviços prestados pela cooperativa estão créditos para pessoa física e jurídica; financiamento de veículos; seguros para imóveis, veículos e pessoas; previdência; máquinas para pagamento com cartão de crédito; oferta de Soluções Integradas de Pagamento (Sipag); a inovadora maquininha de cartão da entidade; conta corrente; conta garantida; crédito consignado e cobrança bancária.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo