fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Senadora Mailza Gomes destaca apoio, protagonismo e fortalecimento do Progressistas para eleições municipais 2020

Publicado

em

Confiança, apoio, protagonismo e responsabilidade são valores fundamentais para o fortalecimento da sigla em todo o estado para as eleições municipais de 2020, destacou a presidente regional do Progressistas/Acre, senadora Mailza Gomes nesta terça-feira, 29. Atualmente o Progressistas conta com três (3) deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Jr, o governador do estado, Gladson Cameli, sete (7) prefeitos que concorrem à reeleição em 2020 e mais de 26 vereadores. Números expressivos que demonstram a força do partido em todo o Acre.

Destaque Nacional

Mailza destaca que o Progressistas teve e tem uma participação importante na construção da democracia no País e apresenta, atualmente, boa representatividade no Congresso Nacional: seis senadores e 23 deputados federais.

“A história do Progressistas mostra o empenho em construir um país mais democrático, moderno, solidário e justo. Representar o Acre, o Progressistas, no Senado Federal me enche de alegria e de responsabilidade. Nosso país, nosso Acre, vive um momento difícil com a pandemia do coronavírus. Passamos por uma crise sanitária, econômica e política. O momento, portanto, é fundamental que as lideranças compreendam o seu papel democrático para levar mais conforto e segurança para as pessoas. Tenho trabalhado muito, mesmo na pandemia e com oito meses de gravidez. Diariamente participo de reuniões, peço a liberação de emendas e também busco doações para combater o coronavírus em nosso estado”, destacou a senadora progressista.

Fortalecimento do Progressistas

Em 2019, já presidente partido, Mailza percorreu todo o estado várias vezes, promoveu atos de filiações nos 22 municípios e falou do trabalho desenvolvido na presidência do Progressistas. “Aceitei o desafio em dar continuidade ao fortalecimento do partido em todo o estado e, assim a família cresceu em todo o Acre. O Progressistas se destaca porque tem compromisso com a ética, com valores cristãos, defende políticas de mudanças para o desenvolvimento social, o fortalecimento das famílias e criação de trabalho”, ressaltou Mailza. Ano passado, mais de 3 mil pessoas se filiaram a sigla.

Representação feminina

Mailza relembra também que o partido intensificou as filiações femininas visando as eleições municipais deste ano através do programa “Fortalecendo o Futuro”, iniciativa do Mulheres Progressistas.

“É possível sim às mulheres participarem da política brasileira. Vamos juntas mudar a história e fazer valer a firmeza, capacidade e amor que as mulheres têm pelas suas famílias, casas, cidades, estados e pelo nosso país. Queremos o protagonismo das mulheres, a representatividade indígena, a soma e união. Nós progressistas sonhamos com um mundo com oportunidades para todos e sabemos que isso é possível”, ressaltou Mailza.

A meta da legenda é fazer o máximo de prefeitos e vereadores em todo o estado neste ano. “Acredito que podemos ter um crescimento ainda maior que em 2019, já que aumentamos nossos filiados e temos pré-candidatos em todas as cidades do Acre”, disse Mailza.

Apoio na capacitação

De acordo com senadora Mailza Gomes, os progressistas podem continuar contando com ela que tem desempenhado um trabalho de união e de consenso com toda a base. Além disso, ela frisa que não poupa esforço para trazer capacitação e inovação para os filiados. “Por meio da Fundação Milton Campos (FMC) estamos disponibilizando cartilhas “Normas Eleitorais, Redes Sociais, Marketing Político e Mídia Training” sobre as eleições municipais de 2020. Um material valioso completo para os candidatos e assessores. Investir e capacitar nossas lideranças para um bom debate é fundamental. Estamos fortalecendo a boa política. E esse é um dos valores progressistas. Reforço candidatos a prefeitos e vereadores do Partido Progressista não estarão sozinhos. Tenho conversado muito com o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, que tem sido muito parceiro em ajudar o nosso Acre. A nossa executiva está pronta para mobilizar seus recursos. Queremos oferecer o melhor em treinamento, em ideias, em iniciativas que ajudem nossas lideranças a atender aos anseios de suas comunidades”, finalizou a senadora e presidente Progressistas Acre Mailza Gomes.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo