fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Senador Gladson lembra Orleir Cameli em visita ao Navio Hospital Dr. Montenegro

Publicado

em

Convidado pela Marinha do Brasil, visita do senador a antiga Balsa-Hospital do Acre aconteceu em Cruzeiro do Sul

Convidado pela Marinha do Brasil, o senador Gladson Cameli (PP-AC) fez na manhã desta segunda-feira (03) uma visita ao Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” juntamente com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), os deputados federais Jéssica Sales (PMDB) e Major Rocha (PSDB), e ainda o deputado estadual Nicolau Júnior (PP) e várias autoridades locais.

A agenda iniciou com uma conversa com o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, que solicitou apoio da bancada federal do Acre em Brasília para construção da sede da Agência Fluvial em Cruzeiro do Sul, representando a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

Gladson foi recebido por comandante do navio e toda tripulação /Foto: Assessoria

Participaram do encontro os membros da Marinha do Brasil Capitão Corveta Ramon, Comandante do Navio Hospital; Capitão de mar e guerra, Silva Filho, Comandante da Flotilha do Amazonas; Capitão de Fragata José José Paulo, assessor parlamentar do gabinete do comandante da Marinha; Capitão de Fragata, Paulo Brandão, assessor de relações institucionais do 9º Distrito, situado em Manaus.

Na reunião de trabalho, o Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht informou ao senador e demais autoridades o funcionamento do Navio Hospital através de atendimento médico-hospitalar realizado pelos médicos e odontólogos que atendem ribeirinhos entre o Amazonas e Acre. O navio e seus membros realizam a operação “Acre 2017”, que se estenderá até o dia 28 de abril, oferecendo consultas médicas e odontológicas; exames clínicos e laboratoriais; cirurgias de pequeno porte; pré-natal; puericultura; palestras; distribuição de medicamentos e atendimento farmacêutico.

Gladson se emocionou ao lembrar da história de batalhas do tio Orleir Cameli /Foto: Assessoria

Emocionado, o senador Gladson Cameli disse que a força humanitária do serviço prestado pelo Navio Hospital Dr. Montenegro lembrou o ex-governador do Acre, seu tio Orleir Cameli, que durante seu mandato teve a sensibilidade de encomendar a construção do navio que serviu como Balsa-Hospital para as populações carentes do estado. “Parabéns a Marinha do Brasil e a todos que contribuem para continuação desta nobre missão em favor do próximo”, destacou Cameli.

Segundo as declarações do Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, o navio é sempre recebido com festa pelas populações ribeirinhas uma vez que a chegada de profissionais de saúde nos lugares mais distantes da floresta amazônica representa esperança e cidadania. A expectativa é que 25 mil pessoas sejam atendidas nos Estados do Acre e do Amazonas, nas regiões do Alto e Médio Juruá.

ESTRUTURA DO NAVIO HOSPITAL

Para prestar este apoio à população o navio é dotado de dois ambulatórios odontológicos com quatro cadeiras; dois consultórios médicos, um laboratório para exames; sala de trauma; sala de raio-X; sala de mamografia; uma enfermaria; uma sala de vacinas; e uma farmácia, onde será realizada a entrega de medicamentos às comunidades carentes; além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.

Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio-X com conversor de imagem digital, mamógrafo, e comunicações por satélite.

A previsão de atendimentos para esse ano é de 25 mil pessoas /Foto: Assessoria

A equipe de saúde do navio é composta por 24 militares, sendo: cinco médicos; cinco cirurgiões-dentistas; dois farmacêuticos bioquímicos; dois enfermeiros de nível superior; e 10 Praças, sendo oito técnicos em enfermagem e dois técnicos em radiologia médica. A previsão de atendimentos para esse ano é de 25 mil pessoas.

HISTÓRIA DO NAVIO HOSPITAL

O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do então Governador do Estado do Acre, Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus (AM), sendo entregue na cidade de Rio Branco (AC).

Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Acre e o Comando da Marinha do Brasil, ficou decidido que o Navio seria transferido para Marinha por contrato de Cessão de Uso a ser celebrado entre esta e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, em 19 de maio De 2000.

Comandante explica funcionamento do navio aos parlamentares /Foto: Assessoria

A Marinha do Brasil escolheu o nome de “Doutor Montenegro” para o navio, uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, um homem simples, de poucas e boas palavras, sempre disposto ao trabalho, nascido na cabeceira do rio Liberdade, em 14 de março de 1927, e filho de uma família de imigrantes cearenses. O Navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limite”. (Com informações do site da Marinha do Brasil).

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo