fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Senador do Acre declara voto à favor do decreto das armas de Jair Bolsonaro

Publicado

em

Dos três senadores do Acre, só o emedebebista saiu em defesa da proposta de Bolsonaro de facilitar a aquisição de armamento pelos brasileiros.

Senador Márcio Bittar diz ser a favor do decerto das armas/Foto: ascom

TIÃO MAIA, DO CONTILNET

O senador Sérgio Petecão(PSD) para manifestar preocupação em relação à votação. Disse que ficou surpreso com a atenção em torno da proposta e que procurou ouvir diversas pessoas para formar sua convicção e voto. 

O “decreto das armas” de autoria do presidente Jair Bolsonaro e que vai à votação na tarde desta terça-feira (18) no plenário do Senado Federal, terá o apoio irrestrito do senador Márcio Bittar (MDB-AC). O decreto regulamenta o Estatuto do Desarmamento flexibilizando aos brasileiros a oportunidade de uso e porte de arma, uma promessa de Bolsonaro desde a campanha eleitoral e com a qual Márcio Bittar disse concordar integralmente.

Na votação, o que está em jogo é o próprio decreto, já que os senadores terão que analisar e votar um decreto legislativo de autoria do senador Randolfo Rodrigues (REDE-AP) que, se aprovado, anularia por completo a proposta do presidente.

Dos três senadores pelo Acre, só Márcio Bittar abriu o voto em favor da proposta. O senador Sérgio Petecão(PSD) para manifestar preocupação em relação à votação. Disse que ficou surpreso com a atenção em torno da proposta e que procurou ouvir diversas pessoas para formar sua convicção e voto.

Petecão teve o pai assassinado a tiros quando tinha 14 anos de idade e admite que o episódio o marcou para o resto da vida em relação às armas de fogo e é provável que seu voto, apesar de sua aliança com Bolsonaro, deve ser contra. A senadora Mailza Gomes (PP) não manifestou-se sobre o assunto.

O próprio Bolsonaro apelou nesta manhã para que os senadores não deixem seu decreto morrer no Senado. “Nossa vida é muito importante”, disse o presidente durante o lançamento do Plano Safra 2019, uma solenidade no Palácio do Planalto à qual compareceram deputados e senadores ligados ao agronegócio, os chamados “ruralistas” que apoiam o decreto integralmente. “Quero fazer um apelo aos deputados e senadores presentes”, disse o presidente à bancada da agricultura. “A segurança no campo é uma coisa séria, e nós ampliamos o decreto em todo o perímetro da propriedade de vocês. É algo importantíssimo pra vocês”, argumentou.

Márcio Bittar disse respeitar as opiniões contrárias, mas reafirmou que seu voto será favorável. “´Eu voto por convicção porque sempre defendi isso”, disse. “No Brasil, há tempos vem sendo difundida uma ideia de que liberar arma para o cidadão comum, aquele de ficha limpa e cidadão de bem, isso significa automaticamente o aumento da violência. Não levam em consideração que esse cidadão está desvantagem diante do marginal, do bandido armado, que não está atrás da liberação de arma porque ele age na ilegalidade, à margem da lei e não precisa da aprovação de ninguém. O que aconteceu no Brasil comprova a ideia de que a arma na mão das pessoas de bem aumentaram os índices de violência? Não, ao contrário. O que fizeram os governos passados, notadamente do PT? Fizeram uma ampla campanha para desarmar a população, inclusive pagando para quem entregasse sua arma, e o que aconteceu no Brasil? A violência explodiu. Por isso eu voto a favor do decreto”, acrescentou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco vence o São Francisco e segue firme em busca do título

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Tonny fez o passe para o gol da vitória do Estrelão

Em um jogo muito difícil onde a imposição física foi decisiva, o Rio Branco derrotou o São Francisco por 1 a 0 e manteve a liderança do segundo turno do Campeonato Estadual com 7 pontos. Vitor Hugo marcou o gol da vitória do Estrelão aos 25 minutos do segundo tempo.

Chances dos dois lados

Rio Branco e São Francisco realizaram um primeiro tempo com chances perdidas. Na segunda etapa, os técnicos Vaguinho Santos, do Rio Branco, e Douglas Barboza, do São Francisco, realizaram mudanças para tentar a vitória.

Vaguinho Santos foi mais feliz porque Vitor Hugo saiu do banco para decidir a partida.

Decidir no domingo

Segundo o zagueiro Uberaba, o Rio Branco ficou muito próximo de confirmar a classificação para as competições nacionais na temporada de 2025.

“Estamos próximos, mas não conseguimos. Precisamos descansar e pensar na partida contra o Independência. Os jogos são difíceis e no domingo não será diferente”, avaliou Uberaba.

São Francisco prejudicado

Na reta final da segunda etapa, o volante Joel fez falta no meia Keslley, do São Francisco. O árbitro José Lima não marcou, mas o auxiliar Rener Santos assumiu a responsabilidade marcando. Contudo, errou o árbitro e o auxiliar porque o lance foi dentro da área e o São Francisco foi prejudicado com a não marcação da penalidade.

Fala, Keslley!

“Fizemos mais um bom jogo, mas voltamos a falhar nas finalizações. Poderíamos ter conquistado um resultado melhor contra o Rio Branco. Temos mais duas  partidas e mesmo sem chances vamos tentar ganhar os jogos”, disse o meia do São Francisco.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual começa no dia 14 de maio com rodada dupla

Publicado

em

oto Jhon Silva Estadual Sub-20 terá uma fórmula de disputa parecida com a profissional

Em congresso técnico realizado na tarde desta quinta, 18, na sede da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) foram definidos todos os detalhes do Campeonato Estadual Sub-20. A competição começa no dia 14 de maio, no Florestão, com uma rodada dupla.

“Realizamos o sorteio dos grupos e definimos a fórmula de disputa. Vamos ter um Estadual com o número recorde de equipes e isso é importante para o futebol acreano”, avaliou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Fórmula de disputa

Os 12 times foram divididos em dois grupos com 6. Os dois primeiros de cada chave avançam para o quadrangular final com todos jogando entre si para definir quem fica com título.

Grupos do Estadual

A

Humaitá

São Francisco

Plácido de Castro

Santa Cruz

Galvez

Rio Branco

B

Andirá

Independência

Adesg

Vasco

Atlético

Náuas

1ª rodada

Humaitá x São Francisco

Andirá x Independência

No dia 14 de maio, a partir das 15 horas, no Florestão

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas e AABB vencem na abertura do Campeonato Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Equipe da AABB é uma das favoritas a conquista do título

Duas partidas marcaram nessa quarta, 17, no ginásio Álvaro Dantas, a abertura do Campeonato Estadual de Vôlei Feminino Sub-16.

No primeiro jogo, a Jotas derrotou o Teles por 3 sets a 0, com parciais 26×6, 25×7 e 25×17. No segundo confronto, programado, a AABB bateu o Floresta por WO.

Sequência no sábado

A fase de classificação do Estadual terá sequência no sábado, 20, a partir das 15 horas, no ginásio do Meta. Teles e AABB disputam a primeira partida e no segundo confronto o time da Jotas joga contra o Floresta.

Comentários

Continue lendo