Conecte-se conosco

Acre

Senac forma 220 alunos em cursos técnicos durante cerimônia; Diretor regional Deywerson Galvão destaca parceria com governo e prefeituras

Publicado

em

Estudantes de Administração, RH, Redes de Computadores e Análises Clínicas concluem ensino médio com dupla certificação; parceria com governo estadual viabilizou formação

Senac formou 220 alunos dos cursos técnicos integrados ao Novo Ensino Médio. Os formandos concluíram as habilitações em Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Análises Clínicas.

Em uma cerimônia realizada na noite da última quinta-feira (5), no Templo Central da Assembleia de Deus de Epitaciolândia, o Senac Brasiléia formou 220 alunos dos cursos técnicos integrados ao Novo Ensino Médio. Os formandos concluíram as habilitações em Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Análises Clínicas.

A solenidade, marcada pela emoção de alunos, familiares e educadores, foi possível graças à parceria entre o Senac e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura com participação das Secretarias de Educação de Brasiléia e Epitaciolândia. A iniciativa permite que os jovens concluam a educação básica com dois certificados: um do ensino regular e outro da formação profissional.

Gildeia Goulart, do Núcleo de Educação Profissional em Brasiléia, afirma que formandos saem preparados para o mercado de trabalho e para contribuir com a região. Foto: captada 

A coordenadora educacional do Núcleo de Educação Profissional do Senac em Brasiléia, Gildeia Oliveira Rodrigues Goulart, destacou durante a cerimônia de formatura de 220 alunos a importância da formação técnica para o desenvolvimento regional.

“É motivo de alegria participar dessa cerimônia. Ela representa a concretização de muitos esforços ao longo do processo formativo”, afirmou a reportagem.

Em seu discurso de abertura, Goulart ressaltou que os formandos estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. “Hoje, entregamos à população da fronteira e seus municípios vizinhos cerca de 220 jovens profissionais qualificados, que concluem o Ensino Médio já com uma profissão. Esses alunos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da região, garantir o sustento de suas famílias e realizar seus sonhos”.

A coordenadora reforçou ainda o compromisso do Senac/Brasiléia com a qualificação da mão de obra local. “O Senac tem cumprido seu papel ao formar mão de obra qualificada para atender à demanda local — e esperamos que essa missão continue”. A formação técnica é resultado da parceria entre o Senac e o Governo do Estado e Prefeituras, que permite a dupla certificação dos estudantes — ensino médio e habilitação profissional — nos cursos de Administração, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Análises Clínicas.

Diretor regional do Senac Deywerson Galvão destacou parceria com governo e prefeituras

O Diretor regional Deywerson Galvão, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac/Acre, Leandro Domingues, reafirmou o papel estratégico das parcerias com o poder público durante a cerimônia de formatura de 220 alunos dos cursos técnicos na fronteira da regional do alto acre.

“Acreditamos que esses formandos têm agora melhores perspectivas e mais qualidade de vida. Torcemos para que alcancem voos cada vez mais altos”, declarou Galvão.

A fala reforça o objetivo da instituição de preparar mão de obra qualificada para atender às demandas do mercado de trabalho regional. A parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, como Secretárias de educação de Epitaciolândia e Brasiléia, permitiu que os estudantes concluíssem o ensino médio com dupla certificação — uma do ensino regular e outra da formação profissional.

A iniciativa segundo o presidente integra o programa de educação profissional na região. Os cursos técnicos são voltados para a inserção dos jovens no mercado e o fortalecimento da economia local.

Diretor regional Deywerson Galvão destaca parceria com governo e prefeituras; estudantes concluem ensino médio com dupla certificação profissional. Foto: captada

A secretária de Educação de Brasiléia reafirma compromisso da gestão municipal com a educação profissional de jovens

Já a secretária municipal de Educação de Brasiléia, Raiza Dias, representando o prefeito Carlinhos do Pelado, destacando o compromisso da gestão municipal com a formação profissional de jovens durante a cerimônia de colação de grau de alunos do Senac. A ação reforça a parceria entre o governo municipal e o Sistema Fecomércio Senac/Brasiléia na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Na ocasião, também foi ressaltada a atuação do Senac na Regional do Alto Acre desde janeiro de 2020. Nesse período, a instituição já capacitou mais de 10 mil alunos em cursos de educação profissional, contribuindo para a qualificação da mão de obra e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Na solenidade a secretária celebrou a conclusão dos cursos técnicos em Administração, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Análises Clínicas, integrados ao Novo Ensino Médio — modelo que permite aos estudantes saírem com dupla certificação. A iniciativa é fruto de parceria entre o Senac e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e prefeituras.

A secretária de Educação de Brasiléia reafirma compromisso da gestão municipal com a educação profissional de jovens. Foto: captada 

Presidente da Câmara de Brasiléia destaca papel dos cursos do Senac na geração de emprego

O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Marquinho Tibúrcio (PP), participou da cerimônia de entrega de certificados para alunos dos cursos de aprendizagem do Programa Senac de Brasiléia. Em sua fala, o parlamentar destacou que a qualificação técnica e prática é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, favorecendo a geração de renda e o acesso ao emprego formal na fronteira.

Marquinho Tibúrcio (PP) participou da entrega de certificados do Programa de Aprendizagem e reforçou a importância da qualificação para o mercado de trabalho. Foto: captada 

Tibúrcio também ressaltou a importância do apoio do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac) no processo de democratização da educação profissional.

“A preparação através do conhecimento técnico e prático é uma porta de ingresso para o mercado de trabalho, fato que permite a geração de renda e o acesso ao pleno emprego”, afirmou.

A solenidade integra as ações de formação profissional desenvolvidas pelo Senac na Regional do Alto Acre. A iniciativa busca preparar jovens e adultos para atender às demandas do mercado local e promover o desenvolvimento econômico da região.

Veja vídeos:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Liberdade de imprensa: TJAC reforma sentença e decide que divulgação de informações oficiais pela imprensa não gera dano moral

Publicado

em

Por unanimidade, 2ª Câmara Cível entende que reportagem baseada em fontes oficiais, sem sensacionalismo, é exercício legítimo da liberdade de imprensa; remoção de conteúdo configuraria censura

Para os desembargadores, o eventual desconforto causado pela divulgação de fatos verdadeiros não caracteriza, por si só, dano moral passível de indenização. Foto: captada 

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu, por unanimidade, que a divulgação de informações verdadeiras por veículos de comunicação, quando baseada em fontes oficiais e sem caráter sensacionalista, constitui exercício legítimo da liberdade de imprensa. Com esse entendimento, o colegiado reformou sentença de primeiro grau que havia determinado indenização por danos morais e a remoção de uma reportagem da internet.

No caso, uma pessoa alegou que matéria publicada em portal de notícias teria associado sua imagem a uma organização criminosa e a um homicídio, sem condenação definitiva. O relator, desembargador Júnior Alberto, destacou que a reportagem limitou-se a divulgar informações de fontes oficiais — como decisões judiciais e investigações — sem linguagem sensacionalista ou afirmação de culpa.

O acórdão reforça que o princípio da presunção de inocência não impede a imprensa de noticiar fatos verdadeiros sobre investigações ou prisões, desde que não antecipe julgamento. Para os desembargadores, o mero desconforto com a divulgação de informações verídicas não configura dano moral, e a remoção do conteúdo representaria censura, vedada pela Constituição. Com a decisão, os pedidos de indenização e exclusão da matéria foram julgados improcedentes.

Ao analisar o recurso, o relator do caso, desembargador Júnior Alberto, destacou que a liberdade de imprensa é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal. Foto: captada 

O colegiado entendeu que a matéria, baseada em fontes oficiais e sem tom sensacionalista, constitui exercício legítimo da liberdade de imprensa.

Entenda o caso:
  • Ação inicial: Pessoa citada em reportagem alegou associação indevida com organização criminosa e homicídio, sem condenação definitiva;
  • Pedido: Remoção do conteúdo + indenização;
  • Sentença anterior: Favorável ao autor.
Fundamentos da decisão do TJAC:
  1. Liberdade de imprensa: Direito fundamental (art. 5º, CF) que protege a divulgação de informações de interesse público;

  2. Fontes oficiais: Reportagem baseou-se em decisões judiciais e investigações em andamento;

  3. Presunção de inocência: Aplica-se ao Estado-juiz, não impedindo a imprensa de relatar fatos verídicos;

  4. Dano moral: Mero desconforto com informações verdadeiras não gera indenização;

  5. Censura: Remoção de conteúdo jornalístico legítimo viola a Constituição.

Para os desembargadores, o mero desconforto com a divulgação de informações verídicas não configura dano moral, e a remoção do conteúdo representaria censura, vedada pela Constituição. Foto: ilustrativa

Voto do relator:

O desembargador Júnior Alberto destacou em seu voto:

“A reportagem limitou-se a divulgar informações provenientes de fontes oficiais, sem linguagem sensacionalista ou afirmação de culpa definitiva. O direito à liberdade de imprensa deve ser exercido com responsabilidade, mas não pode ser cerceado quando baseado na verdade dos fatos.”

Decisão final:
  • Sentença reformada;
  • Pedidos de indenização e exclusão da matéria julgados improcedentes;
  • Reafirmação do papel da imprensa na divulgação de atos oficiais.

Número do processo: Apelação Cível nº 0710476-78.2025.8.01.0001

A decisão reforça a jurisprudência sobre os limites entre liberdade de imprensa e direitos da personalidade, estabelecendo que a verdade dos fatos e o interesse público prevalecem quando ausente abuso ou falsidade.

Em decisão unânime, a 2ª do TJAC reformou sentença de primeiro grau que havia condenado um portal de notícias ao pagamento de indenização por danos morais e à remoção de uma reportagem da internet. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores de oito cidades do Acre, entre elas Brasiléia e Epitaciolândia já podem solicitar saque calamidade do FGTS por conta das enchentes

Publicado

em

Benefício de até R$ 6.220 pode ser pedido até 19 de abril; Defesa Civil emite declaração para quem não consegue comprovar endereço pelo aplicativo

Estão habilitadas as populações de Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá. Foto: captada 

Moradores do Acre afetados pelas enchentes já podem solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estão habilitados a solicitar o Saque Calamidade moradores dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá. Em Rio Branco, o atendimento presencial para quem precisa de auxílio na solicitação começou nesta segunda-feira (9), no Parque de Exposições.

O benefício é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e tem como objetivo ajudar famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na recuperação de prejuízos e reconstrução das moradias afetadas. O prazo para solicitar o saque segue aberto até 19 de abril.

A solicitação pode ser feita de forma simples pelo aplicativo FGTS, disponível para celulares. No entanto, a Defesa Civil de Rio Branco está realizando atendimento presencial no Parque de Exposições para moradores que não conseguem comprovar o endereço pelo aplicativo.

Segundo o representante e coordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, para ter direito ao benefício é necessário possuir uma conta vinculada ao FGTS.

“Se a pessoa tem essa conta vinculada ao FGTS e foi atingida pela inundação, ela procura a Defesa Civil, onde emitimos uma declaração informando que a residência foi afetada. Com esse documento, ela pode se dirigir à Caixa para solicitar o saque, que será analisado pela instituição”, explicou Falcão.

Para acessar o benefício, o trabalhador precisa ter saldo disponível na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo permitido para retirada é de até R$ 6.220 por conta vinculada, dependendo do saldo existente.

De acordo com Falcão, é importante que a população faça a solicitação o quanto antes, já que existe um prazo de análise por parte da Caixa.

Para acessar o benefício, o trabalhador precisa ter saldo disponível na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo permitido para retirada é de até R$ 6.220 por conta vinculada, dependendo do saldo existente.

De acordo com Falcão, é importante que a população faça a solicitação o quanto antes, já que existe um prazo de análise por parte da Caixa.

“Há um período de até cinco dias para análise do pedido. Por isso orientamos que as pessoas procurem fazer a solicitação antes do fim do prazo de 90 dias após o decreto de emergência”, ressaltou.

Outro requisito é que o imóvel do trabalhador esteja localizado dentro das áreas atingidas pela enchente e reconhecidas pela Defesa Civil no decreto de emergência.

Além de Rio Branco, também estão habilitados a solicitar o Saque Calamidade moradores dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.

Como solicitar pelo aplicativo FGTS
  1. Acesse a opção “Meus Saques” e selecione “Outras Situações de Saque”;
  2. Clique em “Calamidade Pública”;
  3. Informe o município afetado e anexe os documentos solicitados.
Documentos necessários
  • Documento de identificação (RG, CNH ou passaporte);
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes do decreto de emergência;
  • Uma selfie segurando o documento de identificação.

Após enviar a solicitação, o trabalhador pode indicar uma conta da Caixa, como a poupança digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber o valor sem cobrança de taxas.

Se o pedido for aprovado, o dinheiro é depositado na conta indicada em até cinco dias úteis. Caso o morador possua o comprovante de residência, não é necessário comparecer ao atendimento presencial.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sinteac convoca trabalhadores da educação municipal de Rio Branco para ato nesta terça-feira

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) convocou os profissionais da rede municipal de ensino de Rio Branco para um ato público marcado para esta terça-feira, 10 de março, às 8h30, em frente à prefeitura da capital. A mobilização foi definida em assembleia da categoria realizada no último dia 20 de fevereiro e integra o chamado “Dia de Luta da Educação”.

De acordo com o sindicato, os trabalhadores estão há três anos sem reajuste salarial. Entre as principais reivindicações está a reposição referente aos anos de 2024, 2025 e 2026, com a aplicação do Piso Nacional do Magistério, no percentual de 15,29%, estendido também aos demais profissionais da educação.

A categoria também cobra a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), o cumprimento da hora-atividade e a efetivação da lei que reconhece os profissionais da Educação Infantil como professores.

Durante a assembleia, os trabalhadores deliberaram ainda que o ano letivo não será iniciado enquanto o Poder Executivo municipal não apresentar uma proposta que seja aprovada pela categoria.

O movimento prevê ainda plantão permanente em frente à Prefeitura no dia da mobilização. Segundo o Sinteac, a programação incluirá um café da manhã em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, além de atividades de integração entre os participantes.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Rio Branco não havia se manifestado oficialmente sobre as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores da educação.

Comentários

Continue lendo