Cotidiano
Sena Madureira é o terceiro município do Acre a implementar o Serviço de Acolhimento Familiar
A proposta foi apresentada à Associação dos Municípios do Acre (Amac) em março de 2024, como parte de um esforço de interiorização do Programa Família Acolhedora

As famílias participantes recebem apoio técnico e acompanhamento psicossocial, além da bolsa auxílio, que contribui com os custos relacionados ao cuidado da criança ou adolescente acolhido
Com assessoria
Foi sancionada a Lei nº 886/2025, que institui oficialmente o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) em Sena Madureira. Com a medida, o município torna-se o terceiro do Acre a implementar o programa, ao lado de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ampliando a rede de proteção para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa tem como objetivo oferecer um lar temporário a crianças e jovens afastados judicialmente de suas famílias de origem, garantindo acolhimento, cuidado e apoio em um ambiente familiar até que possam retornar ao convívio familiar ou sejam encaminhados para adoção.
A regulamentação do SAF em Sena Madureira foi construída com a articulação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). A proposta foi apresentada à Associação dos Municípios do Acre (Amac) em março de 2024, como parte de um esforço de interiorização do Programa Família Acolhedora, com apoio técnico e jurídico, incluindo minutas para a elaboração da lei municipal.
O acolhimento familiar é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem respaldo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma alternativa prioritária ao acolhimento institucional. No Acre, o TJAC tem atuado ativamente para fortalecer esse modelo, inclusive por meio da criação de uma bolsa auxílio às famílias acolhedoras, com o objetivo de ampliar a adesão e garantir condições adequadas de cuidado às crianças.
Como funciona o programa
O SAF é voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, podendo, em situações excepcionais, atender jovens de até 21 anos. Todos os acolhimentos ocorrem por determinação judicial, em casos onde os direitos fundamentais da criança ou do adolescente foram ameaçados ou violados.
Para se tornar uma família acolhedora, é necessário ter mais de 18 anos, residir em Sena Madureira, não estar habilitado nem em processo de adoção, além de atender a requisitos específicos definidos em lei, apresentar a documentação exigida e passar por capacitação oferecida pelo programa.
As famílias participantes recebem apoio técnico e acompanhamento psicossocial, além da bolsa auxílio, que contribui com os custos relacionados ao cuidado da criança ou adolescente acolhido.
A coordenação do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a atuação conjunta do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e demais órgãos que compõem a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
A sanção da lei em Sena Madureira marca mais um passo importante para a construção de uma política pública mais humana, afetiva e centrada na dignidade da infância e juventude acreana.
Comentários
Cotidiano
Receita Federal doa mais de 11 mil peças de roupas para Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco recebeu uma importante doação da Receita Federal do Acre. Mais de 11 mil peças de roupas, que incluem blusas de diversos modelos, como gola polo e gola simples, apreendidas pela Receita, serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
A entrega ocorreu na sede da Receita Federal e contou com a presença do coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão e da equipe da Comdec.
A doação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Receita Federal, com o objetivo de promover o bem-estar de famílias carentes. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Falcão, enfatizou a importância dessa colaboração.
“O prefeito Tião Bocalom está sempre em busca de parcerias que possam beneficiar a população mais carente. Encontramos na Receita Federal um grande parceiro. Hoje, recebemos 11.277 peças de roupas, que serão distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, já está prevista uma segunda remessa de doações. Não se trata apenas de roupas, mas de outros itens que, caso sejam apreendidos, também serão doados à nossa comunidade”, destacou o coordenador.
O delegado adjunto da Receita Federal, Gerri Giorgi Nascimento da Silva, também esteve presente e falou sobre a importância dessa ação para a comunidade local.
“Essa doação é resultado da apreensão de mercadorias que entraram ilegalmente no território nacional. A legislação nos permite destinar esses itens para órgãos que atendem a comunidade, como a Prefeitura de Rio Branco. Considerando o momento emergencial, devido aos alagamentos e outras necessidades, decidimos repassar essas roupas à Defesa Civil, que tem um trabalho essencial no atendimento às famílias necessitadas”, explicou Gerri Giorgi.
A Defesa Civil Municipal já organiza a logística para garantir que as roupas cheguem às pessoas que mais precisam.
Comentários
Cotidiano
Abastecimento de água é interrompido para manutenção em Xapuri
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que o abastecimento de água foi interrompido em Xapuri na manhã deste sábado, 19, devido a uma manutenção emergencial na tubulação que leva água do Rio Acre até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
De acordo com o órgão, a intervenção é necessária para corrigir problemas na tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD), que apresenta falhas e compromete o funcionamento do sistema.
A previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido de forma gradual a partir das 16h deste sábado, logo após a conclusão dos serviços.
Comentários
Cotidiano
Vasco bate o Náuas em mais um jogo-treino visando o Estadual

Foto Gilson Melo: Vasco e Náuas estreiam no Estadual no dia 29, no Florestão
O Vasco derrotou o Náuas por 3 a 1 nesta sexta, 18, no CT do Cupuaçu, em mais um jogo-treino como preparação para a disputa do Campeonato Estadual.
O Vasco estreia na competição contra o Andirá e o Náuas vai enfrentar o Plácido de Castro, jogos programados no próximo dia 29.
Segue evoluindo
Para Erick Rodrigues, o Vasco segue evoluindo e chegará no início do Estadual em um bom nível.
“Gostei do treinamento. Temos mais dez dias de trabalho e podemos melhorar ainda mais”, comentou Erick Rodrigues.
Gostou do treinamento
O técnico Cristiano Menezes avaliou de maneira positiva o desempenho do Náuas no treinamento.
“Estamos trabalhando com uma equipe Sub-17 e a diferença física pesa. Nossa meta é colocar os Náuas na segunda fase e vamos tentar ir o mais longe possível no campeonato”, afirmou o treinador.
Você precisa fazer login para comentar.