fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Secretária de Saúde se reúne com equipe da vigilância para aprimorar ações e alcançar objetivos

Publicado

em

DSC_6389

Aldenice Ferreira quer garantir ajuste e aprimoramento das estratégias de saúde para garantir um atendimento cada vez melhor à população

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

A secretária municipal de saúde de Brasiléia, Aldenice Ferreira se reuniu com a equipe da Vigilância Epidemiológica e Imunização para adequar as estratégias de ações em todas as regionais. O objetivo é aprimorar e reavaliar os trabalhos que vem sendo desenvolvido e corrigir falhas existentes, garantindo uma melhor eficiência aos atendimentos a população.

A reunião entre a equipe da vigilância destacou que se deve reforça os trabalhos e atenção às equipes dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, já que os mesmo lidam diretamente com a população fazendo as visitas domiciliares e cuidando da cobertura vacinal que é de grande importância para as metas dos indicadores de saúde.

Outra pauta debatida durante a reunião foi a respeito das investigações de óbitos no município, que desde 2008 estavam totalmente desatualizadas e em menos de oito meses de gestão, depois de muito trabalho foi atualizada. Os prontuários para investigação estavam pendentes de 2008 a 2012.

Para a secretária de saúde, as diversas reuniões que tem feito são para garantir os ajustes necessários para a população obter o serviço de saúde cada vez melhor.

“Estamos revendo a cada dia nossas estratégias, tendo em vista que na saúde muitas vezes temos que ajustar algumas ações e aprimorar outras. Nossa equipe vem trabalhando constantemente para garantir um serviço de saúde cada dia melhor aos usuários. Recebemos o sistema de saúde do município com muitos problemas e com condições deficitárias, mas conseguimos arrumar a casa e estamos dando garantia aos serviços essenciais”, explicou Aldenice Ferreira.

De acordo ainda com a secretária prova dos avanços obtidos até o momento é que todas as Unidades de Saúde disponibilizam de dois médicos e uma equipe de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Ela destacou que no Centro de Saúde Fernando Correia existem 4 médicos, sendo 3 clínicos geral e um ginecologista, além de toda uma equipe de apoio.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Leila Franco comentou que o objetivo das reuniões solicitadas pela secretária é encontrar as melhores estratégias para garantir um melhor atendimento à população sempre.

“A secretária mudou muito a cara da saúde do município quando deu as condições necessárias para as Unidades e os Centros de Saúde realizarem os atendimentos. A situação era critica e essa gestão garantiu as condições básicas de saúde a população”, frisou Leila Franco.

Segundo a secretária existem alguns problemas que precisam ser ajustados, mas é preciso o entendimento dos Poderes Públicos.

“A população não sabe que para a compra de medicamentos que vai para as Unidades e Centros de Saúde, existe o apoio do Ministério da Saúde, mas a contra partida do município é quase o valor total. O município gasta cerca de R$ 140 mil com medicamentos todos os meses. A compra de remédios deve ser feita de forma tripartite, Município, Governo do Estado e Governo Federal. O Governo do Estado este ano não repassou um centavo para a compra de medicamentos, sendo que de acordo com a regulamentação deveria ser repassado todos os meses. Isso não vem acontecendo e não sabemos ainda por quais motivos”, destacou Ferreira.

Aldenice disse ainda, que mesmo havendo muitos avanços as possíveis falhas que existirem serão corrigidas, e que está reunindo com as equipes das diversas áreas da saúde para garantir bons resultados e a satisfação da população de Brasiléia.

 

Comentários

Acre

Projeto PAEB 2023: Prefeitura de Brasiléia investe na “Recomposição da Aprendizagem Escolar”

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira dia 07, o encerramento da segunda edição do Projeto de Aprendizagem Escolar Brasiléia – PAEB 2023.

Essa iniciativa visa elevar o nível de aprendizado de alunos do 5º ano que se encontram abaixo do patamar básico.

Por meio desse projeto, a gestão da Prefeita Fernanda Hassem tem reafirmado seu comprometimento com a educação, buscando iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades e o acesso a um ensino de qualidade.

Participaram do encerramento a secretaria de Educação, Francisca Oliveira, coordenadora e professoras do PAEB, gestores das escolas (Elson Dias Dantas – Carlos Oliveira, Rui Lino – Alexandra Furtado, Socorro Frota – Elisandra Meneses), além de pais e alunos.

A aluna Jhorrana Nickolly, da Escola Socorro Frota, destacou o impacto positivo do PAEB em seus estudos. “O PAEB foi muito importante na minha vida, como também na de outros colegas, aprendemos muito”, pontuou.

Idealizado pela Secretária de Educação, Francisca Oliveira, o PAEB tem como principal objetivo a recomposição da aprendizagem, oferecendo suporte adicional aos alunos. “Hoje é um dia de muita alegria, estamos vendo os resultados do PAEB. Iniciamos esse projeto em 2022 com a recomposição da aprendizagem devido à pandemia, e foi um sucesso. Observamos aqui a alegria dos alunos, das escolas e das famílias. Gratidão às nossas professoras do projeto e à prefeita Fernanda Hassem, que nos dá a garantia para que tudo isso aconteça”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Militar apreende aproximadamente 24 quilos de entorpecentes em Feijó

Publicado

em

Policiais militares do 7° Batalhão, em Feijó, apreenderam aproximadamente 24 quilos de entorpecentes, após uma denúncia anônima, nesta quinta-feira, 07, em uma residência, na rua Otília de Souza, bairro Esperança.

Os militares receberam informações de que na referida residência teriam chegado malas contendo entorpecentes. Diante da denúncia os policiais foram averiguar e ao se aproximarem do endereço observaram que um homem fugiu pelos fundos da casa, deixando o imóvel todo aberto, os militares conseguiram visualizar as malas dentro da casa.

Momentos depois uma mulher adentrou a residência e foi indagada pelos policiais sobre o proprietário. Em seguida o indivíduo que fugira pelos fundos retorna e aparentemente nervoso se diz ser o dono da propriedade, os militares pedem autorização para verificar o interior do imóvel. Diante da aceitação do morador os policiais iniciam uma busca no endereço e encontraram dentro das malas várias embalagens contendo entorpecentes, aparentemente maconha, totalizando aproximadamente 24 quilos, o dono da casa assumiu ser o dono do ilícito.

Os policiais encaminharam o material apreendido à delegacia juntamente com o envolvido para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo

Flash

Diretor pede vistas e Aneel suspende votação de reajuste na energia do Acre

Publicado

em

Após anunciar o reajuste na última terça-feira, 5, a assessoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que houve um erro na divulgação e que a votação que visava discutir uma proposta que pode deixar a energia elétrica 22,07% mais cara ao consumidor do Acre foi suspensa e só deve ocorrer na próxima semana, após o diretor-geral do órgão, Sandoval de Araujo Feitosa Neto, apresentar pedido de vista.

Cinco diretores votaram ao todo. O relator, diretor Hélvio Neves Guerra, emitiu voto favorável à proposta, mas com valores diferentes dos propostos. Guerra argumenta que a tarifa, a vigorar a partir do dia 13 de dezembro, deve ter a seguinte distribuição: aumento médio: 14,52%, consumidores de baixa tensão: 13,63% e consumidores de alta-tensão: 18,47%.

Os itens que contribuíram para os índices calculados, de acordo com a Aneel, foram os encargos setoriais e de distribuição de energia, e por componentes financeiros. No Acre, a Energisa atende a 285 mil unidades consumidoras.

A Aneel destacou que a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

 

Comentários

Continue lendo






Em alta