fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Secretaria de Comunicação do Acre recebe estudantes do curso Técnico de Administração do Senac

Publicado

em

No setor de Jornalismo, o editor-chefe da Agência de Notícias do Acre, Elenilson Oliveira, e a repórter Tácita Muniz, contaram aos alunos, o fluxo de produção dos conteúdos publicados no site da Agência de Notícias do Acre

Estudantes observam os processos e procedimentos de gestão de Comunicação, Marketing, Publicidade e Administração da Secom. Foto: Alefson Domingos/Secom

Por

A Secretaria de Comunicação do Estado do Acre (Secom), recebeu nesta terça-feira, 9, alunos do curso de Técnico em Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Acre) que fazem parte do Programa do Novo Ensino Médio.

Durante a visita, os estudantes observaram os processos e procedimentos de gestão de Comunicação e Marketing da Secom. A professora Dayane Bezerra, destacou que o curso é dividido em várias unidades curriculares e uma das unidades curriculares é composta pela área de marketing.

“Nós estamos formando profissionais técnicos que poderão estar realizando as atividades deles tanto na área governamental, sendo um prestador de serviço ou um profissional concursado ou do setor privado e até mesmo na área do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio. E trazendo eles para uma instituição estadual onde compreende as áreas de Jornalismo, Publicidade, Comunicação e Marketing, eles podem entender todo o processo na prática que é realizado dentro desses departamentos a qual eles já estudaram a teoria na unidade do núcleo educacional de aprendizagem do Senac”, pontou a professora.

Estudante David Dutra, 18 anos, relata sua experiencia durante a visita. Foto: Josciney Bastos/Secom

O estudante David Dutra, 18 anos, relatou sua experiencia durante a visita. “Eu achei bem interessante, pude conhecer mais sobre essa área do Estado, sobre a Comunicação e tudo que é feito até chegar a nós. De onde vem, como funciona toda a base de logística até a chegada da notícia. Essa foi uma experiência nova e gratificante, com certeza, porque até então eu não sabia como ocorria esse processo de produção”, destacou o jovem.

Jardila Xavier, 17 anos, destacou sua curiosidade sobre a área de comunicação. Foto: Josciney Bastos/Secom

“Eu estou achando ótima, eu tive sempre curiosidade de ver como é que é feita, como eles falaram sobre a matéria, como é que é feita do caminho até a notícia ser postada. Eu sempre tive curiosidade sobre isso, gostei demais”, frisou a estudante Jardila Xavier, 17 anos.

No setor de Jornalismo, o editor-chefe da Agência de Notícias do Acre, Elenilson Oliveira, e a repórter Tácita Muniz, contaram aos alunos, o fluxo de produção dos conteúdos publicados no site da Agência de Notícias do Acre, bem como sobre a importância das rádios públicas, Aldeia e Difusora, para as populações mais isoladas.

“Expliquei como funciona a produção da pauta desde o alinhamento com a editoria até a externa, quando finalizamos o material com personagens, indicadores e histórias impactadas por aquele assunto que estamos abordando. Outro ponto que fiz questão de frisar é a importância da comunicação, principalmente pública, para a transparência de uma gestão e manutenção da democracia, já que é uma prestação de contas do governo à população. Acho importante que a comunidade entenda como funciona esse mecanismo e tenha consciência de que uma comunicação fortalecida é uma arma contra a opacidade de qualquer que seja a instituição,” disse a repórter.

Diretora Administrativa da Secom, Sabrina Gondim, explica o funcionamento da parte Administrativa no setor público. Foto: Alefson Domingos/Secom

Na área de Administração, a diretora administrativa da Secom, Sabrina Gondim, explicou como ocorre a tramitação dos processos administrativos para garantir o bom funcionamento da secretaria. “Apresentei um pouco de como funciona a gestão pública, no caso específico aqui da Secretaria de Comunicação. Explicamos como funciona o planejamento das atividades, a execução, o monitoramento do acompanhamento dessas metas estabelecidas lá no planejado, como se dá um processo de compra na administração pública, que não é tão simples como na privada, que tem que ter um processo licitatório para a aquisição de qualquer bem ou serviço que a administração pública precise. E a partir daí, o registro no patrimônio, o pagamento pelo setor financeiro, a logística dos transportes, dos servidores, das equipes e de materiais também necessários, o funcionamento administrativo de uma secretaria”, relatou a gestora.

No setor de Marketing e Publicidade, as equipes fizeram uma apresentação do trabalho que é desenvolvido nos setores. “Durante a visita dos estudantes nós apresentamos o fluxo no setor de Marketing e Inovação, e como funciona, desde a chegada da demanda até a entrega do material completo e solucionamos algumas questões que eles tinham referente a edições de vídeo”, descreveu o social mídia, Alisson Bezerra.

“Por meio da visita eles estão adquirindo conhecimento, a qual eles estão vivenciando as atividades, mesmo que seja passando, visitando os departamentos, eles estão conhecendo principalmente os equipamentos utilizados para cada área de trabalho, os processos e dentro dos processos, os procedimentos elaborados para a realização dessas tarefas, inclusive dentro da área do departamento de edição. Eles puderam entender todo o processo da parte administrativa, desde o planejamento da programação, que vai ser elaborada as matérias, deslocamento, logística, requisição de materiais e os equipamentos necessários para que todas as notícias cheguem à visualização e conhecimento da população acreana”, acrescentou a professora.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulheres ficam feridas após carro capotar em rodovia no Distrito Industrial de Rio Branco

Publicado

em

Ana Paula Albuquerque, 24 anos e Mariana Lícia Carneiro de Oliveira, de 38 anos, ficaram presas nas ferragens e precisaram ser retiradas pelos bombeiros, na noite desta sexta-feira (13).

Bombeiros precisaram retirar mulheres presas as ferragens no Acre. Foto: Asscom/CBMAC

Capotamento que ocorreu na noite de sexta-feira (13) envolvendo duas mulheres foram identificadas como Ana Paula Albuquerque, 24 anos e Mariana Lícia Carneiro de Oliveira, de 38 anos, o acidente aconteceu próximo a Rua Bem-te-vi, na rodovia BR-364, no Distrito Industrial de Rio Branco. As mulheres precisaram ser retiradas das ferragens pelo Corpo de Bombeiros do Acre.

O acidente aconteceu por volta de 1h da manhã deste sábado (14). O veículo trafegava sentido bairro/aeroporto, quando a motorista perdeu o controle, capotando e invadindo a pista contrária.

Os bombeiros foram chamados para retirar as vítimas que ficaram presas após o capotamento e foi necessário utilizar equipamento para desencarceramento. Após a abertura do veículo, as mulheres foram imobilizadas e receberam os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ainda segundo as autoridades, foi constatado que ambas as mulheres estavam sob efeito de álcool no momento do acidente. Foto: Asscom/CBMAC

De acordo com os bombeiros, Ana Paula teve fratura no braço esquerdo. Já Mariana sofreu fratura na perna direita. Ambas foram encaminhadas para o Pronto Socorro de Rio Branco. A Polícia Militar esteve no local para controlar o trânsito e remover o veículo da via.

Veículo capotou quando ia em direção ao aeroporto de Rio Branco. Foto: Asscom/CBMAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Veja vídeo: PM evita atropelamento de homem em surto no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Ação rápida dos policiais do 2º Batalhão impediu tragédia na Via Chico Mendes.

Uma ação rápida e precisa de policiais militares do 2º Batalhão evitou uma possível tragédia na manhã desta segunda-feira (13), na Via Chico Mendes, no bairro Santa Inês, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Um homem, ainda não identificado, estava em surto e, supostamente, sob efeito de drogas, colocando em risco a própria vida e a de motoristas que passavam pelo local.

De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição trafegava no sentido bairro-centro quando notou o homem pulando e dançando no meio da pista, desviando dos carros que passavam. Percebendo o risco iminente de atropelamento, o Tenente João Souzaordenou a parada imediata da viatura e, junto com a equipe, foi em direção ao homem.

Homem, supostamente sob efeito de drogas, foi levado ao HOSMAC para tratamento.

Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem se dirigiu para a calçada e, sem oferecer resistência, sentou-se no chão. Os militares então acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou ao local pouco tempo depois. Após a avaliação médica inicial, o homem foi encaminhado para o Hospital de Saúde Mental do Acre (HOSMAC), onde recebeu atendimento especializado.

PM reforça lema “Servir e proteger” ao retirar o homem da via e evitar acidentes.

A atitude dos policiais reflete na prática o lema da corporação: “Servir e proteger”. Além de garantir a segurança dos motoristas, que poderiam se envolver em um acidente, os PMs também protegeram a vida do homem, encaminhando-o para atendimento médico especializado.

A ação rápida e assertiva dos policiais militares do 2º Batalhão foi elogiada pelos condutores que presenciaram a cena. Situações como esta mostram a importância do trabalho preventivo da Polícia Militar, que não apenas garante o cumprimento das leis, mas também atua diretamente na proteção dos direitos humanos e no cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Fundador do Bonde dos 13 foi morto por comparsa e não atropelado, diz polícia

Publicado

em

A investigação revelou que o homicídio não foi cometido por um inimigo, mas sim acidentalmente por seu próprio comparsa.

A Polícia Civil também está investigando a possibilidade de que a dupla tenha confundido o pai de família, que estava no carro, com o alvo real da ação. Foto: cedida

Por Aikon Vitor/Folha do Acre

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios, divulgou novas informações sobre a morte de Geremias Lima de Souza, de 39 anos, um dos fundadores da facção Bonde do 13, ocorrida na última segunda-feira, 9 de dezembro, em frente à 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. A investigação revelou que o homicídio não foi cometido por um inimigo, mas sim acidentalmente por seu próprio comparsa.

De acordo com as apurações iniciais, Geremias teria tentado realizar um disparo contra o motorista de um veículo que estava estacionado em frente à delegacia. No entanto, o tiro, que entrou pela escápula e saiu na mandíbula, foi acidentalmente disparado por seu próprio parceiro, que o acompanhava na motocicleta. A vítima, ferida pelo disparo, morreu ainda no local antes de ser atropelada durante a fuga.

O coordenador da Delegacia de Homicídios, delegado Alcino Ferreira, afirmou que a perícia confirmou que a causa da morte de Geremias foi o disparo e não o atropelamento, como inicialmente suspeitado. “Foi um disparo que entrou pela escápula (osso posterior do tronco) e saiu na mandíbula”, explicou Ferreira.

A Polícia Civil também está investigando a possibilidade de que a dupla tenha confundido o pai de família, que estava no carro, com o alvo real da ação. A principal linha de investigação é se o disparo foi, de fato, um erro acidental ou se houve intenção de atingir a vítima.

O caso está sendo acompanhado de perto pela polícia, que busca esclarecer todos os detalhes do ocorrido e tomar as medidas cabíveis dentro da legalidade.

Comentários

Continue lendo