Acre
Sebrae destaca a união das instituições para fortalecimento das cadeias produtivas do Acre
Workshop de Planejamento de Ações para Fomento à Fruticultura reuniu representantes de diversas entidades
Nesta terça-feira (26), o Sebrae sediou o Workshop de Planejamento de Ações para Fomento à Fruticultura no Acre, iniciativa realizada pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, da Embrapa e do Sebrae no Acre, em parceria com o Governo do Acre e diversas entidades como Seagri, Seplan, Sema, Idaf, Faeac, Ufac e Emater-AC.
Durante a abertura, o diretor técnico do Sebrae, Kleber Campos, destacou a importância da união das instituições para o fortalecimento das cadeias produtivas no estado. “É fundamental a reunião de várias instituições e parceiros com diversas competências para discutir uma cadeia produtiva, onde todos nós possamos atuar de forma estratégica e convergente. A atuação conjunta, por meio do Fórum e das Câmaras Temáticas, fortalece o desenvolvimento das potencialidades do Acre”, declarou Campos.
O workshop teve como objetivo a elaboração de um plano integrado que apresente um diagnóstico detalhado do setor no Acre, abrangendo os desafios enfrentados, oportunidades de mercado e condições ambientais necessárias para impulsionar a fruticultura no estado.
O chefe de Transferência de Tecnologia na Embrapa, Daniel Lambertucci, observa que a fruticultura tem o potencial de geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Produtos como banana, abacaxi, açaí e pupunha, entre outros, são alguns dos focos de crescimento para atender tanto o mercado interno quanto externo. “A bananicultura é a principal cultura do Estado em termos de fruticultura, mas existe espaço e estrutura para outras cadeias também como o açaí e a acerola. O principal ponto, em que a Embrapa pode contribuir, é o desenvolvimento dos sistemas de produção dessas frutas adaptados para o Acre. A partir dessa adaptação a gente cria um sistema de produção que o produtor acreano possa utilizar aqui dentro do estado e manter sua produtividade e sua renda”, afirmou Lambertucci.
A Cooperacre atua há 23 anos no estado, sendo 16 anos na cadeia de fruticultura, e nos últimos anos tem intensificado seus investimentos no setor. “Estamos agora, em processo de construção de uma nova planta industrial para processamento de frutas. É uma cadeira produtiva de extrema relevância para agricultura familiar, na qual já trabalhamos com muitos desses produtores”, disse o gerente comercial da Cooperacre, Kassio Almada.
A representante da empresa Fruit Life, Patrícia Coelho, que atua há 3 anos na produção de polpas de açaí e seus derivados e que comercializa seus produtos em oito estados do Brasil, avalia como positiva o intuito do Fórum de reunir diversas entidades públicas e privadas com o mesmo objetivo. “Hoje a indústria quer crescer. A indústria quer investir, mas a gente precisa ter a segurança da produção, da matéria-prima”, concluiu Coelho.
Comentários
Acre
Polícia Militar prende homem armado após tentativa de esfaqueamento no centro de Rio Branco
Vídeo nas redes sociais ajudou na identificação do suspeito. Arma branca utilizada no crime foi apreendida
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu, na tarde desta sexta-feira (6), um homem que tentou esfaquear um comerciante no centro de Rio Branco. A prisão foi realizada por uma guarnição de policiamento comunitário que atuava na região.
A ação começou após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando o momento em que o suspeito tentava agredir o comerciante. Com base nas imagens e nas informações coletadas no local, os policiais identificaram as características do homem, conhecido na área por ser usuário de entorpecentes e por ameaçar frequentemente os moradores e comerciantes da região.
Durante patrulhamento, a equipe localizou o indivíduo na Rua Benjamin Constant, ainda portando a arma branca utilizada na tentativa de homicídio. Ele foi detido e conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), onde está à disposição das autoridades.
A rápida ação da Polícia Militar destacou a importância do uso de informações compartilhadas pela população e pelas redes sociais para auxiliar na segurança pública e no combate à criminalidade.
Matéria relacionada:
VÍDEO: Homem com facão ameaça clientes de lanchonete no centro de Rio Branco
Comentários
Acre
Caminhão atola e forma fila na travessia do rio em Xapuri: Deracre garante melhorias necessárias no local
Mais um vídeo mostra a situação bastante complicada na travessia sobre o rio Acre em Xapuri
O problema na rampa da balsa que faz a travessia do Rio Acre no município de Xapuri se agravou ao longo desta sexta-feira, 5. Mais um vídeo mostra a situação bastante complicada na travessia sobre o rio Acre. Pela manhã, um veículo de pequeno porte teve dificuldades para sair do atoleiro.
Com o passar do dia e o fluxo de outros carros, a situação se agravou. Um novo vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma fila de caminhões, um deles completamente atolado. Para tirar o caminhão do atoleiro, foi preciso o uso de uma retroescavadeira para solucionar o problema que nesta época do anos se agrava com as chuvas intensas na região.
Veja vídeo:
Após os vídeos viralizarem nas redes sociais mostrando as péssimas condições de acesso à balsa do município de Xapuri, o Deracre se posicionou por meio de nota.
Segundo o Deracre, os serviços estão em andamento com o objetivo de . A nota é assinada por Sula Ximenes, presidente do Deracre.
Após a divulgação das imagens nas redes sociais, o Deracre, responsável pela travessia, se posicionou informando que caçambas com material já foram encaminhadas para o município para da início aos trabalhos neste sábado é domingo, assim, o acesso da rampa do rio Acre no município será normalizado.
Comentários
Acre
Sebrae destaca potencial de negócios durante 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre
Acontece nessa quinta (05) e sexta-feira (06), em Rio Branco, o 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre com o objetivo de fortalecer a articulação entre os atores da rede, promover troca de experiências e construir estratégias colaborativas para ampliar o impacto da rede na preservação ambiental, restauração ecológica e na geração de renda sustentável no Estado do Acre.
Participam do encontro cerca de 40 produtores, além de estudantes, representantes de instituições públicas e privadas. A programação conta palestras e capacitações sobre legislação, técnicas sustentáveis, boas práticas de manejo de sementes nativas, precificação e comercialização das sementes.
O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, observa que o mercado de sementes é uma promissora oportunidade de negócio no estado, especialmente com o aumento das iniciativas globais e nacionais voltadas para a recuperação de áreas degradadas, reflorestamento, projetos de carbono neutro e demanda por sementes de espécies nativas.
“Nós estamos em um importante ecossistema, o bioma Amazônico. Esse encontro visa promover a reflexão como podemos utilizar todo esse potencial para transformar em negócios sustentáveis. O Sebrae contribui apontando as possibilidades de empreendedorismo no segmento e apoiando na modelagem dos negócios por meio da realização de capacitações, planos de negócios, planejamento estratégico, intercâmbios e acesso a mercados”, destacou Campos.
O Sebrae realiza projetos que incentivam a Bioeconomia no Acre utilizando sementes florestais, como, por exemplo: viveiros, mudas, artesanato e reflorestamento.
De acordo com o gestor de Bioeconomia do Sebrae no Acre, Francinei Santos, a atuação conjunta das instituições permitiu o mapeamento e a formulação de estratégias para fortalecer o potencial de negócios nesse segmento das sementes florestais. “Isso demonstra a importância da Rede de Sementes que atua na integração de todos os entes envolvidos e auxilia, especialmente, no ambiente de negócios”, disse.
O 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre é uma realização Governo do Acre, Funtac, Sema, Seict, Sebrae, FGV Europe, Conservação Internacional, Banco Mundial, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Você precisa fazer login para comentar.