fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Saúde é tema de Audiência Pública em Brasiléia com participação da sociedade e políticos

Publicado

em

Deputado Antonio Pedro foi o autor do pedido para que população pudesse debater e buscar solução para a regional do Alto Acre

Alexandre Lima

Durante a manha desta sexta-feira, dia 31 de março, a cidade de Brasiléia foi palco de uma Audiência Pública, onde teve como participante, a sociedade civil organizada, deputados estaduais, vereadores, prefeita(os) e convidados, para discutir a problemática da falta da saúde pública na regional do Alto Acre.

Deputado Antonio Pedro (DEM), autor do pedido da Audiência Pública em Brasiléia.

O autor do pedido, foi o deputado estadual pelo Democrata (DEM), Antonio Pedro. Esta seria a segunda Audiência na regional, e segundo o presidente da Comissão, Raimundinho da Saúde, se estenderá nas demais regiões no interior do Acre.

Segundo Antonio Pedro, o problema da saúde vem crescendo com o abandono do velho e sucateado Hospital Raimundo Chaar, que apresenta deficiências estruturais e materiais nos últimos anos. “Vi muitos problemas e não podemos mais ficar calado. Os profissionais estão tendo de trabalhar num ambiente insalubre, sem medicação e equipamentos e estive visitando o canteiro de obras do novo hospital que é muito grande e estaria praticamente parado. O governador prometeu entregar 50% da obra anos passado e não cumpriu”, disse o deputado.

Prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem destacou a importância do evento.

O espaço foi aberto aos populares que estiveram presente, onde puderam falar da falta de um hospital na cidade, onde possa atender as necessidades de quem por ventura, venha precisar. Segundo a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, “Essa reunião com os parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre, vereadores daqui e de outros municípios e representantes em geral, e sabemos da falta e da demora desse hospital regional. A Prefeitura é uma das maiores interessadas para que essa obra fique pronta e o povo precisa dos serviços”, disse a gestora.

Para o presidente da Comissão, Deputado Raimundinho da Saúde, destacou o atraso da entrega do novo hospital destacando que, “Temos uma obra que já vai para vários anos sem conclusão, e por outro lado, temos um hospital que está em condições precárias, tanto no estrutural, quanto no atendimento para a população. Esse hospital é para atender uma regional que tem quatro cidades: pontou.

Foi informado também que, a obra do novo hospital de Brasiléia, já está custando para os cofres públicos, cerca de R$ 70 milhões de reais. Segundo a gerente geral do Hospital Raimundo Chaar em Brasiléia, Maria Alice, “entendemos das dificuldades em que se encontra o hospital atualmente, mas, os profissionais se desdobram para fazer os atendimentos da unidade. Fizemos uma visita recente no local da obra do novo hospital e vimos que está bem avançado, pois acreditamos que quando estiver funcionando 100%, toda a regional estará sendo contemplada com que tem de melhor (…), e podemos então anunciar que, de dezembro de 2017 a março de 2018, a população do Alto Acre, que  a nova unidade estará sendo colocada a disposição da população”, finalizou.

Ouça as entrevistas abaixo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Epitaciolândia avança com asfaltamento de ruas

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria de obras, segue realizando serviços de recuperação de ruas com drenagem e pavimentação asfáltica.

E seguindo determinação do Prefeito Sérgio Lopes, a equipe iniciou nesta segunda-feira, 15, o recapeamento da rua Pedro Maffi no Bairro Beira Rio.

O prefeito Sérgio Lopes acompanhou perto os serviços de recapeamento e garantiu que as obras continurão em toda a cidade.

“Neste momento estamos aqui nesta segunda feira fazendo o recapeamento asfáltico da Rua Pedro Maffi no Bairro Beira rio, seguimos avançando para melhora cada vez mais a infraestrutura de Epitaciolândia, aqui além da rua com a pavimentação estamos fazendo calçada e drenagem para que possamos proporcionar melhor trafegabilidade e conforto para todos os moradores de nossa cidade. ” Pontuou o gestor.

O prefeito ressaltou ainda que é imprescindível fazer um trabalho de qualidade devido as questões geográficas do município de Epitaciolândia.

“Estamos tendo o cuidado de fazer um trabalho definitivo, começando sempre pela construção de linhas de drenagem das ruas e após o recapeamento estamos instalando caixa de coleta de água, meio fios, sarjetas e calçadas para que a obra tenha maior durabilidade. É o recurso público sendo bem investido!”, finalizou Lopes.

A gestão segue realizando melhorias nas ruas do município visando garantir melhor mobilidade da população e essas e outras ações se estenderão nos demais bairros da cidade.

Comentários

Continue lendo

Extra

Empresários do setor cerâmico denunciam entrada de tijolos de forma ilegal na fronteira

Publicado

em

Carga de tijolos foi apreendida e levada para o pátio da Receita Federal.

Empresários do setor cerâmico estão enfrentando sérios prejuízos devido à entrada ilegal de tijolos fabricados na Bolívia e comercializados a preços muito abaixo do mercado brasileiro.

Na semana passada, durante o dia, a Força Nacional realizou a apreensão de um caminhão carregado de tijolos que seriam vendidos em Brasileia, revelando uma situação preocupante para os donos de cerâmicas na região.

Segundo um dos empresários, a economia do país não pode ser comparada a do Brasil, por ser totalmente diferente. As tributações fazem com que os valores sejam diferentes, fazendo com que alguns consumidores busquem o preço menor, sendo que esquecem que estão incentivando o comércio ilegal e o desemprego local.

Força Nacional foi acionada e apreendeu carga de tijolos.

Essa prática está desanimando os empresários, pois os lucros obtidos mal cobrem os custos com funcionários e impostos. Eles enfatizam a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa na fronteira, pois a situação atual torna insustentável a continuidade de seus negócios.

Importante destacar que, caso algum estrangeiro queira praticar o comercio no lado boliviano, deverá pagar os tributos antes de passar, se caso seja apreendido de forma ilegal, poderá pagar altas taxas e até preso, além de do perdimento total de sua mercadoria.

Denunciam ainda que a prática está se tornando corriqueira, pois pedem que as autoridades façam uma fiscalização mais rígida, uma vez que existem uma espécie de ‘invasão’ em vários setores, como vendas de verduras e outros produtos pelas ruas, sem um monitoramento para coibir esse tipo de atividade nas cidades da fronteira.

Comentários

Continue lendo

Extra

Susto: Curto na rede elétrica em igreja interrompe culto em Brasiléia

Publicado

em

Um culto que estava sendo realizado na tarde deste domingo, dia 14, na Igreja Congregação Cristã no Brasil, localizada na parte alta da cidade de Brasiléia, no Bairro Ferreira Silva, foi interrompido após um principio de incêndio em uma das salas.

No momento do culto onde tinha milhares de fieis, foi percebido que exalava um forte cheiro de queimado e fumaça na parte de cima da igreja. Foi quando um dos frequentadores subiu para ver o que estaria acontecendo.

Foi quando percebeu que havia um principio de incêndio e rapidamente correu para pegar um extintor e apagar o fogo na sala. Enquanto isso, outra pessoa acionava o Corpo de Bombeiros do 6º Batalhão do Alto Acre que chegou rapidamente.

Graças a ação do homem (não identificado), evitou que o fogo se espalhasse por toda a igreja que estava lotada. Mesmo com as chamas apagadas, os Bombeiros estiveram no local para realizar uma inspeção e constataram inicialmente, que a causa teria sido em uma fiação em uma das salas.

O culto foi interrompido e cerca de oito pessoas, na maioria adolescente, deram entrada no hospital regional do Alto Acre, com principio de intoxicação por inalação de fumaça, mas que não corriam risco e seriam liberados tão logo passassem por exames.

Apoio de Almir Andrade

 

Comentários

Continue lendo