Flash
Saúde alerta para aumento de casos de meningite no Acre
A vacinação é a principal forma de prevenir a meningite, que pode levar à morte em até 24 horas ou deixar sequelas graves. No Acre, as taxas de cobertura vacinal contra a enfermidade, principalmente nas modalidades meningocócicas, estão abaixo das recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesacre), de janeiro até o dia 1º de dezembro foram notificados 67 casos suspeitos da doença com 13 casos confirmados. Entre os óbitos, 1 foi por meningite fúngica e três por meningite viral. A taxa de letalidade encontra-se em 30,7%, representado um aumento de 19,6% em relação a 2021.
O MS registrou, até o fim de outubro, 5.821 casos e 702 óbitos por meningites de diferentes etiologias – causas – no Brasil. O motivo do avanço é a queda do índice de vacinação no país, principal meio de prevenção, chegando a combater 90% das formas mais graves da doença.
As vacinas contra a meningite bacteriana são consideradas as medidas mais eficazes e seguras para evitar quadros mais graves da doença, que produzem sequelas como amputações, surdez, cicatrizes ou morte. “Uma vez que as crianças e adolescentes deixem de receber a vacina, o agente causador da doença começa a circular, aumentando a sua incidência”, explica Daíla Timbó, responsável pelo Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie) da Sesacre.
Existem imunizantes que protegem contra todos os tipos da doença bacteriana, meningite A, C, W, Y e B. A vacina disponível na rede pública protege contra o tipo C da doença e é ofertada ao público prioritário: crianças menores de cinco anos de idade, adolescentes de 11 e 12 anos e pessoas com comorbidade. A cobertura para a vacina meningocócica C (conjugada) no ano de 2021 foi de 69,81% em crianças. Já de janeiro a setembro de 2022, encontra-se em 67,83%, quando o preconizado pelo MS é 95%.
“Lembramos ainda que não existe vacina contra outros microrganismos causadores de meningites como os fungos, vírus, protozoários e helmintos [vermes parasitas]”, acrescenta Daíla Timbó.
O que é a meningite?
A meningite é uma doença grave, que pode levar à morte em até 24 horas. Trata-se de uma inflamação das meninges – membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. É preciso agir rapidamente desde o início dos primeiros sintomas, pois a patologia pode deixar sequelas consideráveis, como amputações, perda da audição e convulsões.
Sintomas e tratamento
A intensidade dos sinais pode variar de acordo com o agente infeccioso. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do MS, as meningites provocadas por vírus costumam ser mais brandas, e os sintomas são parecidos com os de gripes e resfriados.
Entre os sinais da forma viral estão dor de cabeça, febre, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite e irritação. O vírus pode ser transmitido pelo contato com a saliva e a secreção respiratória ou por meio de alimentos contaminados e água.
Já as meningites bacterianas são mais graves, e os sintomas aparecem em pouco tempo, incluindo mal-estar, febre alta, vômitos, dor de cabeça forte e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por meio de secreções eliminadas pelo trato respiratório, como espirro ou tosse.
O tratamento da meningite é feito conforme o agente causador da infecção. De modo geral, a abordagem precisa ter início o quanto antes, para aumentar as chances de evitar o desenvolvimento de lesões que podem deixar sequelas permanentes ou, até mesmo, levar à morte.
Não há tratamento para combater o tipo viral, que se resolve sozinho, podendo ser utilizada medicação para aliviar os sintomas, como dor e febre.
Comentários
Flash
Prefeito Sérgio Lopes comemora primeiras cirurgias eletivas, mais um avanço na saúde de Epitaciolândia
Em vídeo nas redes sociais, o prefeito Sérgio Lopes comemorou as primeiras cirurgias eletivas oferecidas pelo município de Epitaciolândia, segundo o gestor, esse é mais um avanço na área da saúde.
“Essa é mais uma excelente notícia para compartilhar com vocês, eu disse durante a nossa campanha de 2024 que tudo aquilo que estava funcionando bem nós iríamos buscar ainda mais melhorias, e é o que nós já estamos fazendo em relação à saúde do município, nesta quarta-feira, 04, nós tivemos a alegria de mandar o nosso primeiro paciente para o hospital Santa Juliana em Rio Branco, e o mesmo já passou por cirurgia e já pode receber a visita do nosso Secretário de Saúde Sergio Mesquita, e graças a Deus corre tudo bem, é um momento de muita felicidade pois o município está realizando cirurgia por meio de um convênio com a Sesacre e o Hospital Santa Juliana fruto de emenda da nossa Deputada Federal Socorro Neri.” Pontuou Sérgio Lopes.
Em sua visita aos pacientes atendidos pelo programa, Sérgio Mesquita falou da importância de poder ofertar mais essa modalidade em Epitaciolândia.
“Esse é mais um avanço na saúde de Epitaciolândia, é um esforço de nosso prefeito que busca sempre melhorias para nossa gente, e agora através de convênio estamos atendendo essas pessoas que esperam há anos por uma cirurgia”. Destacou Mesquita.
As Cirurgias serão feitas em parceria com o Hospital Santa Juliana através da assinatura do convênio, os pacientes foram agendados e avaliados pelo município e devidamente encaminhados para a realização da cirurgia, respeitando a fila de espera do sistema de regulação estadual e conforme o caso de cada paciente, as pessoas são agendadas através da regulação municipal através do sistema que é disponibilizado através da SESACRE. Seguindo a ordem do Cadastro de Demanda por Recurso (CDR). As especialidades elencadas abrangerão crianças, jovens, adultos e idosos.
Comentários
Flash
Vice-governadora entrega mais de 13 mil quilos de alimentos arrecadados durante partida beneficente para casas terapêuticas e entidades de Rio Branco
Buscando contribuir com a assistência alimentar das casas terapêuticas e entidades de Rio Branco, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) realizou a entrega de 13.070 quilos de alimentos. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 5, no Santuário Divina Misericórdia, beneficiando 13 casas terapêuticas e três entidades.
A vice-governadora do Acre e titular da SEASDH, Mailza Assis, se fez presente no ato em prol das instituições. “Estamos aqui comemorando um ato de solidariedade. Queremos agradecer a todas as pessoas que participaram, a todas as pessoas que doaram, porque esse ato, essa ação é fundamental para a gente ajudar, porque chega nas pessoas”, pontuou.
Os alimentos oriundos da ação Marcão e Amigos Contra a Fome, realizada no dia 26 de novembro no estádio Arena da Floresta, foram divididos em partes iguais, totalizando 874 quilos de alimento para cada um dos locais beneficiados.
“Principalmente nessa época do ano é que os corações ficam mais cheios de emoção e como é bom também partilhar o amor por meio do alimento, principalmente na mesa daqueles que mais necessitam. Quem vai ganhar isso aqui não é o povo que vai receber, mas sim aqueles que estão fazendo essa entrega e por isso aqui nós também gostaríamos de fazer um desafio para os empresários, para que no próximo ano possam se juntar a nós também, juntamente com a Apadec, com a Diocese, com as igrejas, com as instituições de caridade que prestam serviço com tanto amor e decência, para que possam levar o alimento à mesa de mais famílias que precisam, principalmente os mais necessitados”, comentou o representante da Casa Paroquial, padre Marcos Soares.
Segundo o presidente da Apadec, Antônio Balica, a doação irá garantir o alimento para os acolhidos por um período estimado de quatro meses. “Essa entrega vai ajudar muito nas entidades, principalmente a nós, de casas terapêuticas, que tínhamos a ideia de trabalhar uma campanha de alimentação para o final do ano, na qual pretendíamos arrecadar 400 kg de alimentos e aqui cada uma das entidades está levando ainda quase 1000 kg de alimentos. Então, isso é uma bênção, essa campanha, que está ajudando àquelas pessoas que necessitam e principalmente essas entidades que trabalham com pessoas acolhidas 24 horas’, ressaltou Balica.
A segurança alimentar ainda é um dos grandes desafios enfrentados pelas casas de apoio, que garantem parte da manutenção dos espaços, com donativos. Por isso, o Estado vem atuando no apoio e promoção de campanhas que buscam por meio da solidariedade, arrecadar doações e distribuir entre os que mais necessitam.
“O nosso governo tem demonstrado compromisso com essas pautas, e a nossa função maior, o nosso dever e a nossa responsabilidade é de ajudar, especialmente as casas terapêuticas, que têm um papel fundamental na transformação de vidas, reinserção social das famílias, das pessoas que mais precisam. Então, esse é o nosso compromisso e eu agradeço a iniciativa da campanha, por intermédio do Marcão, da Secretaria de Esportes e das instituições”, destacou.
Todas as entidades contempladas funcionam 24h com atendimento integral aos acolhidos. “Hoje são 16 instituições que estão sendo contempladas com esses alimentos, que foi uma ação de coração, de solidariedade de toda a população de Rio Branco, e estamos promovendo ações que dignificam o nosso trabalho e todos podem contar, a família acreana, o povo acreano conta nesse momento com a nossa ajuda, com o compromisso do Estado, empenhado nesse serviço que também faz para a nossa população”, acrescentou Mailza.
Centros e entidades beneficiadas
- Centro masculino da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos- Apadeq
- CT Desafio Jovem Peniel
- Instituto de Amparo Social Preparação de Profetas
- Caminho de Luz
- Tempo de Viver
- Comunidade Terapêutica Ômega
- Reconstruindo Vidas
- Vida Plena
- Associação Amigos do Peito – Aapei
- Lar Vicentino Dona Raimunda Odília
- Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Estado do acre – Apartac
- Acalfa – Associação Cristã Alfa
- Comunidade Terapêutica Arco-íris
- Shalon
- Casa Paroquial
- Casa de Acolhimento Feminino da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos – Apadeq
Comentários
Flash
Com a presença do Acre, deputados elegem diretoria do colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas
O presidente da Assembléia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga ( PSDB), participou na manhã desta quinta-feira (5), da eleição da nova diretoria do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. O pleito aconteceu dentro da programação da 27• Conferência da UNALE, que começou na última terça feira, no Rio de Janeiro.
Desativado desde 2020, o Colegiado é formado exclusivamente por presidentes das 14 Casas Legislativas estaduais foliadas a UNALE. O órgão atua na defesa das prerrogativas, do fortalecimento e da ampliação dos direitos dos legisladores no país.
Em votação unânime, os deputados elegeram presidente, Bruno Peixoto, de Goiás, ficando Marcelo Santos, do Espírito Santo na vice presidência e Alencar da Silveira, de Minas Gerais, na primeira secretaria.
A reunião foi coordenada pelo presidente da UNALE, Sérgio Aguiar( CE) com a presença da deputada carioca, Tia Jú, que será aclamada nova presidente da entidade.
Luiz Gonzaga ressaltou a relevância da reativação do colegiado para o fortalecimento e integração das casas legislativas, principalmente para a Amazônia.
“Teremos de volta uma entidade para representar de forma legítima, pautas que sozinho um presidente de uma Assembleia não tem força para levar adiante. A unanimidade na indicação do novo presidente mostra que o grupo está unido e fortalecido para retomar as discursões necessárias em defesa do legislativo dos estados. Parabenizo aqui a UNALE por oportunizar que esse colegiado voltasse a exercer suas atividades “, destacou Gonzaga.
A posse da nova diretoria do Colegiado vai acontecer em conjunto com a posse da UNALE, marcada para o dia 15 de janeiro de 2025, em Brasília.
Você precisa fazer login para comentar.