A maioria dos alimentos processados contém uma quantidade relevante de sódio, adicionada tanto para preservar a duração dos alimentos quanto para dar sabor.

Chloé Pinheiro Colaboração para o VivaBem

Menos de 5 gramas ou cerca de uma colher de chá de sal de cozinha por dia. Essa é a quantidade que devemos ingerir de sódio ao dia, total que equivale a cerca de 2g de sódio. Mas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros ultrapassam e muito este limite. São 12 gramas todos os dias, ou pouco mais de 4,8g de sódio.

O pior é que parte desta quantia a gente nem chega a ver. “A maioria dos alimentos processados contém uma quantidade relevante de sódio, adicionada tanto para preservar a duração dos alimentos quanto para dar sabor”, explica Maria Fernanda D’Ottavio, nutricionista do Hospital do Coração da Universidade de São Paulo (HCor).

Para a Organização Pan-Americana de Saúde, entidade da OMS, um produto industrializado pode ser considerado com muito sódio se ele tiver a proporção de 1g do mineral para cada caloria. E essa conta é fácil de fazer no supermercado uma vez que tanto a quantidade de sódio quanto o número de calorias deve estar descrito no rótulo dos produtos.

Veja a seguir alguns exemplos de processados e ultraprocessados e quanto sódio e sal eles carregam.

Refrigerante

Eles até têm sódio, mas são 10mg em cada copo de 200ml. Ou seja, o equivalente a menos de 0,01 de uma colher de café de sal. Evite consumir por outros motivos, como o excesso de açúcar presente neles.

Bolacha recheada

Engana-se quem pensa que é só no salgado que está o sódio. Um pacote de biscoito recheado de chocolate leva 239mg do mineral, ou 0,3 colheres de café de sal.

Pão francês

Uma unidade do pãozinho nosso de cada dia ostenta 324mg de sódio, ou cerca de meia colher de café de sal.

Macarrão instantâneo

Um dos líderes do ranking. Uma unidade contém cerca de 1516mg de sódio, ou quase duas colheres de café de sal (1,89 o exato), mas varia conforme o sabor e a marca.

Caldo de carne

Já deveria ter saído da dieta. Meio tablete carrega em média mais de 1000mg de sódio, ou 1,25 colheres de café de sal.

Lasanha congelada

Uma bandeja de 600 gramas de lasanha à bolonhesa congelada pode ultrapassar os 2000mg (pesquisei entre as marcas e varia entre 1200 e 2400) que deveríamos comer de sódio o dia todo. Em algumas marcas, chega aos 2200mg, ou  quase três colheres de café de sal.

Nuggets

Seis unidades do frango processado e empanado contém 624mg de sódio, ou 0,7 de uma colher de café de sal.

Sopa instantânea com macarrão

Sopa instantânea com macarrão Sopinha é mais saudável? Provavelmente não se ela vier em pó. O exagero na categoria é tanto que, para se ter ideia, uma colher e meia de sopa pronta sabor carne tem uma colher de café de sal!

Embutidos

Toda a categoria é repleta de sódio, mas, para se ter ideia, o peito de peru, que tem fama de mais saudável, pode ter 700mg de sódio em três fatias, ou quase uma colher de café de sal.

Molhos Prontos

Molhos prontos O de tomate contém cerca de 370mg a cada 60g ou 2000mg na lata inteira. Ou seja, duas colheres e meia de café de sal. O shoyu, como muitos já suspeitam, também é salgado: 855mg a cada três colheres de chá do molho, o equivalente a pouco mais de uma colher de café de sal.

Comentários