fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rocha defende articulação de políticas e mais recursos para a segurança pública

Publicado

em

Números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que o assassinato de policiais chegou, só em 2016, a 437 casos. Durante participação no programa Câmara Debate, da TV Câmara (assista a íntegra abaixo), o deputado Rocha (AC) traçou um panorama da crise na segurança em todo país e enumerou possíveis soluções para o problema.

Major da Polícia Militar, Rocha explicou que vários fatores têm contribuído para o agravamento da crise. Conforme apontou, enquanto o crime se organiza, o Estado se torna mais desorganizado. Ou seja, faltam planejamento e articulação.

O tucano destaca ainda pontos negativos como legislação que favorecem a impunidade, falta de valorização dos profissionais da segurança e ausência de amparo do Estado. Segundo ele, esses problemas fizeram com que o cargo de policial seja praticamente uma sentença de morte em alguns estados. “É uma guerra declarada”, lamentou.

Rocha destacou a falta de planejamento na área de segurança pública, que começa com a falta de proteção das fronteiras. “A droga e o armamento que alimentam o crime e fazem com que as organizações criminosas se fortaleçam passam pelas nossas fronteiras secas, todas desguarnecidas. Não há preocupação com isso. Seria mais fácil combater a droga que passa pela fronteira em pacotes do que depois de fracionada nas cidades. É um total descontrole de áreas vitais”, apontou.

O tucano ainda chamou atenção para o déficit de efetivo. “Não dá para se combater a criminalidade, que está cada vez mais forte, com o efetivo de dez anos atrás. É preciso planejar e ter a segurança como um de nossos pilares. Educação e segurança têm verbas carimbadas para elas. Já a segurança tem que mendigar recursos.”

Rocha ressaltou ainda a falta de um comando nacional, como um ministério, para estabelecer uma política para o setor. “O maior problema vivenciado pelos brasileiros é a insegurança. As atribuições do Ministério da Justiça já são muito grandes. Temos que ter um ministério para coordenar as ações de segurança no Brasil”, explicou.

De acordo com o deputado, muitas vezes os sistemas de inteligência das polícias civil, militar e federal não se comunicam. Às vezes, um crime que acontece em um estado e passa para outro não tem continuidade de investigação porque falta alguém ou algum órgão para coordenar ações. Enquanto isso, reforça, as organizações criminosas não respeitam fronteiras.

Rocha defende ainda um sistema único de segurança com recursos carimbados e ações para o setor, a exemplo da saúde. Em sua avaliação, é impossível acabar com a sensação de insegurança enfrentada pela sociedade sem que haja dinheiro investido na área.

Ao defender a valorização dos policiais, o deputado ressaltou que não se trata apenas de bons salários, mas também de condições de trabalho e até mesmo de moradia. O tucano sugere linhas de crédito habitacional para os profissionais, já que a maioria deles combate o crime, mas tem como vizinhos os próprios criminosos. “Fora as inúmeras dificuldades que enfrentam, como falta de treinamento, de equipamentos – até mesmo de coletes, armamentos ultrapassados. Outra coisa que precisamos rever é a questão da legislação, hoje muito benevolente com quem mata um policial”, apontou.

Rocha chamou atenção para o perigo das drogas na segurança. “O que precisamos definitivamente em relação às drogas é rever a questão das fronteiras. É a droga que entra pela fronteira do Acre, Rondônia, Amazonas, entre outros, que está promovendo a guerra no Rio de Janeiro”, concluiu o deputado do PSDB.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Rio Branco, acidente na Estrada do Calafate deixa motociclista gravemente ferido

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), um acidente envolvendo um motociclista e um caminhão deixou Douglas Alexsandro da Silva Rocha, 23 anos, gravemente ferido na Estrada do Calafate, no bairro Vila Betel, em Rio Branco.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades de trânsito, um caminhão do modelo Mercedes Benz/710, de cor branca e placa NAB-3090, seguia no sentido bairro-centro quando tentou realizar uma conversão em um local proibido, invadindo a pista contrária. Nesse momento, Douglas, que conduzia uma motocicleta, foi derrubado e arrastado pelo asfalto até parar embaixo do caminhão. A rápida intervenção de populares foi crucial para erguer o veículo e resgatar Douglas de debaixo dele.

Como resultado da colisão, Douglas sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza moderada e foi encontrado desorientado, chegando a desmaiar após o acidente. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Toniel Souza, plantonista da ambulância 01, suspeita que o motociclista possa ter costelas quebradas, com o osso possivelmente perfurando o pulmão.

O estado de saúde da vítima foi considerado estável durante o transporte para o pronto-socorro de Rio Branco, onde serão realizados exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito foram acionados para isolar a área e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos necessários, a motocicleta foi removida por um guincho, enquanto o caminhão foi liberado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente de trânsito com motos em ramal deixa quatro feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), uma colisão frontal entre duas motocicletas resultou em graves ferimentos para quatro pessoas no Ramal do Rodo, na região do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Os envolvidos no acidente foram identificados como Maria Antônia Maciel D’Ávila, 42 anos, Alexandre Coutinho da Silva, 43, Jonas Ricardo da Silva, 56, e Nilka da Silva dos Santos, 45. De acordo com informações das autoridades de trânsito, as motocicletas envolvidas foram uma Honda CG, 125 KS, de cor vermelha e placa NAD-7D19, e outra Honda CG 125 KS, de cor preta e placa NAG-1208, que colidiram frontalmente e entraram em combustão logo em seguida.

Como resultado do acidente e da explosão, as vítimas sofreram ferimentos graves. Nilka da Silva dos Santos teve um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) leve, além de queimaduras de segundo grau no braço direito e na perna esquerda. Jonas Ricardo da Silva também sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico leve, além de queimaduras de segundo grau na perna direita e no pé. Alexandre Coutinho da Silva apresentou uma fratura no braço esquerdo, juntamente com queimaduras de segundo grau nas pernas, enquanto Maria Antônia Maciel D’Ávila teve queimaduras no pé.

Populares que passavam pelo local prestaram auxílio às vítimas e acionaram as autoridades policiais e serviços de emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou três ambulâncias, incluindo uma avançada e duas básicas, para prestar socorro inicial às vítimas, que, após serem estabilizadas, foram encaminhadas em estado grave para o pronto-socorro de Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros do 2° Batalhão foi mobilizado para controlar o incêndio nos veículos, enquanto policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia. Após os procedimentos necessários, as duas motocicletas foram removidas por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes e Representantes da Energiza, ICMBio e Amopreb discutem a retomada do Programa Luz para todos na Reserva Chico Mendes

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 123, representantes de vários órgão para o alinhamento da retomada do programa luz para todos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, nesta etapa serão realizados cerca de 74 quilômetros de extensão podendo atender mais de 289 famílias, além disso nos locais onde não existe a possibilidade da chegada da rede elétrica serão instalada os sistema de capitação de energia fotovoltaica (Solar) com previsão de beneficiar mais de 115 famílias.

Estiveram presentes na Reunião com o prefeito, Elizangela Silva coordenadora do Programa Luz Para todos, D’Ávila Brito Engenheira responsável pelo Meio ambiente, Romário Campelo Presidente da Amopreb e o coordenador regional do ICMBio e chefe Unidade ICMBio Resex Chico Mendes, Marcos Mesquita e a Secretária de Administração Regiane Moreira.

.

Na ocasião o prefeito se comprometeu em prestar todo o apoio na recuperação de trechos dos ramais para garantir que as equipes responsáveis da energisa possam chegar com a instalação das redes elétricas.

O prefeito também solicitou do ICMBio agilidade na liberação das licenças para que os serviços possam ocorrer já no início do verão.

“Recebemos em nosso gabinete representantes dos órgãos responsáveis pela viabilização e instalação das linhas de distribuição de energia, quero dizer que a prefeitura vai apoiar no que for preciso para todos os moradores que estão dentro da área prevista sejam atendidas pelo programa Luz para Todos. ” Destacou Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo