fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Risco de falta de água causa discórdia entre Depasa e prefeitura do município de Xapuri

Publicado

em

Gerente do Depasa acusa secretário de negar máquina para desobstruir igarapé que abastece a cidade

A possibilidade de faltar água em alguns bairros de Xapuri por conta da ausência de chuvas é motivo de uma polêmica entre o gerente do escritório do Departamento de Água e Saneamento (Depasa) em Xapuri, Marcos Mansour, e o secretário de Infraestrutura do município, José Cecílio Evangelista.

Mansour acusa Cecílio de negar o empréstimo de uma máquina retroescavadeira de que a prefeitura dispõe para desobstruir o canal do igarapé do Fura, que abastece quase metade dos bairros da cidade. O serviço, segundo ele, é necessário para a garantia do abastecimento de água para toda a cidade.

O gerente diz que enviou diversos ofícios ao secretário e ao prefeito Ubiracy Vasconcelos solicitando o equipamento, sem que a prefeitura responda aos pedidos. Ele afirma que a recusa é motivada por questões políticas.

“Encaminhei dezenas de pedidos para que a prefeitura ajude em um problema que é de toda população, que pode ficar sem água caso esse serviço não seja realizado. A prefeitura possui a máquina que pode fazer o trabalho, mas o secretário Cecílio e o prefeito Bira não nos ajudam por diferença política. Eles têm que lembrar que nós enviamos água pra casa de todo mundo, inclusive do próprio prefeito”, relatou.

Contatado pela reportagem, o secretário José Cecílio negou as afirmações do gerente. De acordo com ele, a negativa da máquina pela prefeitura se deu em razão de o diretor de operações do Depasa, Enock Neves, ter vindo a Xapuri fazer uma vistoria na estação de tratamento, tendo averiguado que o serviço que Marcos Mansour pretende fazer é inviável.

“O próprio chefe do Mansour veio a Xapuri e disse que não é necessário fazer o serviço que ele pretende. Ele veio acompanhado de um outro técnico e constatou que a intervenção não seria viável para melhorar as condições da captação de água. Ainda assim, perguntamos a ele se precisaria da máquina, mas ele disse que não seria necessário”, garantiu.

Procurado, o prefeito Ubiracy Vasconcelos corroborou as afirmações de seu secretário. Questionado sobre a razão de não responder aos ofícios de Marcos Mansour, respondeu que desde uma ocasião em que o gerente tentou invadir a sede da secretaria de infraestrutura para agredir o secretário José Cecílio, comunicou à direção do Depasa em Rio Branco que não mais manteria relação direta com o servidor.

“Não mantemos, por diversas motivações e episódios desagradáveis, nenhum tipo de interação com o Marcos Mansour. A direção do Depasa sabe disso e também das nossas razões. Nós estamos aqui à disposição do órgão a para qualquer necessidade. Se o diretor Enock nos disser que precisa da máquina amanhã, nós enviaremos sem qualquer questionamento, mas desde que o pedido venha diretamente de Rio Branco”, concluiu.

Comentários

Flash

Brasileia: MPAC promove reunião sobre combate a crimes contra o patrimônio

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Criminal de Brasileia, promoveu nesta segunda-feira, 2, uma reunião para tratar sobre o combate aos crimes contra o patrimônio no município.

A promotora de Justiça Pauliane Mezabarba, destacou que a intenção do encontro foi abrir as portas do Ministério Público para a população discutir, juntamente com representantes do Sistema de Justiça e Segurança Pública, o cenário e possíveis soluções para enfrentar o problema.

A reunião foi convocada devido ao aumento registrado na região de crimes contra o patrimônio, que envolvem a violação dos direitos de propriedade e a destruição ou apropriação indevida de bens materiais.

Estiveram presentes integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, do Poder Judiciário, além de representantes da sociedade civil e comerciantes locais, que compartilharam suas preocupações relacionadas ao tema.

Como encaminhamento, ficou acordado o compromisso das autoridades presentes de solicitar ao Estado o aumento de efetivo policial e recursos materiais, visando aprimorar o atendimento das ocorrências relacionadas a esses crimes. Além disso, foi estabelecido que uma nova reunião será realizada dentro do prazo de 30 dias para acompanhar os avanços e discutir possíveis medidas adicionais.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sucesso e reconhecimento marcam comemoração dos 60 anos da Junta Comercial do Acre

Publicado

em

Em um evento que marcou a história da Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), o governador Gladson Cameli foi homenageado durante a celebração do 60º aniversário da instituição. A plenária comemorativa, realizada no auditório do Sebrae nesta segunda-feira, 2, em Rio Branco, reuniu personalidades e empresários em um tributo à Juceac e ao papel fundamental que desempenha na promoção do empreendedorismo no estado.

Comemoração da Juceac celebrou avanços na desburocratização. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governador Cameli, que tem sido um defensor incansável da desburocratização e do apoio às empresas locais, recebeu uma placa de reconhecimento durante o evento. Sua presença foi um testemunho do compromisso do governo do Acre em simplificar processos e fomentar o crescimento econômico.

“Temos que ser audaciosos e procurar estar no protagonismo. O Acre não pode se achar menor que os outros estados, e a Junta Comercial tem um papel fundamental no desenvolvimento, porque temos que enfrentar essa palavra chamada burocracia, que tanto nos atrapalha a crescer. A digitalização de processos começou no primeiro ano da minha gestão, porque precisamos aquecer a economia e dar os passos necessários para todos os avanços”, destacou o governador.

Governador reforçou a importância da digitalização no ambiente de negócios. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A Juceac, ao completar seis décadas de atividade, recebeu o aplauso de empresários do estado e de diversas autoridades, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga, além dos deputados Pedro Longo, Eduardo Ribeiro e Tadeu Hassem, junto de representantes de diversos setores políticos e econômicos do estado. Empresas privadas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico do Acre também foram homenageadas.

O evento, que contou com o apoio de patrocinadores e parceiros, ressaltou a importância da colaboração entre o governo, empresários e a comunidade na busca por um ambiente de negócios mais amigável e na criação de empregos no estado.

Ao longo de seis décadas, a instituição se destacou ao simplificar o processo de registro de empresas, promover segurança jurídica e abraçar a digitalização dos registros. Além disso, desempenha um papel fundamental na integração estadual e na melhoria do ambiente de negócios. A dedicação de seus servidores e colaboradores tem sido essencial para o sucesso da Juceac, que continua a contribuir para o progresso do estado do Acre.

Presidente da Juceac destacou conquistas no ranking de abertura de empresas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ao falar sobre a importância do evento, a presidente da Juceac, Nayara Honorato, destacou: “Olhamos para trás e vemos um legado de inovações e parcerias sólidas. Expresso minha gratidão a todos os nossos servidores, parceiros e, principalmente, ao governador Gladson Cameli, que tanto acredita nesse projeto, pois este ano saímos do 18º para 6º lugar no ranking nacional de abertura de empresas, vencendo uma batalha contra a burocracia. E seguimos no fomento de um ambiente de negócios saudável, com avanços e tecnologia, num órgão 100% digital”.

A plenária comemorativa não apenas celebrou a história da Juceac, mas também reforçou o compromisso contínuo de todos os envolvidos em promover o crescimento econômico do Acre e simplificar os processos de abertura de empresas. Segundo o superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, 95% das empresas do Acre são pequenos negócios, com elas representando 65% da geração de empregos.

Governador Gladson Cameli foi homenageado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Comentários

Continue lendo

Flash

Criança de 8 anos tem partes íntimas dilaceradas ao ser estuprada pelo primo no Acre

Publicado

em

Por

Um homem identificado apenas como Thiago foi preso em flagrante pela Polícia Militar nesse domingo,1°, acusado de estuprar uma prima de 8 anos de idade no município de Mâncio Lima, interior do Acre.

Na Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, ele confessou o crime e disse que foi seduzido pela garota, que teve que ser internada, já que as partes íntimas dilaceradas.

Segundo o delegado Venicios Almeida, o caso aconteceu na casa da avó da menina. Ela apareceu sangrando e a família a levou para o Hospital de Mâncio Lima. Em seguida, foi levada para o Hospital Regional do Juruá em Cruzeiro do Sul, dada a gravidade da situação. O exame de conjunção carnal atestou o estupro.

“Ele disse que foi seduzido pela criança. A avó achou que a menina tinha menstruado, mas a mãe viu que era muito sangue e a criança foi levada para o Hospital, onde contou sobre o estupro. A mãe da menina está muito revoltada pelo grau de parentesco do autor com a vítima. Ele está preso e vai pagar pelo que deve”, citou o delegado.

O delegado titular de Mâncio Lima, José Obetânio, disse que o nome de Thiago apareceu em uma investigação de tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo

Em alta