fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Redução do desmatamento no Acre mostra eficácia da política ambiental do governo

Publicado

em

As ações voltadas aos agricultores, com assistência técnica rural e mecanização, bem como o trabalho integrado contra crimes ambientais que vem sendo realizado desde o início da gestão do governador Gladson Cameli, mostraram eficácia esta semana com a divulgação dos dados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre desmatamento. O Acre apresentou taxa de desmatamento de 652 km², com redução de 4,4% em relação a 2019.

O Acre só perdeu para Roraima que reduziu 49%. Os demais estados da Amazônia Legal aumentaram a taxa de desmatamento. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), responsável pela política ambiental e coordenação das missões integradas e monitoramento dos crimes ambientais, divulgou nota técnica que pode ser acessada neste link: http://sema.acre.gov.br/notas-tecnicas/

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, afirmou que esse resultado é muito importante para indicar que as ações do Estado estão no caminho certo. “Estamos presentes nas unidades de conservação e, também, dando apoio aos municípios no combate aos crimes ambientais. Mas, principalmente, estamos apoiando o produtor rural, oferecendo equipamentos e informação qualificada, além de iniciativas pioneiras como a implementação do Programa de Regularização Ambiental, o PRA”.

Foto: cedida

Somente neste ano foram entregues equipamentos para instalação de quatro agroindústrias para beneficiar famílias de agricultores que moram próximo a unidades de conservação, por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA/BID).

Várias outras iniciativas para melhorar a vida de quem quer produzir estão acontecendo, segundo o secretário Israel Milani. “Estamos nesse caminho, de mecanizar a produção, oferecer assistência técnica rural, recuperar ramais para propiciar o escoamento dos produtos agroflorestais e possibilitar a regularização ambiental dos acreanos, com fins lucrativos. Esse trabalho já vem sendo realizado pela Sema e no próximo ano vamos fortalecer ainda mais essa parceria com o homem do campo”.

Governador Gladson Cameli e comitiva do governo durante entrega de equipamentos em Tarauacá, em julho deste ano Foto: Diego Gurgel/Secom

Comando e Controle

De acordo com a diretora-executiva da Sema, Vera Reis Brown, as taxas anuais de desmatamento são publicadas pelo Inpe, a partir do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento da Amazônia Legal (Prodes), entre agosto do ano anterior e julho do corrente ano, no denominado ano florestal.

“Importante destacar que no ano florestal 2018/2019 o incremento do desmatamento no estado do Acre foi de 706,75 km², enquanto no período de 2019/2020 foi de 554,67 km², ou seja, houve uma redução 21,5 %, em termos de incremento anual. Até 2020, o desmatamento acumulado no estado do Acre passou a representar aproximadamente 15 % do seu território, ou seja, o Acre ainda detém 85 % de cobertura florestal”, destacou Vera Reis.

No estado do Acre, de janeiro a 20 de novembro de 2020, os municípios que registraram maiores índices em termos de desmatamento foram Feijó, Rio Branco e Sena Madureira, de acordo com os alertas do Deter-B/Inpe.

De acordo com a nota técnica divulgada pela Sema, os projetos de assentamento da reforma agrária, as propriedades particulares e as áreas discriminadas continuam ocupando o ranque das áreas que mais desmatam no estado. As terras indígenas representam a classe fundiária que menos contribuiu com o desmatamento no período. Dentre as unidades de conservação no estado do Acre, a Resex Chico Mendes é a mais preocupante, compondo o ranque das áreas que mais contribuem com o desmatamento no Acre.

Técnicos do Imac e BPA atuam em todas as Unidades de Conservação Foto: Cleiton Lopes/Sema

Além da Sema, mais de 10 instituições governamentais e o Ministério Público (MPE) compõem o comitê de ações integradas de Meio Ambiente. Nas missões de campo, a atuação é por conta da Sema, Instituto de Meio Ambiente (Imac), Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPA/PMAC) e Corpo de Bombeiros (CBMAC). Todas as ações são subsidiadas pelo monitoramento realizado no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma).

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo

Flash

Acre avança na imunização infantil e reduz taxa de crianças sem vacina contra a pólio, aponta Unicef

Publicado

em

Imunização tem avançado no estado, e taxa de crianças não vacinadas caiu. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Um levantamento analisado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com base em dados do Ministério da Saúde, revela que o Acre conseguiu retomar os avanços na imunização infantil. O diagnóstico foi publicado nesta terça-feira, 23, em coletiva de imprensa online.

Os dados foram resultado do cruzamento do número de crianças nascidas vivas e o número de primeiras doses das vacinas contra pólio aplicadas no mesmo ano. Ações de fortalecimento junto aos municípios têm contribuído neste novo momento.

No Acre, em 2022, nasceram 14.483 crianças e foram aplicadas 13.140 primeiras doses da pólio (VIP) – o que significa que 1.343 crianças podem não ter recebido a primeira dose contra a doença naquele ano. Já em 2023, esse dado melhorou. Nasceram 13.659 crianças no Acre e foram aplicadas 12.954 primeiras doses da pólio injetável – o que significa que 705 crianças podem não ter sido vacinadas.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, revela que houve um estudo para entender o cenário no estado e tentar reverter esses indicadores.

“O primeiro passo foi entender as variáveis que estavam contribuindo para baixas coberturas vacinais, e nós identificamos que é multifatorial. Além da hesitação da população, que tem vacinado seus filhos tardiamente. Elas [as vacinas tardias] não são contabilizadas para cobertura vacinal. Elas são contabilizadas somente até 11 meses e 29 dias. E, como a nossa população tem vacinado cada vez mais em atraso seus filhos, a gente tem um alto número de doses aplicadas, porém não é a melhor proteção que a gente está ofertando para as crianças, uma vez que um esquema vacinal completo atrasado não tem a mesma resposta imunológica”, explica.

PNI tem feito a capacitação em todos os municípios para chegar mais perto da comunidade. Foto: Arquivo/PNI

Parceria com os municípios

Renata ainda explica que a equipe do PNI tem feito revisão de fichas de forma sistemática. “Nossa equipe vai aos municípios e faz a revisão das fichas e ajuda o município na digitação dessas informações.”

Nessas visitas são feitos treinamentos com as equipes, o que facilitou a formação de multiplicadores, sendo descentralizado esse serviço apenas da capital e chegando às cidades do interior do estado.

“A gente investe esse tempo com os profissionais, com o objetivo de homogeneizar as informações e a prática de vacinação entre os profissionais de cada município. Além disso, o estado também tem participado de campanhas de vacinação e mutirões”, ressaltou ao lembrar que a capital conta também com o Centro Estadual de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona nos feriados, sábados e domingos, o que acaba sendo um acesso fácil para a população.

“A gente tem trabalhado incansavelmente desde 2019. Tivemos um impacto na pandemia, o que acaba prejudicando a continuidade dos nossos trabalhos, mas retomamos com força total em 2023 e agora em 2024, para dar apoio aos municípios. Acho que esse é o papel do Estado, não é só cobrar que os municípios realizem as atividades, é fazer junto, e tem dado muito certo até aqui”, finaliza a coordenadora.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em alusão aos 32 anos de Epitaciolândia, prefeitura pagou antecipado o mês de abril nesta terça feira, 23.

Publicado

em

Fazendo parte dos festejos em comemoração aos 32 anos de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia. O prefeito Sérgio Lopes determinou ao setor de finanças que realizasse de forma antecipada o pagamento da folha de todos os servidores e cargos comissionados referentes ao mês de abril de 2024.

Com o deposito na conta dos servidores entrarão em circulação cerca de 2,9 milhões na economia local, devido ao grande esforço da gestão em cortar gastos e manter a austeridade fiscal tem sido possível pagar antecipado à folha e manter em dia os compromissos financeiros com fornecedores.

Sérgio Lopes salientou que o pagamento de forma antecipada tem sido constante devido ao zelo com dinheiro público e o compromisso na valorização dos servidores.

“Temos tido esse olhar diferenciado com nossos servidores, ao longo de nossa gestão já concedemos cerca de 37,5% de reajuste e sempre buscamos garantir todos os direitos de cada um, pagamos hoje o mês de abril, são mais de 2,9 milhões de reais na economia local, esse é o nosso maior investimento, cuidar bem de nossa gente em todos os aspectos. ” Destacou o prefeito. ” Disse o prefeito

 

Comentários

Continue lendo