fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Promovendo melhorias no trânsito, Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul entregam rotatória do 61º BIS

Publicado

em

Os quase 100 mil habitantes de Cruzeiro do Sul agora contam com mais um investimento no trânsito. Em menos de 60 dias de obra, que se iniciou no dia 6 de maio, a união de esforços entre o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e o Município propiciou, nesta sexta-feira, 5, a entrega da rotatória localizada em frente à sede do 61º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), um largo que interliga as Avenidas Copacabana e 25 de Agosto, duas das mais movimentadas e importantes vias comerciais da segunda maior cidade dos acreanos.

Rotatória do 61º BIS, em Cruzeiro do Sul, entregue na noite desta sexta-feira, 5. Foto: Diego Silva/Secom

Fruto das ações de engenharia de trânsito, desenvolvidas pelo Detran, o investimento na ordem de R$ 700 mil desafoga o tráfego, possibilitando aos condutores e pedestres que circulem pelo local com mais segurança e comodidade.

“Quando a gente se une para trabalhar pela nossa população, conseguimos realizar obras que nos alegram verdadeiramente. É o caso dessa rotatória, que é de muita utilidade para os motoristas da minha terra natal. Parabéns às equipes do Detran e da prefeitura. Vamos seguir em frente, com muita fé, cumprindo o nosso propósito de representantes públicos em resolver os problemas da nossa gente”, ratifica o governador Gladson Cameli.

Gladson: “Unidos, vamos seguir entregando benefícios que melhoram a vida das pessoas”. Foto: Marcos Santos/Secom

No início deste ano, durante cerimônia de entrega de carteiras de habilitação do Programa CNH Social e de capacetes do Projeto Motociclista Consciente, os Executivos estadual e municipal firmaram um convênio para a execução da obra. A intervenção reduz os congestionamentos registrados durante os horários de pico no local, que, nas suas dependências, abriga escolas, prédios públicos e a Igreja Nossa Senhora Aparecida. Entre 2019 e 2023, foram registrados no local mais de 40 sinistros de trânsito.

“Esse era o ponto de mais ocorrências de sinistros de trânsito em Cruzeiro do Sul. Agora, é um trecho estratégico para garantir fluidez ao trânsito. Não é somente uma rotatória, mas sim um projeto de segurança viária e de resolução de um problema de alagação que existia no local. Gratidão à prefeitura pela parceria que resultou num trabalho memorável”, destaca Tainara Martins, presidente do Detran.

Tainara Martins: “Esse é projeto melhoria viária e resolução de problemas antigos da região”. Foto: Marcos Santos/Secom

Além do serviço de drenagem e pavimentação, o espaço recebeu instalação de lâmpadas em led e da estátua de Marechal Thaumaturgo, fundador do município, sinalização e painel eletrônico, que informa a população sobre horários e temperaturas locais.

“Essa obra é também um trabalho preventivo, que cuida da vida das pessoas que trafegam pelas ruas de Cruzeiro do Sul. Pelo excelente trabalho feito, a função desta rotatória vai além da que planejamos. Aqui se tornará um ponto turístico dos cruzeirenses. É um momento de alegria para a nossa gestão, e, por isso, sou eternamente grato aos nossos parceiros”, profere Zequinha Lima, prefeito de Cruzeiro do Sul.

Obra foi executada graças à parceria entre governo do Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

Também prestigiaram a entrega do benefício deputados, vereadores, secretários de Estado e do município, além de outras autoridades locais.

Investimento que transforma

Há um ano habitando em Cruzeiro do Sul, o artesão Josenir Silva, que é natural de Rodônia, trafegou pela nova rotatória do município, para conferir. Na visão dele, o empreendimento representa um divisor de águas para a região, que tem quase 41 mil veículos registrados. “Marca o trânsito dos cruzeirenses, pois melhora 100% a circulação dos condutores e pedestres da cidade”, ressalta.

Condutores relatam: “Melhorou o trânsito da região”. Foto: Marcos Santos/Secom

O condutor finaliza com agradecimentos: “O olhar do poder público faz a diferença na vida do povo. Seja com obra ou outro benefício, como no caso da construção desta rotatória, a população se sente valorizada e agradecida”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

PM tenta desmobilizar acampamentos no Distrito Industrial

Publicado

em

Foto: Whidy Melo

Nesta quarta-feira, 19, mais um capítulo envolvendo a desocupação de uma área privada que vinha sendo ocupada de forma irregular, no Distrito Industrial, em Rio Branco (AC).

Segundo o tenente Israel, os agentes têm monitorado a situação e mantido o diálogo com os ocupantes para que deixem o local de forma pacífica.

“Na verdade, a polícia está aqui para manter a ordem pública. O local é um local privado, não é um local público, e o proprietário, assim que soube da posse indevida, já noticiou o fato na delegacia, a notícia é crime, acionou a Polícia Militar para resguardar seu direito. Quem ocupa de forma indevida propriedade particular, em concurso de duas ou mais pessoas, comete o crime de esbulho processório”, afirmou o tenente.

Segundo ele, os ocupantes foram informados sobre a legalidade da posse e indicaram que vão sair voluntariamente. “Os ocupantes disseram que vão sair de forma voluntária, pois foi informado que a área que eles ocupam tem um proprietário e que ele buscou se resguardar em relação ao ato ilícito cometido por eles”, explicou.

Entre os ocupantes está Mateus da Silva Aguiar, que afirma não estar na área para benefício próprio, mas em nome da filha. “Eu estou aqui representando a minha filha, que está agora no abrigo. Minha filha está sendo maltratada lá, sem água gelada, sem nada, com fralda dentro da água onde eles bebem. A Defesa Civil não deu um aparato, uma casa para ela, e esses ocupantes ocuparam essa área aqui. Eu vim e tirei um pedacinho de terra para ela”, relatou.

Mateus questiona a propriedade do terreno, alegando falta de comprovação pública sobre quem realmente detém a posse da área. “A polícia chegou aqui dizendo que a área tinha dono. Só que o dono não se manifestou dizendo que realmente é dono. O rapaz trouxe um boletim de ocorrência segundo uma pessoa por nome de Rafael, mas nós não sabemos quem é esse Rafael”, disse.

Ele também fez cobranças ao poder público sobre o destino das famílias que estão no local. “Prefeito, onde é que você vai colocar essas pessoas? Agora nessa época de alagação, onde as pessoas aqui são de área de risco. Onde é que você vai colocar essas pessoas? A Defesa Civil não se pronunciou aqui, a assistente social não se pronunciou aqui”, questionou.

A situação segue em andamento, com os ocupantes afirmando que vão consultar um advogado antes de qualquer retirada definitiva. “Se realmente for verdadeira a documentação apresentada, se tiver um ocupante, um dono dessa terra, essas pessoas vão ter que sair daqui. Mas eu pergunto: para onde?”, disse Mateus.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher desmaia em ocupação irregular no Alameda do Sabiá

Publicado

em

Foto: Whidy Melo

Uma mulher desmaiou na tarde desta quarta-feira, 19, durante uma ocupação irregular na Alameda do Sabiá, localizada no Distrito Industrial, em Rio Branco (AC). A Polícia Militar do Acre (PMAC), que estava no local, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar os primeiros socorros à vítima.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde da mulher nem sobre as causas do desmaio. O caso ocorreu em meio à presença policial na área, onde agentes acompanham a desocupação do terreno.

Ao ac24horas Play, o tenente Israel, da Polícia Militar do Acre (PMAC), destacou que os agentes têm monitorado a situação e mantido o diálogo com os ocupantes para que deixem o local de forma pacífica.

“Na verdade, a polícia está aqui para manter a ordem pública. O local é um local privado, não é um local público, e o proprietário, assim que soube da posse indevida, já noticiou o fato na delegacia, a notícia é crime, acionou a Polícia Militar para resguardar seu direito. Quem ocupa de forma indevida propriedade particular, em concurso de duas ou mais pessoas, comete o crime de esbulho processório”, afirmou o tenente.

Segundo ele, os ocupantes foram informados sobre a legalidade da posse e indicaram que vão sair voluntariamente. “Os ocupantes disseram que vão sair de forma voluntária, pois foi informado que a área que eles ocupam tem um proprietário e que ele buscou se resguardar em relação ao ato ilícito cometido por eles”, explicou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre mantém descida e mede 15,28 metros na capital

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O rio Acre em Rio Branco continua descendo e atinge, às 15h00 desta quarta-feira (19), 15,28m, de acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco. O monitoramento indica uma tendência de redução, já que, às 06h, o rio marcava 15,43m, às 09h, 15,39m, e ao meio-dia, 15,32m.

Apesar da diminuição, o nível do rio permanece acima da cota de transbordo, estabelecida em 14,00m, e da cota de alerta, de 13,50m.

Comentários

Continue lendo