fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Projeto social do Estado, Juntos pelo Acre, leva cidadania para moradores do bairro Taquari na capital

Publicado

em

Honrando o lema do governo do Acre, “Trabalho para cuidar de pessoas”, o Estado realiza mais uma edição do programa Juntos pelo Acre, e por isso, promoveu, na manhã deste sábado, 3, qualidade de vida e dignidade para os moradores do bairro Taquari.

Com a ciência de uma parcela da população hipossuficiente e vulnerável, o Juntos pelo Acre oferta serviços de cidadania, diretamente para a comunidade na busca de oferecer o melhor e para que ninguém fique desassistido. Foto: Neto Lucena/Secom

Após um ano bem sucedido, o governo do Acre dá continuidade às ações do projeto governamental idealizado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) em parceria com o gabinete da vice-governadora. Envolvendo diversas instituições, a ação foi desempenhada na rua Baguari, com ponto focal na escola João Mariano da Silva, levando diversos serviços de cidadania, saúde e políticas públicas.

Envolvendo todos os órgãos do governo do Acre, a ação cimenta o compromisso para com a população. Foto: Neto Lucena/Secom

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Indo de encontro a esse objetivo, o governador do Acre, Gladson Cameli, destaca a realização do projeto.

“Este evento exemplar reforça a visão de um Estado comprometido com o progresso, bem-estar e prosperidade de sua população”, falou Gladson Cameli. Foto: Neto Lucena/Secom

Se voltando para a população, ele exalta: “Aqui presente vejo a vontade de promover união e paz, refletida no semblante da população e dos meus companheiros de governo. Esses que trabalham para melhorar a vida dos acreanos. Com cada um agindo em função do bem, conseguimos vencer os desafios e impulsionar o potencial do Acre”.

“Fico muito satisfeito de ver o meu governo unido e voltado para dar cidadania à população e se voltar para aqueles que mais precisam”, levanta o chefe de Estado. Foto: Neto Lucena/Secom

A vice-governadora, Mailza Assis, celebrou o sucesso do projeto criado num momento de dificuldade, durante a cheia e as enchentes de 2023: “Essa ação celebra a comunhão do governo do Acre, com muitos profissionais, de diversas áreas, voltados para prover o que há de melhor para os acreanos. Mostrando um braço amigo nos momentos difíceis e promovendo cidadania na atuação cotidiana”.

Democratizando a cidadania

Utilizando a estrutura da escola, diversas instituições estiveram presentes para democratizar o acesso a serviços públicos e promover a cidadania com comodidade para a população. Com qualquer documento de identificação, os profissionais do governo do Acre realizaram a expedição de mais de 80 serviços de documentação, como retirada de primeira e segunda via de CPF, título de eleitor e outros.

Essa ação governamental beneficiou a moradora mais antiga do bairro, Emília Vicência, de 103 anos, que conseguiu renovar sua carteira de identidade na unidade móvel do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

Janaína Rodrigues, coordenadora do Ocamóvel, ressalta: “Procuramos resolver as pendências de todos, informando e facilitando a aquisição de documentos aqui no bairro. Tendo em vista que, por inúmeras dificuldades, a comunidade não tem como ir ao Centro da cidade”.

Coordenadora da ação itinerante da OCA conta que o documento mais buscado pelos moradores é a emissão de CPF, uma importante declaração para a retirada de demais documentos. Foto: Neto Lucena/Secom

Outra grande ferramenta de garantia de cidadania, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), a levou à ação a Carreta da Defensoria, uma nova unidade móvel da instituição, oferecendo serviços de atendimento tanto cível como criminal, assim como orientações jurídicas a ações judiciais.

Recém-inaugurada, a Carreta da Defensoria marcou presença no Taquari, promovendo cidadania para os moradores. Foto: Neto Lucena/Secom

A Secretaria de Estado da Mulher diariamente desempenha um papel importante na proteção e garantia de direitos e marcou presença no bairro Taquari, por meio do veículo itinerante Ônibus Lilás, o qual proporciona atendimentos jurídicos, psicológicos e de assistência social, de forma segura e sigilosa.

A chefe de divisão do enfrentamento à violência contra a mulher, Luzivera Batista apontou: “O governo dentro do bairro consegue dar uma atenção adequada e especial, assistindo as pessoas mais vulneráveis, principalmente as mulheres”.

Ônibus lilás da Semulher é uma importante ferramenta na garantia de direitos e de políticas públicas para a população feminina do Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

Saúde acessível e com qualidade

Os serviços de saúde são os mais requisitados durante as ações itinerantes, com o Estado facilitando ainda mais o acesso a importantes ações como a aplicação de vacinas, testes rápidos, consultas médicas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Maria da Conceição, moradora do bairro há mais de 20 anos, teve a oportunidade fazer uma consulta médica com facilidade na ação itinerante. Foto: Neto Lucena/Secom

Frente à iminência de doenças que podem ser evitadas por meio de imunizações, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles destacou a importância da vacinação, principalmente para as crianças: “A vacinação segura e de qualidade é um privilégio do nosso país, num compromisso de garantir o direito à saúde para todos. Com facilidade conseguimos prevenir inúmeras doenças de forma gratuita”.

“Em todas as ações governamentais estamos incluindo as vacinações. Buscando reconquistar a confiança da população frente a importância de se imunizar”, relata a coordenadora. Foto: Neto Lucena/Secom

Caso queira se vacinar contra alguma doença, no dia a dia, acesse alguma das 246 salas de vacinação do Acre localizadas nas unidades básicas de saúde, com sua caderneta de vacinação e um documento com foto. Em Rio Branco, a população também pode recorrer ao Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie), localizado no centro da capital.

Com todo o calendário infantil e adulto de campanha de rotina disponível, o Estado ofertou proteção contra tétano, sarampo, poliomielite, covid-19 e entre outras. Foto: Neto Lucena/Secom

A vacinação é a melhor estratégia para proteger as crianças contra doenças imunopreveníveis e é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos ao Calendário Nacional de Vacinação, garantindo que as crianças estejam devidamente protegidas. Tal ato de cuidado se reverte em uma proteção individual e social, evitando a disseminação de doenças na comunidade.

Ciente disso, Vanusa de Souza, moradora do bairro, levou seus filhos para atualizar a carteira vacinal antes do início do ano letivo. “Tomo vacina e tenho consciência da importância dela para proteger minha família e aqueles que amo. É bom demais contar com essa ajuda do governo perto da minha casa”.

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves. Reafirmando esse fato, o governador do Acre, aproveitou a ocasião para tomar a vacina contra a gripe. Foto: Neto Lucena/Secom

Compromisso com a população

O momento também foi propício para a realização de cultura e esporte para a população, levando em consideração a importância do lazer para a qualidade de vida das pessoas. Com diversas instituições contribuindo para a realização de momentos de recreação como danças, prática de capoeira, campeonatos de games e esportes como vôlei e futebol.

Sabendo da aderência de jogos eletrônicos com os jovens, a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) realizou campeonatos durante a ação governamental. Foto: Neto Lucena/Secom

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), por meio de equipes de educação ambiental promoveram momentos lúdicos e educativos com a temática ambiental para as crianças do bairro. Também foi realizada a doação de 500 mudas de árvores frutíferas para a comunidade praticar o contato com a natureza dentro do ambiente familiar.

Diversas instituições promoveram momentos lúdicos voltados para as crianças, educando sobre temáticas trabalhadas pelo governo. Foto: Neto Lucena/Secom

Com mais uma edição de sucesso do projeto Juntos pelo Acre, o governo estadual reitera seu compromisso com a cidadania e o bem-estar da população. A iniciativa, realizada em parceria com diversas instituições, proporcionou não apenas acesso a serviços essenciais, mas também fortaleceu os laços com a comunidade.

Comentários

Extra

Polícia Civil realiza apreensão de cocaína na Estrada do Pacifico, vinda do Peru

Publicado

em

Traficante conseguiu fugir após perseguição pela BR e abandonar carro com a droga.

Na tarde desta terça-feira, dia 20, uma equipe de investigação da Delegacia de Brasileia realizou uma operação contra o tráfico de drogas que terminou em uma perseguição na região da fronteira Brasil/Peru. O alvo era um suspeito de envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes, monitorado pelas autoridades na altura do km 10, no sentido Brasiléia/Assis Brasil, na BR 317, Estrada do Pacífico.

Ao tentarem uma abordagem ao indivíduo, este empreendeu fuga em alta velocidade a bordo de um veículo Fiat/Siena de cor vinho, placas MZZ 6E49, sendo perseguido por alguns quilômetros. A perseguição terminou quando o suspeito abandonou o veículo e entrou uma densa área de mata próxima ao Polo da UFAC.

Após a interrupção da perseguição, os policiais procederam com uma busca minuciosa no veículo, revelando o motivo da fuga: cerca de 20 kg de cocaína, supostamente contrabandeados do Peru. O indivíduo, cuja identificação já está em posse das autoridades, possui antecedentes criminais por roubo e tráfico de drogas.

Apesar dos esforços dos policiais, o suspeito permanece foragido, com as autoridades empenhadas em sua localização e prisão. Tanto a droga quanto o veículo utilizado na fuga, foram apreendidos e encaminhados para a delegacia local, onde os procedimentos legais foram realizados.

As investigações permanecem em curso.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia realiza abertura do Ano Letivo 2024

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira dia 19 de fevereiro, a comunidade escolar de Brasiléia se reuniu na escola Menino Jesus para a solenidade oficial de abertura do ano letivo 2024, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e marca o retorno das aulas nas escolas municipais.

Em seu discurso, a secretária de Educação Francisca Oliveira reafirmou o compromisso da gestão municipal com a educação de qualidade, destacando iniciativas que serão implementadas ao longo dos anos para promover a melhoria do ensino nas escolas municipais e a construção coletiva do calendário escolar.

“Pela primeira vez na história de Brasiléia, nós construímos um calendário com a participação de todos os nossos servidores da educação. Os nossos estudantes estão animados para começar de fato a estudar, e eu quero pedir aos pais que mandem seus filhos para a escola, não deixem faltar. Precisamos garantir que as nossas crianças construam aprendizagens significativas em todas as nossas escolas”, destacou a secretária.

A gestora da escola infantil Menino Jesus, Maria Castro, compartilhou suas expectativas para este ano letivo: “As nossas expectativas são de um ano letivo de sucesso, de conseguirmos alcançar metas importantes até o final do ano. O nosso coração está cheio de alegria e desejo de fazer cada vez mais em prol das nossas crianças”, enfatizou.

A Rede Municipal de Educação de Brasiléia está pronta para receber mais de 3 mil alunos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino fundamental e creche.

Com esse amplo alcance, a rede demonstra seu compromisso em oferecer oportunidades educacionais de qualidade para crianças e adolescentes, buscando garantir o acesso à educação e promover o desenvolvimento integral dos estudantes ao longo do ano letivo de 2024.

Estiveram presentes, a secretária de Educação – Francisca Oliveira, a Gestora de Políticas para Mulheres – Suly Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Educação – Maryjulia dos Santos, representante do Sinteac – Antônia Ferreira, coordenador de ensino – Jesus Bispo, vereadores Elenilson Cruz e Rogério Pontes, Gerentes, Coordenadores e Secretários municipais, professores, gestores escolares e alunos.

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeo: Peão fica entre a vida e a morte após ser chifrado no pescoço por touro em Xapuri

Publicado

em

Na sequência, mostra o momento em que Fernando é atingido no pescoço e depois de cair, é pisoteado pelo touro.

Um homem de 34 anos, identificado como Fernando Nogueira Nascimento, se encontra lutando pela vida no pronto-socorro da Capital do Acre, Rio Branco, após sofrer vários ferimentos durante uma montagem de touros.

Segundo foi apurado até o momento, Fernando estaria em casa, numa propriedade rural próxima a cidade de Xapuri, região do Seringal do Novo Catete, próximo ao bairro Sibéria. Foi quando soube que haveria uma diversão de montaria em touros, em uma localidade próxima e resolveu ir participar.

Quando chegou sua vez, o mesmo ainda usou de equipamentos de segurança, mas, quando abriram o brete e liberaram o animal, que rodopiou fazendo com que Fernando batesse sua cabeça contra o chifre e caísse.

Logo em seguida, o animal avançou para cima do homem, pisando encima do seu peito, mesmo assim, ainda teria conseguido levantar e correu para longe. Somente depois percebeu gravidade do ferimento na região do pescoço e perdia muito sangue.

Fernando foi socorrido para o hospital de Xapuri e foi atendido pela equipe médica coordenada pela médica Karyne, que conseguiu salva a vida do homem, estabilizar sangramento, além do ferimento na região do peito.

Uma Unidade de Transporte Avançado – UTA, realizou a transferência de Fernando para Rio Branco, onde se encontra em observação.

Comentários

Continue lendo






Em alta