Conecte-se conosco

Acre

Projeto de Lei que reduz a carga horária de profissionais em enfermagem foi destaque na câmara de Brasileia

Publicado

em

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Com a presença dos senhores vereadores foi declarada aberta na manhã desta terça feira 24 a 28ª sessão ordinária na câmara municipal de Brasileia.

DSC_0027

Bil Rocha – PMDB

O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Benedito lima Cumprimentou a todos, parabenizou o Sr. Manoel, pelo trabalho realizado no Centro de Recuperação de dependentes químicos. Parabenizou a realização do encontra da última sexta feira para discutir o free shop, e área de livre comércio no município. Comentou sobre a saúde do município e a realização de atendimentos, encaminhamentos de pacientes e remédios nas Unidades de saúde.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna pediu que a Federação Acreana disponibilize água nos vestiários para o campeonato de futsal.
  2. Solicitou que o IMAC realize a medição dos decibéis de veículos na cidade, alguns veículos de som trafegam com som alto.
  3. Pediu que a PM proíba o estacionamento de motos na Rua Domingos Lopes, frente ao bar maribar.
  4. Solicitou que a Secretaria de Esportes informe quando será iniciada a reforma do Ginásio de esportes do município.
  5. Indicou que a Secretaria de Obras instale lâmpadas na Rua Eugênio Teixeira, bairro Raimundo Chaar.
  6. Solicitou que a Secretaria de Obras instale lâmpadas na Rua Olegário França.
  7. Finalizou pedindo que a PM em dias de jogo faça o policiamento no estádio de futebol.
Carlinhos do Pelado - PSB

Carlinhos do Pelado – PSB

Carlinhos do Pelado – PSB:

Indicações:

  1. Solicitou que a Secretaria de Obras coloque lixeiras onde não tem e onde foram retiradas e não foram postas novamente nas ruas do município.
  2. Pediu que a Secretaria de Obras fiscalize a operação tapa buracos e recapeamento que será realizada nas Avenidas Rui Lino e Marinho Monte.
  3. Indicou que a Prefeitura realize limpeza no bairros: Ferreira Silva e José Moreira; pois os moradores estão reclamando que existe bueiros entupidos e muito capim.
  4. Solicitou que a Secretaria de Obras pinte os paus colocados em frente ao Hospital, pois durante a noite fica perigoso.
  5. Concluiu pedindo que a Prefeitura tome providências com relação aos equipamentos de ginástica que estão jogados e se acabando na Secretaria de Saúde após a alagação.
DSC_0048

Erizete Lima – PT

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura tome providências com relação ao esgoto da Rua Pedro Alexandrino Neto, Bairro Sumaúma, bem como melhore a rua.
  2. Pediu que a Prefeitura tome providências com relação à iluminação pública da Rua Pedro Alexandrino Neto, alguns postes estão com a lâmpada queimada, outros com as lâmpadas inclinadas pra cima.
  3. Indicou que a Prefeitura informe como está sendo utilizada a quadra da grama sintética do bairro Eldorado e envie o calendário de utilização.
  4. Solicitou que a Prefeitura realize a retirada de entulhos na Rua Pedro Alexandrino Neto, houve uma chuva e árvores caíram.
  5. Pediu que a Prefeitura tome providências com relação ao PIS/ PASEP, pessoas não receberam ou tiveram o benefício cortado.
  6. Indicou que a Prefeitura tome providências com relação aos salários atrasados de servidores, sobretudo as que trabalham na limpeza da cidade.
  7. Solicitou que a Prefeitura realize uma reforma nos play ground das praças da cidade, bem como realize o conserto de bancos e instalação dos mesmos.
  8. Finalizou pedindo que a Prefeitura adquira os equipamentos necessários para as pessoas que trabalham na limpeza da cidade, como luvas, botas e máscaras.
Fernanda Hassem - PT

Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem – PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre a visita do Sr. Manoel apoiador do Centro de recuperação de dependentes químicos. Falou sobre o encontro para discutir o free shop e área de livre comercio no município. A vereadora falou sobre o desvio de calcário para o município de Epitaciolândia.

Indicações:

  1. A vereadora fez o uso da tribuna para pedir que a prefeitura convide a diretoria do Bairro Eldorado para discutir sobre a utilização da quadra de grama sintética.
  2. Em seguida indicou que a Secretaria de Agricultura encaminhe a relação das famílias contempladas com o calcário.
  3. Sugeriu que a Prefeitura providencie novas fardas e equipamentos para os funcionários da FUNASA.
  4. Solicitou que a Prefeitura divulgue as atividades realizadas pela Secretaria de Saúde, houve um itinerante para a saúde do homem e não foi divulgada.
  5. Conclui propondo que a Câmara discuta sobre os cursos que serão oferecidos no campus da UFAC.
Joelso Pontes - PP

Joelso Pontes – PP

Joelso Pontes – PP:

Cumprimentou a todos, fez o registro de algumas visitas realizadas na zona rural para acompanhar os trabalhos realizados nos ramais. Falou da burocracia para a liberação de emendas parlamentar para os municípios. Destacou o encontro com autoridades na última sexta para discutir os free shop no município.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna indicou que a Prefeitura construa um banheiro na praça do seringueiro para os taxistas ou instale banheiros químicos.
Marquinhos Tibúrcio - PSDB

Marquinhos Tibúrcio – PSDB

Marquinhos Tibúrcio – PSDB:

  1. Em uso a tribuna solicitou que o DEPASA tape um buraco aberto na Rua Luís Revollo, Bairro Alberto Castro.
  2. Sugeriu que a empresa OI instale um orelhão em frente ao comercial Raí, Bairro José Moreira.
  3. Solicitou que a Prefeitura construa bancos na praça do mirante.
  4. Sugeriu que a Secretaria de Agricultura informe para a população o horário correto da saída dos caminhões de linha através da Rádio.
  5. Pediu que a Secretaria de Obras realize um leilão das máquinas que não estão sendo utilizados na Secretaria de Obras.
  6. Indicou que a Secretaria de Saúde disponibilize um Agente de saúde para fazer o acompanhamento das pessoas que vão para Rio Branco em busca de atendimento.
  7. Pediu que defensoria pública do estado disponibilize um Defensor para o município.
  8. Indicou que a Secretaria de Obras troque os reatores da lâmpadas das ruas do Bairro José Braúna.
Marivaldo Oliveira - PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB:

Cumprimentou a todos, falou sobre os FREE SHOP no município, falou sobre o projeto que dispõe sobre a reforma do Centro Cultural. Falou da mudança na data do atendimento itinerante do dia 28 para o dia 05 de outubro na comunidade do km 59. Falou da falta de uma grade aradora da Secretaria de Agricultura para atender a população rural.

Indicações:

  1. Em sua única indicação solicitou que a Prefeitura tome providências com relação a ponte do Riozinho.
Rosildo Rodrigues - PT

Rosildo Rodrigues – PT

Rosildo Rodrigues – PT:

Cumprimentou a todos, o vereador fez comentários sobre algumas ações do Prefeitura. Falou do atraso nos salários de alguns servidores. Falou sobre o desvio de calcário que aconteceu na semana passada.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a Secretaria de Agricultura realize a destoca de 111 hectares de terra para a Associação 1º de maio, União Paraná, Nova União e Fortaleza.
  2. Pediu que o Governo e DERACRE realize serviços de melhorias da ponte do Riozinho e que a mesma seja de estaca.
  3. Solicitou que o Governo e SEAPROF faça um diagnóstico de 55 produtores do ramal do 19, eles não sabem o que fazer.
  4. Sugeriu que o Governo e IDAF realize um curso de vacinação, os produtores não tem essa qualificação.
  5. Concluiu propondo a abertura de uma CI para discutir sobre a situação do calcário que foi entregue em Epitaciolândia.
Tereza Xavier - PT

Tereza Xavier – PT

Tereza Xavier – PT:

Cumprimentou a todos, a vereadora fez comentários sobre algumas situações da Prefeitura, como a falta de remédios nas Unidades de Saúde e da falta de funcionários no setor de cadastro para fazer trabalhos do ITR.

Indicações:

  1. Solicitou que a Secretaria de Ação Social informe o que está acontecendo no programa bolsa família. Algumas famílias estão sendo cortadas sem motivo real.
  2. Pediu que a Prefeitura realize reparos no ramal do km 17.
  3. Solicitou que a Secretaria de Agricultura venha dar esclarecimentos sobre as ações desse mês na área da agricultura.
Mário Jorge Fiesca - PSB

Mário Jorge Fiesca – PSB

Mário Jorge Fiesca – PSB:

Cumprimentou a todos, falou da problemática relacionado ao lixo nos bairros do município. Falou sobre a situação do ramal do Rubicon, Porvir e outras comunidades que pertencem ao município de Epitaciolândia e não estão recebendo nenhuma benfeitoria. Apresentou o projeto de lei que reduz a carga horária dos enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnico de enfermagem de 40 para 30 horas semanais que atam no município de Brasileia. O vereador encaminhou o projeto as comissões para no prazo de quinze dias ser votado. Falou do projeto de aquicultura que irá beneficia vários produtores rurais.

Indicações:

  1. Ao usar a tribuna solicitou que a Secretaria de Obras realize limpezas em todos os bairros.
  2. Indicou que a Eletrobrás providencie a instalação de postes no bairro José braúna.
  3. O vereador propôs que a Prefeitura realize um trabalho de orientação para as crianças que soltam pipas em locais com fios elétricos.
  4. Finalizou pedindo que o Governo informe onde a ponte do anel viário vai passar dentro do município.
Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Ordem do dia;

Foi votado o projeto de lei nª 010 de 12 de setembro 2013 que dispõe sobre a abertura de credito adicional especial e da outras providencias que destina 612,250,000,00 R$ para reforma e ampliação do centro cultural do município de Brasileia.

Vereador Naldo Rufino PRP votou favorável ao projeto

Benedito lima PMDB votou favorável ao projeto

Marivaldo PMDB votou favorável ao projeto

Rosildo PT votou favorável ao projeto

Marquinhos PSDB votou favorável ao projeto.

Joelson Pontes PP votou favorável ao projeto.

Fernanda Hassem PT votou favorável

Carlinhos PSB votou favorável ao projeto.

Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto

Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto.

Depois que os pareceres foram exalados o projeto de lei foi aprovado por unanimidade.

Comentários

Acre

Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia

Publicado

em

Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, juntamente com Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, após chegada em Epitaciolândia com o peixe – Foto: Jonys David ‘Ceará’

Não é história de pescador. Os amigos Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, juntamente com o amigo Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, foram pescar no Rio Manobare, interior da Bolívia, onde tiveram uma grande surpresa.

Segundo Xis, que é irmão do senador acreano Sérgio Petecão, saíram da cidade de Epitaciolândia nesta quinta-feira (25), percorrendo por cerca de cinco horas de carro até o Rio Manobare, com mais três de barco até o local, para fazer uma boa pesca.

Em um dos lances de vara, Ironildo sentiu que algo teria fisgado o anzol, começando uma ‘batalha’ que teria levado cerca de três horas. Foi quando conseguiram puxar o peixe pelo cansaço, um Brachyplatystoma filamentosum, conhecido popularmente como piraíba, piratinga e piranambu. Um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul, que pode atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilos de peso facilmente.

Muitas pessoas que passavam no local, aproveitaram para tirar uma foto do peixe. Foto: Jonys David ‘Ceará’

Neste caso, o peixe alcançou os 2,40 metros e pode ultrapassar os 200 quilos. O peixe ainda seria pesado, já haviam retirado suas vísceras e não tinham uma balança no local.

O Peixe Piraíba é conhecido por grande parte dos pescadores e temido pelas comunidades ribeirinhas, pois muitos afirmam que o animal é capaz de engolir facilmente uma pessoa de estatura média.

Muitos curiosos foram até o local para tirar fotos com peixe, pois não é sempre que se vê um animal desse tamanho. Segundo Xis, será cortado em partes e colocado para gelar.

Tamanho do peixe impressiona – foto: Jonys David ‘Ceará’

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA Xapuri completa treze anos de implantação com média de 200 atendimentos diários

Publicado

em

Em maio de 2010, na Rua Seis de Agosto, n° 12, do município de Xapuri, a Organização em Centros de Atendimento (OCA) foi inaugurada, sendo a primeira unidade a ser implantada pelo governo do Estado, e neste sábado, 27, comemora seus treze anos.

Prédio da OCA Xapuri. Foto: cedida

Desde a sua inauguração, a OCA Xapuri tem o propósito de progredir com a gestão pública, garantindo acolhimento humanizado e prestação de serviços de qualidade ao cidadão.

E tratando-se de deixar a população satisfeita com a qualidade dos serviços, a OCA Xapuri está sempre alcançando números surpreendentes. Ano passado, a porcentagem foi de 100% no índice de satisfação ao cidadão. Atualmente, a unidade xapuriense conta com oito órgãos parceiros que são: Junta de Serviço Militar (JSM), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Divisão de Registro Escolar (Dire), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) e Instituto de Identificação.

A Central de Xapuri chega a realizar uma média de 200 atendimentos diários. Só este ano a unidade já realizou mais de 14 mil atendimentos e possui um total de 694.108 atendimentos desde a sua inauguração.

A OCA Xapuri funciona das 7h30 às 13h30. Foto: cedida

Além dos números positivos e da celeridade e eficiência nos serviços, a Central também chama a atenção em sua arquitetura, por ser um prédio histórico e possuir uma estrutura mais rústica.

Em 2022, a unidade foi revitalizada pela primeira vez. Com investimentos de mais de R$ 600 mil, a grande obra foi bastante cuidadosa, pois manteve os detalhes históricos e também entregou um espaço modernizado e confortável para a população.

Prédio da OCA Xapuri logo após a sua primeira revitalização. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para a cidadã Edileuza Caetano, o atendimento da OCA Xapuri tem sido além do esperado, já que os agentes públicos procuram tirar todas as dúvidas dos cidadãos, para que eles saiam da Central com soluções.

“Eu vim fazer minha identidade aqui na OCA, mas tive alguns problemas com minhas documentações. A atendente não me deixou ir embora sem resolver o que precisava, me auxiliou com os documentos e ainda consegui fazer minha identidade no mesmo dia. Todos são muito educados e prestativos”, afirma.

A Diretoria OCA realiza capacitações continuadas, tanto para qualificar, cada vez mais, os agentes públicos, quanto para manter em alinhamento o bom atendimento em todas as centrais. A OCA Xapuri conta com 23 agentes.

Capacitações são feitas frequentemente para que o atendimento ao cidadão seja sempre de qualidade e humanizado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Nossos agentes estão de parabéns também, merecem toda a valorização pelo trabalho de excelência que desenvolvem. Os números e a satisfação do cidadão transmitem o trabalho dedicado e de qualidade que nossos servidores entregam”, parabeniza o secretário de Estado de Administração do Acre (Sead), Paulo Roberto Correia.

Comemoração dos treze anos da OCA Xapuri

Este ano a comemoração foi diferente. Mesmo com a data da celebração dos 13 anos sendo no final de semana, os agentes não deixaram a data passar despercebida.

A OCA Xapuri comemorou seu aniversário na sexta-feira, 26, durante o horário de funcionamento, das 7h30 às 13h30, junto com os cidadãos que iam até a Central. A unidade contou com ornamentação, bolo, salgadinhos e refrigerante.

Para a diretora da OCA, Francisca Brito, a população de Xapuri, desta vez, foi protagonista na comemoração. “Queríamos comemorar treze anos com quem está diariamente com a gente e faz sempre questão de reconhecer e valorizar nosso serviço: os cidadãos”, afirma.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC, Ministério da Saúde e Sesecre discutem ampliação da cobertura vacinal no Acre

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu nesta sexta-feira, 26, a visita institucional de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para discutir estratégias voltadas para a ampliação da cobertura vacinal no estado.

Os profissionais foram recepcionados pelo procurador de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, pelo secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Gilcely Evangelista, e o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, que responde pela 1ª Promotoria da Saúde, Ocimar Sales Júnior.

Durante o encontro, o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, informou sobre o lançamento da campanha de multivacinação que ocorrerá no próximo sábado, 27, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população, especialmente das crianças, para evitar o retorno e o agravamento de doenças anteriormente erradicadas, como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche. Segundo o gestor, a aproximação do Ministério Público é de fundamental importância para fortalecer a campanha.

Representando o Ministério da Saúde, o diretor do Departamento de Imunização, Éder Gatti, compartilhou informações sobre as ações e programas desenvolvidos pelo órgão para ampliar a cobertura vacinal em todo o país, destacando a articulação que vem sendo feita com gestores do Acre para melhorar os números relacionado a imunização.

“O Ministério da Saúde compreende que a parceria com os estados e municípios é fundamental para o funcionamento das políticas públicas. A parceria com o Ministério Público também é estratégica, pois o MP garante que a população tenha acesso à saúde como um direito”, disse Éder.

O procurador-geral agradeceu a visita e ressaltou que o MPAC está sempre disponível para cooperar com as ações do poder público que visam aumentar a cobertura vacinal e garantir a saúde da população acreana.

“Temos plena convicção da importância da vacinação. Inclusive, o Ministério Público do Acre e outros MPs firmaram um pacto nacional em favor da vacinação proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Portanto, a presença dessas instituições aqui reforça a nossa intenção de apoiar todas as iniciativas que são baseadas na ciência e que reforçam a necessidade das vacinas”, disse Danilo Lovisaro.

Também participaram da reunião, equipes técnicas do Programa de Imunização do Estado e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems-AC).

Texto: Hudson Castelo
Foto: Tiago Teles

Comentários

Continue lendo

Em alta