fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Projeto cidadão: mais de 400 casais se unem na ExpoAcre Juruá

Publicado

em

Sandra Assunção – Cruzeiro do Sul/AC

Neste sábado, 3, no Estádio Arena do Juruá, como parte da programação da Expoacre Juruá 2024, o Tribunal de Justiça com o apoio do governo do Estado, celebrou o casamento de 400 casais. Entre os pares há histórias de amor, que encontram amparo na cidadania garantida por meio do Casamento Coletivo do T.J.

“A importância de realização de mais um casamento é a legalidade. A realização de casamentos coletivos é um instrumento de cidadania e de acesso à justiça, de regularização e de proteção de direitos, mas é necessário que todos esses parceiros estejam envolvidos numa mesma direção, no mesmo caminho, para proporcionar cidadania. A gente já está proporcionando esse momento há 29 anos no Acre”, destacou a Desembargadora Eva Evangelista.

Meiriane da Silva Souza, de 18 anos e Alain Silva, de 16, já moram juntos e legalizaram a situação. ” O amor está acima de tudo, não importa a idade. E para a gente servir uma vida religiosa como a gente quer servir tem que estar conforme a palavra de Deus. Então o que nos motivou foi o amor em primeiro lugar e depois isso” relata ele

Margarida Néria da Silva, de 83 anos, casou feliz da vida com João da Silva. Para mim esse dia é inesquecível. Então, felicidade, porque eu me encontro ao lado do homem que eu amo. E agora só nos resta ser feliz. Em nome de Jesus. Eu vou ser uma mulher feliz, fervorosa, no amor, na felicidade, na nossa união. Eu estou feliz, muito feliz, que hoje tem uma mulher que vai cuidar de mim e eu vou cuidar dela. Pela idade que nós estamos, até 83 anos, nós temos que se cuidar um pro outro, né? Na doença, na saúde, né? Eu não queria passar minha vida amigada,que é uma vida que não é provável diante de Deus, né? Então a gente resolveu, vamos casar e hoje estamos casando. No nome de Jesus”, celebrou a noiva.

O juiz Erick Farah, que é diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, foi o celebrante dos casamentos. O magistrado ressalta que o acesso à desburocratização do casamento é a garantia de direitos.

“É sempre uma satisfação muito grande fazer essa cerimônia e ver felicidade no rosto das pessoas. O casamento é um trabalho social importante, uma instituição importante para a família e resolve diversos aspectos da vida prática e eventos da vida que giram em torno dele. De modo que a celebração do casamento é um ato valioso pelo emocional, que está em torno da família, mas também por aspectos práticos da vida e de eventos que a vida traz”, destacou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maria Antônia cobra providências sobre acidentes de trânsito e poluição durante sessão na Aleac

Publicado

em

Na sessão desta quarta-feira, 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia (Progressistas) fez um discurso que abordou temas urgentes como a poluição que afeta o estado e a alta frequência de acidentes de trânsito no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. A parlamentar iniciou seu pronunciamento expressando solidariedade às pessoas que sofrem com os efeitos das queimadas e a poluição no Acre.

“Quero me solidarizar com as pessoas que têm problemas respiratórios, que têm problemas de lidar com esse fumaceiro que está no mundo, no nosso estado, no nosso país. Sabemos que isso faz muito mal para as crianças”, lamentou.

Outro ponto importante do discurso foi a cobrança por melhorias no trânsito, especificamente no cruzamento das ruas Marte e Abacate, no bairro Morada do Sol. A progressista relatou o alto número de acidentes no local e reiterou a necessidade de intervenção imediata das autoridades.

“Por semana, no mínimo, dois acidentes nesse cruzamento. A situação está insuportável”, afirmou, mencionando sua residência nas proximidades do local. Ela mostrou imagens de um acidente recente e ressaltou a gravidade da situação: “Essa semana já foram dois acidentes. É grave, é a vida das pessoas”, disse.

Maria Antônia cobrou uma resposta urgente das autoridades competentes, como a RBTrans, e pediu uma solução eficaz para o problema, sugerindo a instalação de uma lombada ou semáforo mais visível. “Façam uma coisa mais visível que as pessoas de longe vejam, porque realmente está insuportável os acidentes que têm ocorrido. Sou moradora daquele bairro há 17 anos e a situação só piorou com o passar do tempo”, complementou.

A parlamentar também destacou a presença de grupos importantes na galeria da Aleac, como os representantes do cadastro de reserva da Polícia Civil, que buscam convocação, e integrantes de um grupo que luta pela formação de uma fundação para apoio a pessoas que necessitam de cirurgia bariátrica. Segundo Maria Antônia, a formação da fundação é fundamental para dar suporte a quem precisa: “Tem todo o nosso apoio, realmente tem um grupo muito grande de pessoas no nosso estado precisando desse suporte”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Emerson Jarude critica o governo por não convocar cadastro de reserva e priorizar cargos comissionados

Publicado

em

Durante a sessão desta quarta-feira, 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo), fez duras críticas ao governo do estado pela falta de convocação dos aprovados no cadastro de reserva da Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. Em seu discurso, o parlamentar acusou o governo de fazer promessas sem cumpri-las e de priorizar a criação de cargos comissionados em vez de chamar os aprovados em concursos públicos.

“A história aqui se repete e se arrasta por muitos anos. Promessas são feitas, datas são entregues, mas nunca a convocação é feita de acordo com o que é prometido”, afirmou o deputado, ressaltando a insatisfação dos concursados que aguardam há anos pela convocação.

Jarude destacou ainda a necessidade urgente de reforço nas delegacias e demais órgãos de segurança, mas criticou a postura do governo em adiar indefinidamente as convocações. “Ao invés de chamar os amigos do cadastro de reserva, que é uma necessidade urgente, o governo não faz. Quando visitamos delegacias e sindicatos, percebemos a necessidade dessas contratações, mas isso nunca acontece”, enfatizou.

O parlamentar também mencionou contratos milionários firmados pelo governo que, segundo ele, apresentavam indícios de superfaturamento. “Mostramos um contrato de R$ 61 milhões com superfaturamento de 600%, e outro que o governo também não conseguiu justificar o preço. Mas, quando é para chamar o cadastro de reserva, a desculpa é sempre a mesma: ‘não temos dinheiro’”, denunciou.

O deputado deixou claro seu descontentamento com a postura do governo em relação ao cadastro de reserva, afirmando que o diálogo nesse sentido é “zero”. “Ou chama, ou para de ladainha. Não dá mais para ficar enganando e postergando os sonhos dessas pessoas que estudaram, se dedicaram e passaram no concurso”, concluiu o deputado, pedindo que os aprovados não caiam em promessas eleitorais novamente.

Texto: Mircléía Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de assembleia sobre a rede nacional de transparência e acesso à informação

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), participou na terça-feira, 17, da primeira Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (Rede LAI). O evento foi realizado na Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, e reuniu representantes de diversos estados, órgãos da União, Distrito Federal e municípios, com o objetivo de fortalecer a transparência pública e o acesso à informação em todo o país.

Representantes das Controladorias Estaduais, municipais, órgãos da União e Distrito Federal discutiram ações previstas para 2025. Foto: Cedida

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo