Cotidiano
Programa Saúde na Floresta chega aos moradores do Parque Estadual Chandless
O investimento de R$ 113 mil foi alocado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Dra. Vanda Milani e contou ainda com aporte do Programa e Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa

Programa é uma iniciativa do governo do Estado do Acre. Foto: Ângela Rodrigues/Sema
A terceira edição do Programa Saúde na Floresta chegou à comunidade que reside na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Parque Estadual Chandless neste sábado, 7, com dezenas de atendimentos em saúde e sociais.
O Programa Saúde na Floresta é uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde (Sesacre), de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh); Corpo de Bombeiros Militar do Estado Acre (CBMAC) e da Prefeitura de Manoel Urbano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
As equipes realizaram deslocamento por meio fluvial, partindo do rio Purus, na cidade de Manoel Urbano, distante cerca de 220 km de Rio Branco. A partir dali, o percurso foi de barco pelo rio Purus até o rio Chandless, na entrada da unidade de conservação.

Ação ofertou atendimentos sociais e de saúde. Foto: Ângela Rodrigues/Sema
Foram ofertados os seguintes serviços em saúde: consultas em clínica médica da família e ginecológica; realização de Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU), vacinação, testes rápidos, teste de glicemia, aferição de pressão, prescrição e entrega de medicações, atendimentos de enfermagem e farmacêutico e, ainda, serviços de assistência social com a doação de peças de roupas, por meio do Projeto Vestuário Social, uma iniciativa do Juntos Pelo Acre, em parceria com a Defesa Civil.
No total, foram realizados 279 atendimentos em saúde, sendo 26 mulheres, 18 homens e 14 crianças. Desse total, foram contabilizados 60 consultas médicas entre clínica geral, pediatria e ginecologia; 60 testes rápidos; 9 exames de PPCU’s; 22 vacinações; 60 atendimentos em enfermagem entre aferição de pressão arterial, peso e altura de crianças; entre outros atendimentos.

Roupas masculinas e femininas foram entregues durante a ação. Foto: Ângela Rodrigues/Sema
Além disso, foram entregues 286 peças de vestuários masculino e feminino doados pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio do Projeto Vestuário Social, uma iniciativa do Juntos Pelo Acre, em parceria com a Defesa Civil.

Dona Francisca Vasquez, agricultora familiar no Chandless, há anos não realizava acompanhamento com especialista. Foto: Ângela Rodrigues/Sema
O que eles disseram
“Muito importante para nós que mora aqui, né? fica mais fácil, porque é uma luta pra fazer uma consulta. A gente precisa mesmo dessa atenção. Estamos agradecendo a Deus porque chegaram aqui dentro, e as coisas estão melhorando para nós”, Francisca Vasquez, agricultora familiar no Chandless.

Médica ginecologista, Elaine Leal, destaca importância do Programa Saúde na Floresta para mulheres que residem em comunidades distantes. Foto: Ângela Rodrigues/Sema
“Muito importante a gente vir aqui nessa região, onde tem um difícil acesso, especialmente para atendimentos em ginecologia. Muitas dessas mulheres nunca fizeram um preventivo, tem dificuldade de chegar até a cidade. Aqui, puderam ser examinadas, fazer o preventivo, identificar algumas doenças que muitas vezes nem sabem que têm e poder direcioná-las no cuidado, no preventivo, no planejamento familiar, no seu autocuidado, no seu autoexame”, destacou a médica ginecologista Elaine Leal.
“Tá sendo muito importante essa ação para nós aqui com o médico, ele me deu um grande apoio dizendo que agora eu vou ser operado. Graças a Deus, eu tenho muita esperança que agora vou fazer essa cirurgia. Toda a minha família está animado que eu vou ser operado”, comemorou o agricultor familiar, Jairo Marques Nunes.

Jairo Marques Nunes, manifestou sua alegria após atendimento e encaminhamento para cirurgia de hérnia. Foto: Ângela Rodrigues/Sema
“Estamos na terceira edição do Saúde na Floresta em parceria com a Sesacre, SEASDH, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Manoel Urbano, trazendo esses atendimentos tão necessários às famílias do Chandless. Com união podemos trazer melhorias à comunidade que tanto precisa e merece esse cuidado, esse olhar do poder público”, disse a secretária adjunta da Sema, Renata Souza.
Comunidade é beneficiada com kits de casa de farinha e equipamentos agrícolas
O governo do Acre, por meio da Sema, beneficiou ainda 23 famílias, do Parque Estadual Chandless, com a entrega de sete kits de casa de farinha, sete roçadeiras e equipamentos para fortalecimento da agricultura de subsistência, na sexta-feira, 6. O investimento de R$ 113 mil foi alocado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Dra. Vanda Milani e contou ainda com aporte do Programa e Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Secretária adjunta da Sema, Renata Souza, destaca união entre as secretarias de governo e Prefeitura de Manoel Urbano. Foto: Ângela Rodrigues/Sema
Comentários
Cotidiano
Botafogo faz história, vence PSG e se aproxima das oitavas do Mundial

Igor Jesus celebra gol do Botafogo sobre o PSG • Luiza Moraes – FIFA/FIFA via Getty Images
O Botafogo chocou o mundo do futebol, na noite desta quinta-feira (19), ao vencer por 1 a 0 o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, pela Copa do Mundo de Clubes.
Com a vitória histórica, os campeões da Libertadores chegam aos seis pontos no grupo B, com 100% de aproveitamento, e estão muito perto da vaga nas oitavas de final.
O gol da partida foi marcado pelo centroavante Igor Jesus, aos 35 minutos do primeiro tempo, levando à loucura a barulhenta torcida do Botafogo presente ao estádio Rose Bowl, na Califórnia, palco do tetracampeonato da Seleção Brasileira.
PSG mexe no time e é surpreendido pelo Botafogo
Técnico do PSG, o espanhol Luis Enrique mexeu algumas peças do time após o golear o Atlético de Madrid por 4 a 0 na estreia. Marquinhos, João Neves, Fábian Ruiz e Nuno Mendes foram sacados por Beraldo, Zaïre-Emery, Mayulu e Hernandez.
Já Renato Paiva fortaleceu o meio de campo, escalando o volante Allan na vaga do atacante Mastriani, para diminuir os espaços do times francês e explorar possíveis contra-ataques.
Foi o que aconteceu: o PSG teve 75% da posse de bola no primeiro tempo, assustou o goleiro John, mas foi para o intervalo perdendo para o time brasileiro graças a uma saída rápida do Botafogo.
Artur tirou a bola de Kvaratskhelia, acionou Marlon Freitas, que passou para Savarino. O venezuelano lançou Igor Jesus na velocidade, o atacante fintou Pacho, bateu rasteiro, a bola desviou no zagueiro e matou Donnarumma.
John faz milagre na etapa final
Valente, o Botafogo voltou para o segundo tempo na mesma toada do primeiro, deixando a bola com o PSG, mas fechando os espaços dos pontas Kvaratskhelia e Doué, armas mais fortes do time francês.
Tanto que por até o fim do segundo tempo, a melhor chance do PSG havia saído de uma bola parada. Vitinha cobrou falta aos 6 minutos, Mayulu desviou e John fez uma defesa milagrosa, no reflexo.
Nos acréscimos, Kvaratskhelia cobrou uma falta perigosa, mas a bola passou por cima do gol de John.
A partida seguiu até o fim com pressão e domínio total do time de Paris, mas ineficiente. O tempo foi passando e o que antes parecia improvável, um sonho para a torcida do Botafogo, que estava na Série B até 2021, virou realidade.
Próximos jogos
O Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid, na próxima segunda-feira (23), muito próximo da vaga. Só uma derrota por três ou mais gols de diferença tiraria o time carioca das oitavas de final.
Já o PSG precisará pontuar contra o Seattle Sounders, ou torcer pelo Botafogo, em jogo simultâneo, para carimbar a continuidade no Mundial de Clubes.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Andirá vence o São Francisco em uma partida com 8 gols

Foto Glauber Lima: Adriano (10) foi mais uma vez uma peça decisiva no Morcego
O Andirá venceu o São Francisco por 5 a 3 nesta quinta, 19, no Florestão, e deu um passo importante para chegar na segunda fase do Campeonato Estadual Sub-20. Adriano (2), Arlyson (2) e Jedeson fizeram os gols do Morcego enquanto Gustavo, Kerlon e Careca anotaram para o São Francisco.
Chega aos 10
Com a vitória, o Andirá chegou aos 10 pontos e ainda fará mais três partidas na primeira fase.
“A vitória foi importante, mas ainda iremos enfrentar Galvez e Vasco e são jogos bem complicados”, avaliou o técnico do Andirá, João Paulo Lourenço.
3 partidas
O São Francisco segue com 6 pontos e terá mais três partidas nesta fase da competição. Os Católicos irão jogar contra Rio Branco, Assermurb e Plácido de Castro.
Comentários
Cotidiano
Humaitá e Vasco em campo e meta de ambos é seguir entre os primeiros

Foto Glauber Lima: Jogos são importantes para projetar os confrontos da segunda fase
Dois jogos fecham nesta sexta, 20, a partir das 16 horas, no Florestão, mais uma rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. O Humaitá joga contra o Plácido de Castro e o Vasco enfrenta a Assermurb.
Assumir vice-liderança
O Humaitá é muito favorito contra o Plácido de Castro e uma vitória vai garantir a vice-liderança do Estadual e a classificação para a segunda fase do Estadual.
“É um jogo importante, mas vamos rodar o nosso elenco. Esse é o momento de colocar todos para jogar”, comentou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.
Evitar surpresa
O elenco vascaíno trabalhou forte durante a semana para o confronto contra a Assermurb. A ordem na Fazendinha é evitar surpresas e se manter com folga no G4.
Você precisa fazer login para comentar.