Conecte-se conosco

Cotidiano

Processo seletivo para contratar professores da Educação Indígena é reaberto

Publicado

em

O processo seletivo para a contratação temporária de professores da Educação Escolar Indígena foi reaberto. Os interessados devem acessar o site www.seplag.ac.gov.br e preencher o formulário de inscrição corretamente. Confira aqui o edital de reabertura.

As inscrições se estendem até a próxima sexta-feira, 14, e poderão ser feitas exclusivamente por professores indígenas que residem nas próprias aldeias onde ministrarão as aulas. De acordo com o chefe do Departamento de Educação Indígena, Nilo Barreto, o certame já havia sido adiado para que, segundo ele,  “pudesse incluir todas as comunidades indígenas”.

Na próxima terça-feira, 18, haverá a abertura dos envelopes, uma vez que a seleção será feita por análise curricular, e no dia 28 a leitura dos currículos e documentos dos professores selecionados.

De acordo com Nilo Barreto, mesmo que as aulas não retornem de forma presencial, e isso depende do fórum estadual que debate sobre o retorno das aulas, a Secretaria de Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE) já está providenciando a impressão de material para ser distribuído entre os alunos matriculados na rede.

“Por enquanto, o fórum entendeu que não é hora de retornar presencialmente às aulas e, por isso, estamos concluindo a impressão das apostilas, para que sejam encaminhadas aos núcleos. Com os professores contratados, podemos iniciar o ano letivo nas escolas indígenas”, informa.

Secretario de Educação em visita à escola indígena em Mâncio Lima Foto: Stalin Melo

Atualmente, a SEE conta com 165 professores indígenas contratados, número que não é suficiente para iniciar o ano letivo. Quando a contratação dos novos professores for concretizada, ele acredita ser possível iniciar o ano letivo, uma vez que o Conselho Estadual de Educação (CEE) já autorizou contabilizar 25% da carga horária com atividades extraclasses. “Acreditamos que a partir do final deste mês já teremos um panorama mais definitivo sobre o início das aulas”, afirmou.

Sobre os demais processos seletivos da SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) informa que os demais processos seletivos abertos em 2020 estão em processo de análise de retomada. A banca realizadora dos processos, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), está verificando uma data possível para realização das provas, que seja segura para os candidatos.

As próximas atualizações estarão disponíveis no site www.ibade.org.br/ e no Diário Oficial do Estado do Acre.

Comentários

Cotidiano

Copinha Arasuper de Futsal com 6 partidas na Assincra

Publicado

em

A fase de classificação da 8ª Copinha Arasuper de Futsal terá mais seis partidas neste sábado, 28, a partir das 8 horas na Assincra/CT Edson, no bairro do Aviário.

“Não temos ginásios em Rio Branco e a solução foi promover as partidas no CT Edson. A estrutura é excelente e certamente teremos mais uma grande rodada”, disse o coordenador da Copinha, Auzemir Martins.

2ª rodada da Copinha

Sub 14

Escola do Flamengo x Amigos Solidários

Santa Cruz x B2 Esportes

Sub 12

Amigos Solidários x Escola do Flamengo

Flamenguinho x Rei Artur

Sub 10

Escola do Flamengo x Águias do Norte

Xavier Maia x Flamenguinho

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e São Francisco disputam amistoso no José de Melo

Publicado

em

Giovanni é um dos titulares do São Francisco para o amistoso

Rio Branco e São Francisco fazem neste sábado, 28, a partir das 8 horas, no José de Melo, um amistoso como parte das preparações para as disputas da Copa Verde e do Campeonato Estadual.

O São Francisco enfrenta o Atlético no torneio regional e o Rio Branco fará o primeiro confronto contra o Princesa do Solimões, do Amazonas.

No Estadual, o São Francisco terá o Vasco no primeiro duelo e o Rio Branco jogará contra Plácido de Castro.

Primeiro teste

O Rio Branco fará o primeiro teste e o técnico Ulisses Torres vai avaliar os atletas. O desempenho no treinamento vai definir a postura da diretoria no mercado de contratações.

“Começamos a trabalhar a parte tática no início da semana e cobrar um bom futebol neste momento seria um exagero”, disse Ulisses Torres.

São Francisco

Com mais tempo de preparação, o São Francisco vai para o amistoso com uma responsabilidade maior. O treinador Erismeu Silva vai começar a realizar os ajustes e definir os titulares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vasco e Andirá Sub 17 empatam em jogo amistoso no campo B

Publicado

em

Léo Raches quer realizar uma grande campanha na Copa do Brasil

Vasco e Andirá Sub 17 empataram por 0 a 0 na tarde desta sexta, 27, no campo B da Federação de Futebol, em um duelo preparatório para a temporada de 2023. O Vasco vai jogar o Estadual e o Andirá estará na disputa da Copa do Brasil Sub 17.

Excelente treinamento

Para o técnico do Andirá, Léo Raches, foi mais um treinamento importante para os ajustes na equipe.

“O primeiro tempo foi muito forte e achei que os garotos sentiram. Na segunda etapa atuamos melhor. Esses treinamentos são excelentes porque vamos jogar um torneio de alto nível”, declarou Léo Raches.

Vasco em formação

Segundo o técnico Pedro Balu, o Vasco é um time em formação e a meta é chegar com time competitivo na estreia do Estadual contra o São Francisco no dia 25 de fevereiro, no Florestão.

“O treino foi importante para realizar as observações. Ainda temos um bom tempo de trabalho”, comentou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Em alta