fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Pró-reitora da Ufac garante que não há chances de fraudes em vagas residuais de medicina

Publicado

em

“Nossas regras e procedimentos são transparentes e iguais para todos”, assegurou Socorro.

Da ContilNet

A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac), Socorro Neri, afirmou em entrevista ao portal ContilNet Notícias que não há quaisquer chances do processo de preenchimento de vagas residuais da instituição ser fraudado e garantiu que não há como políticos ou qualquer outra pessoa se beneficiar de esquema fraudulento para beneficiar candidato.

 “Nossas regras e procedimentos são transparentes e iguais para todos”, assegurou Socorro

“Nossas regras e procedimentos são transparentes e iguais para todos”, assegurou Socorro

A declaração da pró-reitora veio após uma fonte da ContilNet Notícias afirmar que havia suposto esquema em andamento para beneficiar filhos de um pastor que estudam medicina na Bolívia.

“Nossas regras e procedimentos são transparentes e iguais para todos”, assegurou.

Socorro Neri afirma que não há possibilidades das vagas serem direcionadas para que possa beneficiar determinado candidato. Ela diz que em 2013, já na gestão do atual reitor Minoru Kimpara, foram adotadas medidas que tornam o processo seletivo ainda mais seguro.

Socorro explica que atualmente são aplicadas provas e não mais apenas análise de títulos.

“Temos uma comissão geral que coordena todo o processo e cada curso que irá ofertar vaga residual tem uma comissão para elaborar a prova. As provas não são identificadas de modo que quem vai fazer a correção digitalizada nem tem como saber quem são os estudantes”, frisou, assegurando que há outros mecanismos de segurança.

A pró-reitora diz, ainda, que a universidade tem adotado todas as medidas de segurança para que possa garantir a lisura do processo e que reconhece a dificuldade dos estudantes de outros países que buscam ingressar na Ufac.

“Temos buscado que seja igual para todos. Sabemos que para a pessoa concorrer a uma vaga dessas ela tem que juntar uma documentação imensa e quando o curso é no exterior é necessário a tradução de tudo isso que custa caro. Seria um absurdo se houvesse favorecimento. Nunca me prestaria a isto”, garante.

Comentários

Acre

Abrigos estão lotados de imigrantes venezuelanos e preocupa autoridades em Assis Brasil

Publicado

em

Na cidade de Assis Brasil, interior do Acre, todos os abrigos montados para acomodar imigrantes dos países vizinhos, como Peru e Venezuela, estão com 100% da capacidade ocupada. A informação foi confirmada pelo prefeito Jerry Correia nesta sexta-feira, 9.

Segundo o gestor da cidade, a grande maioria dos refugiados são venezuelanos e, a grande maioria estão sendo expulsos do Peru e do Chile – ambos países sul-americanos. “Não posso confirmar os números, mas há meses estamos com nosso abrigo sempre lotado. A maioria dos venezuelanos, ocorre que o Chile expulsou milhares que foram para o Peru”, declarou.

Correia alertou que o governo peruano estabeleceu prazos para que os refugiados se regularizem e após isso, serão expulsos. O prefeito teme que os imigrantes possam invadir o Acre pela fronteira. “As agências de inteligência dizem que cerca de 400 mil podem ser expulsos do Peru. A rota seria o Acre, a partir de Assis Brasil”, comentou.

Além disso, os imigrantes também devem lotar a capital Rio Branco e o município de Brasiléia, por essa razão, pede providências do governo federal. “Mas o fluxo de saída daqui para Brasiléia e Rio Branco é diário. Essa é uma política nacional que envolve controle de fronteira”, explicou.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente da Aleac visita presídio no Juruá e defende trabalho de ressocialização dos detentos

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou nesta sexta-feira (9) o presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Na ocasião, o parlamentar reforçou a parceria entre o poder Legislativo e a Segurança Pública do Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Luiz Gonzaga afirmou que a visita faz parte do plano de ação da Aleac de estar presente em todas as cidades acreanas e conferir de perto as necessidades e trabalhos realizados nas áreas da segurança, saúde, educação, produção agrícola e demais setores.

Durante a visita, Gonzaga conheceu o trabalho de confecção de uniformes escolares realizado pelas detentas e experimentou da farinha que é produzida pelos dententos dentro do próprio presídio.

“Fico feliz em saber que o presídio de Cruzeiro do Sul está trabalhando pela ressocialização. Esses trabalhos de corte e costura e produção de farinha são importantes, pois essas detentas e detentos quando saírem daqui terão profissão e onde trabalhar. Falta mão de obra no mercado e esses reeducandos podem sair daqui e trabalhar. É importante que os detentos tenham uma profissao. A direção do presídio pode contar com nosso apoio”, disse.

O diretor do presídio de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, afirmou que a visita do presidente da Aleac é importante para motivar e auxiliar na execução de projetos de melhorias na estrutura, valorização dos servidores e na ressocialização dos presos.

“A visita do presidente Luiz Gonzaga é importante, pois nos motiva a trabalhar ainda mais pela ressocialização dos nossos detentos e melhorias no presídio. Essas visitas nos dão um norte, nos orienta até mesmo na execução de projetos para dar oportunidade para que esses reeducandos tenham a remissão de pena e uma qualificação de trabalho e que possam ser reinseridos novamente na sociedade”, disse.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é preso com motosserra roubada em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde de desta quinta-feira, a equipe de investigadores da Delegacia do Tucumã prendeu em flagrante JOSÉ WILLIAN DA SILVA MARTINS pelo crime de receptação previsto no art. 180 do Código Penal e pelo crime de comercialização de motosserra previsto no art.51 da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

A prisão ocorreu na Vila Jorge Kalume, na Rua E, em frente a residência do infrator. José William estava na posse de uma motosserra avaliada em mais de cinco mil reais,
proveniente de crime de furto. Após a captura o indivíduo foi levado para a Central de Flagrantes DEFLA para lavratura do respectivo Auto de Prisão em Flagrante.

Comentários

Continue lendo

Em alta