Acre
Primeiro Festival da Macaxeira promete alavancar a Economia no Acre
A Prefeitura de Rio Branco irá promover, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), entre os dias 26 a 29 de junho, na Praça da Revolução o primeiro Festival da Macaxeira. Uma homenagem a produção agrícola local destacando a importância do tubérculo para a região. O evento contará com uma programação variada e atrativa para diferentes públicos.
No primeiro dia de festival teremos a escolha da rainha da produção, shows com bandas locais e a atração nacional Felipe Araújo. No segundo dia apresentações de quadrilhas juninas e shows locais. Terceira noite berrante de ouro, concurso da maior macaxeira do festival, sorteio de prêmios e shows locais. No quarto e último dia do festival teremos cavalgada, sorteio de uma moto, e à noite show gospel com o pastor Antônio Cirilo.
O festival visa promover a integração entre produtores rurais e a comunidade urbana, destacando a importância da macaxeira na economia local. Quem está bastante animado com esse evento são os pequenos comerciantes que trabalham na praça.
“Todos os eventos que tem, melhora a venda da gente, mas eu tenho certeza de que vai dar muita gente, aí a gente vende bem”, destacou o vendedora de pipoca, João Gomes.
“A expectativa é a melhor que tem, porque vem show nacional. Então a gente espera que encha de gente e a gente possa vender bastante”, disse a vendedora de tacacá, Érica Silva.
A Prefeitura de Rio Branco tem investido na agricultura familiar, fornecendo assistência técnica e recursos que melhoraram significativamente a produção agrícola. A expectativa é grande entre os produtores, que já começaram a enviar vídeos mostrando mandiocas impressionantes, com tamanhos variando de 1,5m a 2,00m e até 2,20m. O Festival promete movimentar a capital Acreana destacando a vitalidade e a relevância dessa cultura agrícola.
“Aqui vai ter uma casa de farinha pra mostrar pra população de Rio Branco como funciona o meio rural e como essa economia da mandioca circula muito dinheiro na capital de Rio Branco”, enfatizou o chefe do departamento Técnico da Seagro, Gleison Aguiar.
Comentários
Acre
Mulher com mandado de prisão é localizada na zona rural de Epitaciolândia
O Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) prendeu uma mulher com mandado de prisão em aberto, identificada pelas iniciais E.A.A., após receber informações de que ela estaria escondida em um ramal com acesso no km 32, na zona rural de Epitaciolândia.
A guarnição se deslocou até o local e encontrou a foragida da justiça na área externa da residência, na companhia de sua filha e do genro, que já tinham conhecimento do mandado de prisão contra ela. Após a confirmação dos fatos, E.A.A. foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais, sem a necessidade de uso de algemas.
Durante a abordagem, a mulher apresentava lesões no pulso esquerdo, aparentemente causadas por um objeto cortante. Ao ser questionada, a filha informou que a mãe faz uso de medicamentos controlados e teria tentado cortar os pulsos em uma tentativa de suicídio.
A autora foi entregue à autoridade policial para as medidas cabíveis.
Comentários
Acre
Homem com mandado de prisão é detido no centro de Epitaciolândia
Durante patrulhamento no centro de Epitaciolândia, o Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), abordou um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a presença da equipe, o homem demonstrou nervosismo, olhando repetidamente para trás e apressando o passo na tentativa de desviar sua rota.
Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e identificaram o suspeito como Estevan Manoel Furtuna da Silva. Após consulta no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, número 0000625-52.2022.8.01.0004.011.0003-19.
Estevan foi algemado para prevenir qualquer tentativa de fuga e garantir sua integridade física, bem como a da guarnição. O homem foi encaminhado sem lesões à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Acre
MPAC prestigia Sessão Solene de concessão do título de Doutor Honoris Causa
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na terça-feira, 17, da Sessão Solene de Outorga de título de Doutor Honoris Causa, realizada pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira Lima, prestigiou o evento, representando o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento.
Foram homenageados, o ex-governador do Estado do Acre, José Augusto de Araújo (in memoriam) e a professora do curso de Psicologia da Ufac, Inez Maria Jalul Araújo de Oliveira.
O título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), é destinado a homenagear cidadãos que se destacaram pelo saber ou por sua atuação em prol das artes, ciências, filosofia, letras, e em defesa da paz e da justiça social.
Fotos: Clóvis Pereira
Você precisa fazer login para comentar.